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Vender na Internet: como funcionam os portais de compra e venda?

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Vender na Internet: como funcionam os portais de compra e venda?

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Fazer compras pela internet é um hábito bastante comum entre os consumidores nos dias atuais. Segundo pesquisa da PWC, 7 em cada 10 brasileiros compram na web.

Por essa razão, muitas empresas estão migrando as atenções dos seus negócios da loja física para o mercado online. Segundo uma pesquisa do NIC.br, 30% das empresas brasileiras usam a internet para aumentar as suas vendas e competitividade no mercado.

No contexto atual, os portais de compras como os marketplaces já atingiram praticamente todos os ramos do mercado: setor industrial, varejista, farmácias, livrarias, lojas de roupas e sapatos e assim por diante.

De acordo com a Precifica, o número de marketplaces passou de 7.448 em 2017 para 14.204 em 2018, registrando um aumento de mais de 90%.

Os portais de compras são plataformas utilizadas pelas empresas para vender produtos e alcançar um grande e diversificado público. Ter a sua própria loja virtual, toda personalizada com sua marca e seus produtos, aliada com o uso dos marketplaces, pode se tornar uma estratégia de sucesso muito eficaz.

Com o intuito de explicar melhor como funcionam as lojas virtuais e os marketplaces, saiba mais sobre esse mercado que só cresce no Brasil.

Como funcionam os portais de compras?

Um portal de compras online é uma espécie de shopping virtual onde várias empresas podem anunciar os seus produtos para um público determinado, de acordo com seu segmento.

A plataforma marketplace pode ser segmentada, atendendo às necessidades de um mercado específico, ou ampla, alcançando públicos mais gerais.

Existem vários segmentos de marketplace no mercado, os principais são:

  • B2B (Business to Business)
  • B2C (Business to Consumer)
  • C2C (Consumer to Consumer)

Shopping Virtual

Para entender como de fato funciona um marketplace é preciso entrar em contato com a plataforma e observar se ela se enquadrada com os requisitos de adesão, principalmente, em mercados de nicho.

Mesmo as empresas que já possuem um e-commerce também podem estar em plataformas marketplace, pois elas aumentam bastante a visibilidade das lojas virtuais.

Vantagens dos marketplaces

Depois de explicar como funcionam os portais de compras, conheça os principais benefícios de usar essa plataforma para vender mais pela internet.

Alta visibilidade

Estar na internet possibilita um enorme alcance. Utilizando uma divulgação com estratégias de marketing digital é fácil imaginar que você chegará a um público que hoje nem sequer imagina.

Se tiver uma plataforma marketplace que seja reconhecido, por exemplo, é possível atingir um grande número de pessoas devido ao ótimo posicionamento orgânico em SEO dessas lojas nos buscadores.

Fácil pagamento

Toda a negociação e estrutura da plataforma é de responsabilidade do administrador do portal de compras, sendo missão do lojista apenas a venda do produto.

Além disso, esses portais podem oferecer vários sistemas de pagamento, permitindo o uso de várias bandeiras de cartão de crédito, débito online, além do boleto bancário.

Investimento baixo

Os custos com um marketplace são mais baixos se comparados com as lojas físicas ou outros investimentos que costumam ser feitos para aumentar a visibilidade e as vendas online.

O único pagamento a ser feito é uma taxa por venda, cobrando uma porcentagem para cada transação.

Possibilidade de crescimento

Com uma estratégia bem planejada é possível ter uma ótima oportunidade de negócios para crescimento em um portal de compras marketplace.

Os marketplaces representaram 18% de todas as vendas em comércio eletrônico em 2017, representando R$ 73 bilhões, de acordo com relatório da Ebit.

Segmentação do mercado

Existem vários marketplaces que trabalham com segmentação do mercado.

Por exemplo, se um empresário é dono de uma indústria, o ideal é escolher uma loja marketplace que seja especializada no setor industrial.

O mesmo se aplica aos outros segmentos. Por isso, é necessário que o empreendedor conheça o seu público-alvo. E uma boa forma de conhecer o seu público é criando uma Buyer Persona, um personagem semi-fictício de um cliente ideal para sua empresa.

Se as informações da persona forem bem detalhadas, a empresa consegue identificar o seu consumidor em potencial.

Use os portais de compras marketplace para ser uma empresa de sucesso!

Aumente as vendas na internet!

Os marketplaces são tendências no mercado digital e prometem crescer ainda mais, gerando ótimos resultados para o faturamento das empresas.

Essa é uma ótima oportunidade de fazer seu negócio crescer, ganhar alta visibilidade aumentar os seus lucros!

Artigo escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais!

 

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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