Melhores plataformas de lojas virtuais em 2024

Descubra as 12 Principais Opções e Encontre a Ideal para o Seu Negócio Online Guia Completo Leia em 16 minutos

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Foto de Gabriel Resende
Criado por Gabriel Resende em 01/09/2023

Neste texto, vamos falar sobre as 12 principais plataformas de e-commerce no Brasil, ajudando você a escolher a melhor para suas necessidades. Se você quer melhorar seu negócio online, continue lendo para conhecer as soluções que podem te ajudar a ter sucesso na internet.

plataformas ecommerce

Você pode fazer isso de uma maneira mais informal, vendendo apenas pelas redes sociais ou marketplaces, sem ter uma loja própria. Ou pode dar um passo a mais usando uma plataforma de ecommerce.

O importante é ter um site para sua loja virtual se você quer que as vendas online sejam o seu principal negócio.

E nesse caso, as melhores plataformas de ecommerce são uma importante porta de entrada para a venda de mercadorias no mundo digital atual.

As plataformas ajudam você a criar uma loja online, promover suas ofertas, gerenciar transações, ter acesso a recursos do mercado e fazer vendas.

Qual a melhor plataforma de e-commerce para o meu negócio?

Afinal, hoje existem várias opções, voltadas para todo tipo de perfil de ecommerce e todas elas garantem ter a ferramenta mais completa.

Como você deve imaginar, não existe uma resposta única para essa pergunta. Existem diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração no momento de fazer a escolha.

A plataforma de e-commerce certa para que você possa criar sua loja depende de alguns fatores que vamos listar para sua análise ao longo do conteúdo.

Algumas plataformas de e-commerce são boas para micro e pequenas empresas, outras são melhores para vender serviços em vez de produtos físicos.

Outras são muito robustas e com mensalidades muito elevadas, ou seja, são voltadas para negócios maiores e já consolidados.

Independentemente do seu objetivo com a sua loja online, você encontrará uma plataforma adequada na lista abaixo. Essas plataformas atenderão às suas necessidades.

Vale lembrar que queremos apenas trazer conhecimento e informações para que você seja capaz de tomar sua decisão.

Quais são as melhores plataformas de ecommerce?

Então vamos agora conhecer as 12 principais plataformas de ecommerce aqui do nosso cenário nacional. Vamos mostrar a Loja Virtual, a plataforma com o melhor custo-benefício do mercado, com todas as informações que trouxemos.

Em seguida vamos falar sobre as outras onze ferramentas listadas para que você possa começar a considerar suas opções.

No final da lista, você verá o que é uma plataforma de ecommerce e o que considerar ao escolher onde montar sua loja.

Conheça 12 plataformas de ecommerce:

Vamos agora iniciar a lista com as 12 ferramentas que analisamos para você conhecer mais detalhes antes de tomar sua decisão.

1 – Loja Virtual.com.br

plataforma lojavirtual com br

A LojaVirtual.com.br é uma plataforma de ecommerce poderosa e acessível para iniciantes e lojas em crescimento, com ótimo custo benefício.

A Loja Virtual possui mais de 12 anos de mercado, com mais de 400 mil lojas criadas em sua base. São 4 planos diferentes para escolher de acordo com seu negócio. A partir de R$39,90/mês, você pode ter uma loja ativa.

A plataforma é a única a oferecer suporte técnico eficiente para todos os planos, incluindo durante o período experimental grátis. É um diferencial e tanto para quem tem pouco conhecimento e precisa de ajuda na montagem e configuração da loja.

A Loja Virtual oferece dezenas de temas modernos, atrativos e gratuitos para sua escolha. Todos eles são editáveis e você ainda pode personalizar do seu jeito. Não existe a necessidade de comprar temas com um custo extra como ocorre em outras plataformas.

A Loja Virtual tem integrações do mercado e recursos para você vender online com sucesso.

Veja na sequência um compilado de prós e contras da plataforma com base em tudo que foi mencionado:

PRÓS

  • Plataforma intuitiva e super prática de utilizar
  • São centenas de templates disponíveis, TODOS gratuitos
  • Atendimento de Suporte em canais como telefone, e-mail e Whatsapp em todas as etapas, incluindo o período Trial
  • Todas as principais integrações do mercado de ecommerce
  • Equipe de CS para apoio na obtenção de melhores resultados

CONTRAS

  • Acesso integral a todos os recursos apenas no plano Loja Ilimitada


Experimente a LojaVirtual.com.br

3 – Magento

plataforma magento

A Magento é uma plataforma de ecommerce de código aberto, o que proporciona a ela uma grande capacidade de personalização. A ferramenta, que foi adquirida pela Adobe em 2018, conta  ainda com um alto nível de segurança e bom desempenho orgânico (SEO).

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Porém sua usabilidade deixa a desejar, não sendo uma das plataformas mais intuitivas. Isso pode causar dificuldades para quem está em busca de mais praticidade e simplicidade na montagem de sua loja.

O preço alto pode afastar novos empreendedores do e-commerce ou aqueles que têm lojas com poucas vendas.

4 – Jet Ecommerce

plataforma jet commerce

A Jet Ecommerce possui mais de 20 anos de experiência no mercado. Ela oferece plataformas que operam no modelo SaaS, escaláveis, com alta performance e foco na conversão.

A plataforma informa contar com mais de 15 mil lojas. Em 2019, lançou o ZapCommerce, uma ferramenta especializada para vendas via WhatsApp.

A Jet Ecommerce possui um hub próprio para integração com diversos marketplaces. No entanto, apresenta poucas opções de subadquirentes e não dispõe do recurso SIGEP Web. Para solicitar uma proposta e conhecer os planos, é necessário entrar em contato com a empresa.

5 – Tray Corp

plataforma tray

A Tray Corp possui mais de 15 anos de mercado e disponibiliza uma plataforma escalável. Oferece um meio de pagamento próprio (o Yapay) e uma estrutura para e-commerce omnichannel. A ferramenta permite ainda que se tenha um clube de assinatura.

Para quem considera fundamental vender em marketplace, a Tray Corp possui integração nativa com os principais marketplaces. Em contrapartida, a ferramenta não é prática para realizar personalizações e não oferece recursos de marketing digital.

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6 – Shopify

plataforma shopify

A Shopify é uma solução digital com clientes espalhados em diversos países. A empresa é sediada no Canadá e possui diferentes funcionalidades, como a possibilidade de criar cartões-presente nas lojas virtuais.

A plataforma precisa de apps externos porque não é feita no Brasil. Além disso, há uma taxa extra quando não se usa o gateway da Shopify.

7 – VTEX

plataforma vtex

A VTEX possui pouco mais de 20 anos de mercado e apresenta uma estrutura de e-commerce moderna e atualizações constantes da plataforma. A ferramenta conta com muitos recursos, é bastante completa, porém possui foco para grandes empresas e projetos de grande porte.

Para muitos empreendedores iniciantes no e-commerce ou com negócios pequenos e médios, a plataforma não é ideal para essas lojas.

8 – OpenCart

plataforma open cart

O OpenCart é mais um caso de plataforma de vendas que funciona com código aberto, conhecido como Open Source. Oferece serviço gratuito, é prático de usar, mas apresenta muitas limitações em relação às integrações com outros aplicativos.

Para ter uma loja virtual cada vez mais completa e com bons recursos para os usuários, isso pode ser uma limitação importante. Possui um fórum em que diversos usuários conversam sobre as soluções da plataforma.

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9 – Loja Integrada

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A Loja Integrada é uma solução SaaS para e-commerce. Ela oferece um plano inicial gratuito, ideal para quem está começando no mundo das vendas online. No entanto, este plano possui várias restrições.

A plataforma apresenta uma vasta gama de recursos e integrações. No entanto, é importante observar as limitações associadas a cada plano. Estas restrições não se aplicam apenas à quantidade de produtos, mas também ao número de visitantes permitidos por mês.

Além disso, nem todos os planos têm acesso ao atendimento via WhatsApp ou diretamente no painel. Embora a Loja Integrada forneça temas gratuitos, a maioria dos designs é paga, o que pode representar um custo adicional, dependendo da aparência desejada para sua loja.

10 – Nuvemshop

plataforma nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma que atende praticamente toda a América Latina. Esta ferramenta oferece uma ampla variedade de funcionalidades e integrações. Além disso, ela disponibiliza diversos planos, desde opções básicas até contas empresariais robustas.

A Nuvemshop cobra uma tarifa por transação realizada para todos os meios de pagamento que não sejam o Nuvem Pago. Portanto, caso você não utilize o meio de pagamento próprio da plataforma, uma taxa será cobrada por cada venda realizada.

Existem limitações nas formas de atendimento oferecidas de acordo com o plano contratado.

11 – iSet

plataforma iset

A iSet é uma plataforma de e-commerce com cerca de 15 anos de mercado. A ferramenta possui integrações com marketplaces e redes sociais, e conta também com temas gratuitos para o sua loja.

Os planos são todos pagos e vão desde mensalidades mais acessíveis até planos mais robustos. Os planos apresentam limitação nas visitas mensais ao site e de produtos cadastrados na loja.

12 – WooCoomerce

plataforma woocommerce

O WooCommerce é um plugin do WordPress que oferece grande capacidade de customização. Desde 2017 a ferramenta oferece diferentes opções para a criação de lojas virtuais.

O WooCommerce depende da instalação de diversas extensões para poder realizar personalizações na loja. Não é uma ferramenta tão prática para se utilizar assim como outras plataformas que listamos no artigo.

Você pode saber mais informações sobre o WooCommerce e os motivos para não ser a ferramenta mais indicada

O que é uma plataforma de ecommerce?

Estamos falando em plataforma de ecommerce no artigo desde o início, mas será que você compreende bem o que é?

Quando falamos em plataformas de e-commerce estamos nos referindo a softwares que possibilitam criarmos uma loja virtual de forma mais simples e rápida.

Claro que existem diferentes ferramentas, algumas mais intuitivas que outras, mas a proposta de qualquer plataforma é oferecer a montagem de uma loja online de maneira muito mais facilitada.

Nessas plataformas, os lojistas encontram modelos de design predefinidos de acordo com o ramo escolhido, nos quais basta fazer o cadastro de produtos, configurar os meios de pagamentos que serão aceitos, as formas de envio que serão utilizadas e pronto, a loja já está habilitada a iniciar as vendas.

Há muitas plataformas de e-commerce disponíveis na internet, esse é um mercado que cresceu muito nos últimos anos e ganhou diversos novos players.

Aqui mesmo no Brasil você encontra hoje várias empresas que prestam esse tipo de serviço com diferentes custos e modelos comerciais.

Justamente por termos tantas opções no mercado nacional atualmente é que não se recomenda o uso de plataformas estrangeiras. Você pode precisar de atendimento e de algumas especificidades que essas ferramentas não serão capazes de suprir.

As melhores plataformas de e-commerce do mercado já estão integradas com gateways de pagamentos, em que é possível configurar de forma simples a maioria dos meios de pagamentos, como cartões de crédito, boleto, pix e transferência bancária.

Também disponibilizam ferramentas para cálculo de fretes, baseando-se no CEP informado pelo comprador.

Assim como tudo que envolve tecnologia e prestação de serviços, existem vantagens e desvantagens na contratação de uma plataforma de e-commerce.

Mas é inegável dizer que, para você que deseja vender online com uma loja própria, os benefícios de utilizar uma plataforma já consolidada no mercado são muito maiores.

Entre as principais vantagens, podemos destacar a:

  • Facilidade e rapidez que uma loja virtual pode ser criada e toda configurada;
  • Simplicidade na ativação dos meios de pagamento;
  • Integração com tabelas de fretes das principais transportadoras;
  • Temas (templates) prontos para serem usados;
  • Presença de carrinho de compras com muitas funcionalidades;
  • Não há necessidade de contratar um provedor de hospedagem;
  • Não necessita conhecimentos avançados de informática para administrar o site;
  • Rápida implementação.

Com base nas vantagens citadas acima, que são apenas algumas delas, contratar uma plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual é uma escolha muito mais segura e com melhor custo benefício.

Você pode montar um site de diversas maneiras, muitas vezes com custo baixo, porém se ele não for estruturado para funcionar como uma loja online, você terá diversos custos extras para adaptá-lo a um formato de vendas pela Internet.

O que buscar em uma plataforma de ecommerce?

Agora que você já conhece diversas opções e sabe o que é uma plataforma de ecommerce, é importante entender o que você deve buscar na ferramenta ideal para sua loja.

Como são muitas funcionalidades, integrações e recursos oferecidos por cada uma delas, é preciso avaliar bem o que é realmente essencial e diferenciado para o seu tipo de negócio.

Em nossas análises das melhores plataformas de ecommerce, buscamos priorizar as coisas simples, analisando o tipo de ferramenta que gera os melhores resultados para lojas de todos os tamanhos.

Se você está nos estágios iniciais de sua pesquisa de plataforma, aqui estão alguns dos fatores que você precisa considerar:

– Facilidade de uso: uma plataforma de e-commerce precisa ser intuitiva para que os usuários possam aproveitar todos os recursos de forma eficaz. Algumas plataformas são mais simplistas do que outras, oferecem muitos vídeos e tutoriais, auxílio prático por meio de atendimento. Procure avaliar bem como será sua experiência de uso durante o período Trial gratuito oferecido pela maioria delas.

– Conjunto de recursos: existe uma gama muito vasta de recursos voltados para o comércio eletrônico. Procure avaliar bem o que cada plataforma oferece, pois algumas funcionalidades não podem faltar, enquanto outras são apenas complementos que podem vir a ser importantes apenas futuramente.

Recursos básicos de vendas são obrigatórios, como uma página de checkout, várias opções de pagamento e até a opção de vender produtos diferentes, como serviços ou itens físicos. Você também pode precisar analisar recursos adicionais, como gerenciamento de estoque ou gerenciamento de funcionários.

– Marketing: a maioria das plataformas de ecommerce vem com ferramentas adicionais para marketing e promoção. As melhores ferramentas geralmente se integram ao seu serviço de email marketing existente, bem como a várias ferramentas de mídia social. Observar coisas como a funcionalidade de SEO também pode ser útil para melhorar o ranqueamento de sua loja de maneira orgânica.

– Design: o layout da loja é a forma como você pode personalizar e aprimorar sua loja para refletir sua marca. As melhores ferramentas geralmente vêm com uma variedade de temas e modelos modernos e atrativos para você escolher, o que já facilita bastante o serviço.

– Preço: você pode encontrar preços de todos os tipos, incluindo plataformas que possuem planos gratuitos. Mas cuidado, nem sempre isso é tão atrativo quanto parece, pois existem limitações e outros custos extras que podem tornar o plano gratuito mais caro que outras opções.

Embora o preço de uma plataforma de ecommerce não deva ser a única coisa a se considerar no momento de uma decisão, é algo que fará a diferença na sua escolha. Certifique-se de encontrar uma estrutura de preços que faça sentido para o seu orçamento.

Conclusão

Como você observou em nosso artigo, existem muitos fatores envolvidos no processo de vendas online. Mas agora você já sabe o que é uma plataforma de ecommerce, tudo que é mais importante observar em cada uma delas e conhece inclusive detalhes das principais opções do mercado.

Analise todos os tópicos abordados com calma, tente contextualizar com o momento do seu negócio e com seus objetivos a curto, médio e longo prazo e você tomará a melhor decisão para escolher a plataforma ideal.

Mas se você ainda está se sentindo muito perdido em como começar a montar sua loja virtual do zero, não se preocupe.

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