Oportunidade de vendas com valores promocionais: Saiba como você pode faturar muito em uma das datas mais esperada do comércio eletrônico

Está chegando a Black Friday 2016, e muitos e-lojistas se perguntam se realmente vale à pena investir nas promoções que esse dia promete. No ano de 2015 o dia de promoções rendeu ao e-commerce R$ 1,64 bilhões de reais, um crescimento que representa 38% em relação ao ano anterior.

Apesar da descrença e do mau uso do feriado por algumas lojas, a Black Friday está atrás apenas do Natal em venda on-line. O ticket médio desse dia, no ano de 2015, foi de R$580,00. São números que não podem ser desprezados. A grande questão é: entrar no clima de descontos e promoções ou deixar passar em branco?

Os números acima falam por si só. Então, para que você tenha um dia tão especial quanto quem está realizando as compras, temos algumas sugestões para você aplicar em sua loja virtual.

Faça divulgação previa em sua loja virtual

É interessante você fazer um marketing 100% voltado para a Black Friday do e-commerce. Começa a anunciar agora que sua loja virtual vai fazer parte desse dia. Customize o site, envie e-mails marketing avisando clientes, gaste com mídias sociais. Enfim, faça com que todos saibam que sua loja estará em promoção durante 24 horas.

Cuidado com o estoque

Não prometa o que você não pode cumprir. Só venda o que está no estoque, não deixe com que o cliente fique a ver navios. O número de reclamações de produtos vendidos que não tem em estoque é campeão nesse dia. Muitos e-lojistas, na ânsia de vender a qualquer custo, vende o que não tem, promete o que não cumpre e acaba perdendo o cliente. Lembre-se, a Black Friday é por apenas um dia, mas sua loja virtual vai continuar depois disso.

Atendimento campeão

Um dos pontos que vão diferenciar sua loja virtual das outras é o atendimento. Não é de hoje que atender bem um cliente é o que faz a diferença. Tenha sempre em mente que, seu concorrente tem o mesmo produto que você, com valores mais ou menos igual, mas o que vai fazer com que você saia na frente é a forma que você trata seus clientes.

Preços e transparências

Você já deve ter visto várias imagens de sites que ofertavam um determinado desconto, mas na realidade o preço era o mesmo dos outros dias, ou pior, o valor é maior. Não faça isso. Se você vai entrar na Black Friday, que seja de verdade. Não comprometa seu faturamento por conta de descontos. Só dê descontos se for realmente interessante para você. Não prometa valores menores se isso não vai acontecer.

Algumas estratégias são utilizadas para que os descontos não afetem tanto assim a receita de sua loja virtual. Uma dessas técnicas é ofertar dois produtos com um determinado desconto, assim, o e-lojista não sai no prejuízo. Cupons de descontos para outros feriados também são muito utilizados. O importante é não mentir para o cliente, pois quem sai perdendo é você sempre.

Cuidado com a entrega

Esse é outro campeão de reclamações. A expectativa do cliente que compra pela internet é um desafio a ser superado e, talvez, um dos grandes fatores a serem superados no e-commerce. Muitas vezes o atraso na entrega está ligado à falta do produto nas prateleiras, ou seja, o e-lojista não tem estoque organizado.

Mas também há problemas com a entrega da forma tradicional. Então, faça parcerias com mais de uma transportadora, e deixe o cliente sempre a par de onde o produto está. O rastreio de entregas é um fator que ajuda em muito na hora de convencer o cliente a realizar suas compras na sua loja virtual.