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Você sabe como realizar a criação de uma persona para seu negócio? Aprenda aqui

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Você sabe como realizar a criação de uma persona para seu negócio? Aprenda aqui

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Cuidar do relacionamento com o cliente é a peça-chave para quem trabalha com a venda de produtos ou serviços. No entanto, você conhece, de fato, quem são as pessoas que compram em sua loja virtual e são impactadas pelo seu negócio? Saiba que isso passa pela criação de uma persona.

Afinal, se você não sabe com quem está falando, dificilmente vai conseguir elaborar uma comunicação ou estratégia de marketing convincente. Por isso, é muito importante conhecer melhor seus consumidores e do que eles precisam. Uma prática comum é compilar essas informações em um conceito conhecido como persona. 

Para o marketing, a persona é um perfil detalhado do público-alvo de uma empresa, com base em dados de compradores reais. Com ela, um empreendedor consegue tomar melhores decisões e pensar em táticas de divulgação e promoções muito mais eficientes e atrativas, com foco na experiência do cliente. Quer saber mais sobre isso e como funciona a criação de persona? Continue a leitura deste post e confira! 

O que é uma persona?

A persona é a representação do cliente ideal da sua marca, formada com base em dados reais do mercado. Contudo, esse conceito não se restringe a informações básicas como faixa etária ou classe social. A intenção é ir mais a fundo e levantar conhecimentos que falem de suas necessidades, sonhos, objetivos, condutas, demandas, desafios, entre outros detalhes.

As personas ajudam os empreendedores a conhecerem melhor seu cliente em potencial e, com isso, podem traçar estratégias mais relevantes e segmentadas para se conectarem com ele. 

Qual a diferença entre persona e público-alvo

O público-alvo é uma definição que inclui um número maior de pessoas, uma vez que ela se limita a questões socioeconômicas, comportamentais e demográficas. Assim, esse conceito tem sim o seu valor, porém, atualmente, as empresas preferem entender de forma mais detalhada seus consumidores de modo a oferecer produtos e serviços com foco total na experiência do cliente.

Logo, a criação de uma persona permite que campanhas ou instrumentos de marketing sejam otimizados e atinjam pessoas que realmente estão interessadas em adquirir o que a instituição vende. Então, temos como exemplo de público-alvo algo como:

  • Mães entre 30 e 35 anos, com formação superior, classe média alta, jornalistas ou publicitárias que buscam equilibrar a vida pessoal e profissional.  

Já a persona propõe ir mais a fundo e construir um perfil mais detalhado desse segmento da população. Confira um exemplo baseado no tópico anterior: 

  • Juliana, 34 anos, mãe de um menino de 3 anos e gerente de marketing em uma agência. É ligada em moda e tendências. Gostaria de vestir o filho de uma forma mais descolada e que fuja o tradicional, mas tem uma rotina muito atribulada e falta tempo para isso. Gostaria de encontrar uma loja virtual com uma proposta moderna e hype para comprar roupas de criança. 

Por que você deve trabalhar com a criação de persona

Como você pode ver, a persona fornece informações bem específicas sobre o que um cliente quer, bem como suas dificuldades, medos e expectativas. Desse modo, as empresas podem refletir sobre soluções que vão realmente ajudar essas pessoas a resolverem seus problemas. Ademais, esse conceito é um grande aliado e colabora para: 

  • aprimorar a segmentação dos anúncios, garantindo que o empreendedor invista em iniciativas com boas chances de conversão e, portanto, aproveitando ao máximo seu orçamento;
  • a criação de conteúdos mais ricos e de acordo com os gostos e necessidades do cliente; 
  • um uso otimizado de ferramentas como Facebook Ads, Google Adwords e Adsense, que apresentam recursos de segmentação úteis na hora de criar campanhas. 

Como criar uma persona para o meu negócio?

Para que o resultado final seja de qualidade, você deve realizar pesquisas, entrevistas e coletar informações de fontes como as redes sociais, por exemplo. Basicamente, é relevante lembrar que a criação de persona não acontece com base em suposições, mas sim dados concretos. Confira 3 passos para começar a definir a sua: 

1. Levante informações 

A criação de uma persona pressupõe, necessariamente, que você converse e interaja com seus consumidores. Para coletar dados, você pode:

  • observar o tipo de pessoa que curte ou segue suas páginas nas redes sociais — usando recursos como o Facebook Audience Insights;
  • estudar o histórico de visitas da sua loja virtual por meio dos relatórios gerados na sua plataforma
  • usar formulários de pesquisa;
  • fazer entrevistas mais detalhadas com clientes ou prospects. 

As entrevistas são uma excelente maneira de conhecer aspectos relevantes sobre seus consumidores. Para tal, você precisa fazer as perguntas certas. Veja alguns exemplos de questões que você pode levantar por segmento: 

Trabalho 

  • O que você faz no trabalho?
  • Como é sua rotina?

Objetivos

  • Quais são seus maiores sonhos?
  • Como você vê sua vida nos próximos 10 ou 15 anos?

Desafios

  • Quais são os maiores obstáculos no trabalho?
  • Como você supera seus desafios pessoais? 

Hábitos de compra

  • Com que frequência você compra online?
  • O que você leva em consideração antes de fechar uma compra?
  • Quando foi a última vez que você comprou em um e-commerce? Como foi sua experiência e o que contribuiu para sua decisão final? 

2. Analise dados 

Agora que você coletou dados de diferentes fontes, observe tudo que descobriu e tente encontrar padrões de semelhança para a criação de persona. Assim, examine aspectos que encontrou em comum nas manifestações sobre os clientes, por exemplo:

  • rotinas parecidas;
  • gostos e interesses;
  • reclamações e problemas;
  • soluções que procuram. 

Essas afinidades de ideias mostram que esse grupo de pessoas tem uma demanda por um mesmo conteúdo, serviço ou produto.

3. Estruture a persona 

Essa é a fase em que a criação da persona acontece. Organize todas as informações essenciais que encontrou e elabore uma personagem baseada nelas. Pode parecer bobagem, mas elaborar uma história para ela — parecida com o exemplo que demos —, falar sobre seus hábitos, dar nome, idade e profissão é importante para que ela pareça um ser de carne e osso, e não uma abstração. 

Toda vez que você estiver montando estratégias como newsletters, blogposts e campanhas, terá essa persona em mente. Ela será seu norte na hora de produzir conteúdos, já que a intenção é que estejam em sinergia com suas carências, desejos, gostos e realidade. 

A criação de persona é uma etapa primordial na formação de uma marca e de um negócio. Sem ela, é praticamente impossível elaborar um conteúdo significativo e direcionado. Por isso, não deixe de realizar esse passo e veja como esse detalhe fará toda a diferença na divulgação do seu e-commerce

Gostou de saber mais sobre a criação de uma persona para o seu negócio? Que tal continuar se informando e saber como vender mais pela internet? Conheça agora os 13 erros que estão tirando sua loja virtual do topo do Google!

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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