Saiba como captar e fidelizar clientes em uma das datas mais esperadas no comércio eletrônico brasileiro, o dia das crianças.

 

O e-commerce tente a vender muito em datas comemorativas. No dia das mães de 2016 foi contabilizado faturamento de R$ 1,62 bilhões de reais, um crescimento de 8%, em relação ao não passado. Com o dia dos namorados os valores são ainda maiores, o faturamento foi de R$ 1,65 bilhões, o crescimento é de 16%.

Uma das datas mais esperadas do final do ano é o dia das crianças. Em 2015 o faturamento foi de R$ 1,47 bilhões, e a tendência é de crescer em 2016. Então, as lojas virtuais que trabalham com produtos exclusivos para crianças podem esperar vendas e mais vendas. Pensando nisso, montamos uma lista para ajudar nossos e-lojistas a alavancarem as vendas.

1 – Produtos segmentados

Segmentar sempre ajuda aos compradores em potencial a escolherem o que querem comprar. Uma boa dica e segmentar por idade. Se for uma loja virtual de brinquedos, segmente a idade indicada para a utilização. Isso ajuda na hora de escolher, dá mais agilidade na hora da compra. Com roupas para crianças faça a mesma coisa. Da agilidade ao cliente na hora da compra, é se preocupar com a experiência de compra.

2 – Combine presentes

Aproveite para ofertar itens que combinem com a compra do cliente. Se ele comprar um determinado brinquedo, por exemplo, oferte outro que seja do mesmo segmento que o primeiro. Se comprar uma camisa infantil, por exemplo, oferte um short, ou uma calça, que combinem com a primeira compra. Utilize a velha máxima que, perguntar não ofende.

3 – Descontos progressivos

Ofertar descontos nas compras acima de determinado valor, ou na compra de mais de um item é uma boa estratégia. Pense que cada cliente que entra em sua loja virtual pode querer comprar para mais de uma criança. Assim, descontos progressivos podem ajudar a vender mais de um produto por cada comprador.

4 – Divulgue seu produto

A divulgação de sua loja virtual tem que ser feita sempre, mas em datas especiais é bom que você gaste um pouco mais com publicidade. As redes sociais são a opção perfeita para você fazer isso. O gasto não é tão grande, e os resultados são muito bons. Tenha sempre em mente que em datas com o dia das crianças você vai ter que tirar a mão do bolso e gastar mais na divulgação de seu produto.

5 – Descontos no frete

Esse é um ponto importante, não oferte frete grátis, ou parcial, se isso afetar sua renda. Utilize descontos em frete se for vantajoso para você. Perder dinheiro para atender o cliente não compensa. Mas se for vantajoso para você, oferte o frete com compras acima de determinado valor, assim você tem lucro mesmo com esse recurso.

6 – Cupons de desconto

Uma das formas mais fáceis de fazer com que o cliente volte à sua loja virtual é ofertar cupons de descontos para compras futuras. Assim, você garante vendas futuras com os clientes que você atrair para sua loja virtual. Mais uma vez, não comprometa seu lucro dando descontos que não são interessantes para você.

7 – Ofereça um atendimento diferenciado

Não deixe seu cliente falando sozinho. Oferte uma forma dele conversa com você, seja através de um chat on-line, telefone ou e-mail. Não se omita, esteja presente durante a experiência de compra do cliente. Outro ponto a ser destacado é o pós-vendas. Faça uma pesquisa de satisfação, mande um e-mail marketing agradecendo a compra. A forma que você prestar o atendimento ao cliente vai determinar se ele vai realizar outras compras em sua loja virtual ou não.