Alguns filmes servem de inspiração para o empreendedorismo, a perseverança e em como todo bom lojista deve se comportar em situações adversas

A arte imita a vida. Essa máxima é uma verdade incontestável. Muitos filmes demonstram como a vida pode ser difícil, mas que com um pouco de persistência e boas ideias pode-se vencer. A lista abaixo traz alguns filmes que falam de perseverança, insistência, inovação e motivação.

O homem que mudou o jogo

Filme fala de um esporte desconhecido para a maioria dos brasileiros: baseball. Conhecemos apenas o que vemos nas telas, mas O homem que mudou o jogo é bem mais que isso. Trata-se de persistência, quebra de paradigmas e inovação. Imagine se da noite para o dia um diretor de futebol pare de dar ouvidos aos olheiros e passa a se apoiar nos números de acertos e erros, e com isso monta um time que todos os jogadores tem a mesma média de produção, mas é gastando menos que as equipes de ponta para os medalhões. Forma-se uma equipe forte e coesa, diferente das outras que dependem de grandes nomes.

Foi isso que aconteceu com o time do Oakland Athletics. Com um orçamento muito menor (39 milhões de dólares contra os 114 milhões do NY Yankees), com jogadores de menor expressão conseguiu o mesmo número de vitórias que os times milionários da liga. O filme é baseado em fatos reais, e o personagem principal Billy Beane (Brad Pìtt) mexeu com todo um sistema, provocando a ira de muitas pessoas. Dois anos depois que ele inventou essa fórmula o Boston Red Sox se tornaram campeões da série mundial, depois de 86 anos.

homemquemudoujogo_cartaz

O lobo de Wall Street

Talvez um dos filmes mais amorais de Hollywood dos últimos anos, mas mesmo assim uma lição de persistência e de vendas. O jovem negociante da Bolsa de valores de NY faz sua estreia no dia mais trágico da bolsa, a famigerada Black Monday que quase levou a Wall Street a falência. Sem emprego e sem perspectiva Jordan Belfort (Leonardo Di Caprio) passou a viver da venda de ações que estão fora do pregão. Com comissões cada vez mais gordas, ele funda uma empresa milionária.

Apesar de ser uma história de visão, superação e empreendedorismo, O lobo de Wall Street levou mostra o que a falta de disciplina e a total depravação podem ser a ruina do negócio. Assim como foi com o protagonista, que nos créditos finais passa a dar palestras sobre vendas e visão de negócio. A simples ideia, “me venda essa caneta” já diz por si só de que ele é um empreendedor que deixou o dinheiro subir à cabeça.

images

A rede social

Apesar de centrar em boa parte da vida de Mark Zuckeberg, o filme também mostrar como foi processo de criação do Facebook, com foi concebido as ideias de interação entre usuários e a forma de se relacionarem. Uma das grandes sacadas do criador, que fica explicita em uma das cenas, é de que a rede social tem que ser como a moda, estar sempre em evolução. E podemos ver que as coisas fluem desse forma, pois de tempos em tempos há atualizações que deixam o aplicativo mais interessante.

Claro, não dá para falar desse filme sem falar da contribuição do brasileiro, Eduardo Saverin, em como ele financiou tudo no início e em como ele foi passado para trás por Zuckeberg e Sean Parker, criador do Napster e das famigeradas MP3 que quase enterrou a indústria fonográfica. Jovens com ideias novas, ganhando muito dinheiro. É um filme que inspira a novas ideias.

a-rede-social

Um sonho possível

Correr atrás de seus sonhos talvez nunca seja bobeira. É disse que esse filme trata. De um garoto abandonado, de uma mulher rica e acomodada e de como os dois se encontraram. Baseado em uma história real, conta a história de Big Mike, um garoto enorme, abandonado pela mãe que é usuária de drogas e adotado por Leigh Anne, que se dispõe a defendê-lo e dar um rumo em sua vida.

Big Mike se torna um dos principais jogadores de futebol americano, ganhando prêmios pela posição que jogava, por sua mãe adotiva não desistir dele nunca. Estar sempre presente e prepará-lo para o futuro. A persistência da senhora rica, que não tinha nada a ver com o garoto negro que não tinha aonde dormir no final das contas é uma história de superação e perseverança.

um sonho possivel

Invictus

A maioria das pessoas já ouviram falar da vida de Nelson Madela e de sua luta contra o apartheid na África do Sul. Depois de 26 anos de prisão ele se candidata a presidente e ganha as eleições. É o primeiro negro a ocupar o cargo máximo naquele país, de maioria negra. Mesmo depois de passar tanto tempo na cadeia, injustamente diga-se de passagem, ele ainda conservava o espírito calmo e apaziguador que sempre teve.

A forma que ele resolve as coisas, que trata as pessoas e vê o futuro com perseverança, fez dele quem é. E tornou a África do Sul um país melhor para se viver, e por um momento, durante a final da Copa do Mundo de Rugbi, o país se uniu sem se preocupar com a cor da pele. Mandela é um exemplo de que a perseverança é um dos motores para o sucesso em qualquer campo. Esse é outro filme baseado em uma história real.

invictus-1

À procura da felicidade

Christopher Paul Gardner se tornou um milionário da bolsa. Mas sua escalada até o sucesso teve muitos baixos: passou fome, foi despejado e morou na rua com seu filho, perdeu seu investimento em máquinas de raio X devido à concorrência e quase perdeu a esperança de uma vida melhor. Foi quando resolveu investir em um emprego na bolsa de valores que sua vida começou a mudar.

Apesar de não ter formação universitária, era instintivo para os negócios, sabia conversar com as pessoas, era bom em matemática e tinha a alma de vendedor. Investiu o seu tempo em aprender algo que todos diziam que não daria certo.  Esse é daqueles filmes que o protagonista sofre o filme inteiro e no final as coisas passam a dar certo graças a força de vontade do protagonista. Baseado em fatos reais.

20028591

Jerry Maguire – A grande virada

Humanizar o trabalho, não ser falso ou sarcástico com as pessoas a seu redor. Essa é uma das lições que esse filme mostra. Vivido por Tom Cruise, o agente de futebol americano Jerry Maguire era rico, frequentava a bons restaurantes, tinha uma noiva linda e uma vida de estrela de cinema. Tudo isso muda quando ele decide que deve dar um tratamento mais humano para os jogadores que representa.

Mesmo após passar por maus bocados, ele continua com a sua filosofia de que os jogadores tem que ser tratados como pessoas e não bens materiais. Após perder todos os clientes e ter que se esforçar para ajudar um jogador que não era do primeiro calão, ele vence pelo simples fato de acreditar no que ele pregava e não desistir, apesar dos muitos imprevistos e pessoas indo contra tudo que ele pensava.

images (1)

O aviador

A história do excêntrico milionário Howard Hughes começa aos onze anos de idade, quando ele desenvolve o primeiro estúdio de transmissão sem fio. Mas foi a partir dos dezoito anos, quando ficou órfão, que sua história começa. Lutou na justiça para que, mesmo sem atingir a maioridade, pudesse controlar a fortuna e as empresas deixadas pelos pais. Quebrou recordes e mais recordes de velocidade em aviões que eram desenhados e pilotados por ele mesmo.

Leonardo DiCaprio interpretou o milionário que sonhou com o maior avião já construído e tornou o Hercules uma realidade. Hughes se tornou famoso por acreditar que a aviação era o futuro. Comprou uma briga com a fortíssima Pan Am, que detinha todos os direitos de comercialização de viagens internacionais. Até o sutiã meia taça foi invenção dele, para ser usado em um filme estrelado por Ava Gardner. Um empreendedor de sucesso.

images (2)

O segredo do meu sucesso

Esse é o típico filme de sessão da tarde, mas que fez sucesso na década de 1980. Michael J. Fox interpreta um jovem do interior que tem que começar debaixo, como entregador. Mas ele não está muito afim de esperar sua vez, então resolve criar um personagem que seria um grande investidor, e começa a aplicar suas ideias como se fosse um grande executivo.

Claro, a ideia de pular etapas para subir na vida pode ser arriscado, mas ficar a vida toda esperando uma oportunidade é muito comodismo. Assim, o personagem de Fox serve de inspiração para quem quer vencer sem ter que aguardar a boa vontade de outras pessoas. Lutar pelo que acredita e mostrar seu verdadeiro potencial pode ser o atalho que você precisa para vencer em uma grande empresa.

19872779