Prepare sua loja virtual para a data mais importante do ano para o e-commerce

Dando continuidade aos cuidados que se deve tomar para ter uma loja virtual campeã de vendas no Natal. Antes de entrar no mês de dezembro é necessário estar preparado, ter um estoque controlado, uma loja dinâmica e preços de produtos dentro do que o mercado oferta.

Layout exclusivo

Um dos grandes chamarizes do Natal são os enfeites. Sendo assim, dê um tapa no visual de sua loja. Saia do convencional e customize sua loja virtual para essa data. Normalmente, plataformas de lojas virtuais tem vários layouts, não é diferente na Lojavirtual.com.br. Temos Layouts que vão fazer a diferença, que vão chamar a atenção de seus clientes.

Caso você queira algo mais exclusivo, não economize. Se for o caso, contrate um designer para fazer as intervenções no visual. Não seja tímido, use e abuse das cores e faça com que sua loja virtual seja uma das mais bonitas neste final de ano.

Métodos de pagamento

Estabeleça contrato com diversas mantenedoras de cartão de credito, se possível, disponibilize pagamento via deposito bancário, boleto e débito em conta. O mais importante é que você tenha certeza que todas as opções ofertadas não falhem na hora da compra, e que os servidores desses parceiros aguentem um fluxo grande de pagamentos.

Muitas vendas são perdidas por conta de falhas no processo de pagamento ou insegurança do cliente. Para tanto, o checkout transparente é uma opção que dá segurança ao cliente e profissionaliza sua loja virtual. No mês de agosto a Lojavirtual.com.br inaugurou o checkout transparente para seus clientes (se ainda não sabe, clique aqui e leia um pouco mais).

Golpistas na área

Com a grande demanda de pedido, o Natal também abre espaço para clientes indesejados. O número de golpistas aumenta muito nessa época do ano. Esse tipo de golpe ocorre com produtos que não tem um valor de aquisição muito alto, e que seja fácil passar para frente. Normalmente, que aplica golpes em lojas virtuais, não quer o produto para uso próprio, mas para passar para frente.

Então, tome cuidado com dados genéricos, com entregas em lugares muito distantes ou de difícil acesso. Uma possibilidade para se evitar esse tipo de golpe é confirmar dados por telefone e em sites da receita federal e com mantenedoras de cartões de credito. Mas, de qualquer forma, só envie o produto depois que a mantenedora confirmar o pagamento ou o boleto der baixa no seu sistema.

Outra espécie de golpe, se pode ser chamado assim, é a compra fake. Muitos concorrentes fazem compras com pagamento via boleto, que vai vencer depois de quatro ou cinco dias, ficam segurando a mercadoria em nome deles. Parece bobo, mas isso faz com eu você segure seu produto no estoque e não venda para outra pessoa.

Atendimento campeão

Já dissemos algumas vezes aqui nesse blog que, vivemos a era do atendimento. O grande diferencial entre uma empresa e outra é como o cliente é tratado. Esse é um dos grandes motivos para se fidelizar um cliente ou perder. Então, tenha um bom sistema de atendimento para sanar dúvida, ouvir sugestões e receber reclamações. Dar opções de conversação com sua loja virtual demonstra o quanto você está preocupado com a satisfação do cliente.

Como trabalhamos com a internet, fica muito mais fácil de ofertar atendimento de qualidade. Seja por chat on-line, WhatsApp, telefone, e-mail ou Skype, oferte um atendimento de qualidade, com clareza nas informações e dinamismo na resolução de problemas. Treine sua equipe de atendimento para o público natalino, e esteja aberto a nova ideias e sugestões.

No mais, cabe a você, e-lojista, surpreender o cliente e fazer com que as compras de Natal sejam uma experiência de compra única. Um cliente satisfeito faz com que outros dez procurem sua loja virtual em busca da mesma experiência. O melhor marketing ainda é o boca a boca. Boas vendas!