
Vendas online superam expectativas na Black Friday: veja relatório completo
Tempo de Leitura: 4 minutos.A Black Friday 2020 passou e deixou marcas expressivas. Os dados consolidados e as informações produzidas ao longo da data mais agitada do e-commerce brasileiro seguem fazendo a diferença. Se você não acompanhou as atualizações hora a hora, terá a oportunidade de ver agora tudo de mais importante que ocorreu durante os dias de maior repercussão do evento.
Um relatório muito completo foi realizado pela Neotrust, Movimento Compre & Confie e a ClearSale. O material teve o patrocínio da ELO e contou com o apoio da Loja Virtual dentre outras empresas. Com indicadores do período de 26/11 a 30/11, o documento traz uma visão bem completa das vendas realizadas e fraudes evitadas no mercado online.
Vamos passar ao longo do artigo pelos principais indicadores e insights gerados com base nos dados levantados. Uma ótima maneira de avaliar as melhores estratégias para as próximas datas especiais do e-commerce.
Siga a leitura!
Recorde de faturamento
Como era previsto por especialistas, principalmente com base em pesquisas realizadas antes da Black Friday, a edição deste ano bateu recordes de faturamento. Vejamos abaixo os principais marcos e a comparação com o ano passado, que havia sido o melhor até então:
– Total de Faturamento
Em 2020, apenas em nos dois dias de medição (26 e 27 de novembro), foi registrado um faturamento de R$5,1 bilhões, aumento de 31% em relação a 2019.
– Quantidade de Pedidos
Já em relação ao total de pedidos realizados no comércio eletrônico, o aumento foi de 24,7%. Foram cerca de 7,6 milhões de pedidos em apenas 48h, uma marca que mostra mais uma vez o peso das compras online na atualidade.
– Ticket Médio
Embora com percentual menor que os índices acima, o ticket médio também aumentou em 2020. A variação foi de 5,1%, atingindo um valor de R$668,70.
– Fraudes Evitadas
Em termos de fraudes evitadas o aumento foi o mais expressivo de todos: 62,3%, o que representou quase R$41 milhões. Lembrando que a ClearSale possui integração com a Loja Virtual e você pode integrar com sua loja dependendo do plano contratado.
Consumidores e características
Saber qual foi o perfil predominante dos consumidores é importante para compreender se existe uma nova tendência de público. Muitas vezes você concentra esforços em um determinado tipo de pessoas e na verdade quem mais está consumindo talvez não seja mais esse grupo.
É preciso estar sempre antenado, principalmente com base nos dados reais de um evento como a Black Friday. Em 2020 foram 4,33 milhões de consumidores, aumento de 23,7% em relação ao ano anterior. Desses, 344 mil foram novos compradores, pessoas que não haviam realizado compras online em 2019.
As mulheres se destacaram com 55,7% do total de consumidores, porém o ticket médio dos homens ficou mais elevado (R$902,28 ante R$634,97 do público feminino). No quesito faixa etária, veja abaixo como ficou a projeção do maior para o menor:
- Entre 26 e 35 anos – 34,6%
- Entre 36 e 50 anos – 33,2%
- Até 25 – 18,9%
- Acima de 51 – 13,2%
Categorias de e-commerce
Uma curiosidade que os lojistas sempre procuram diz respeito às categorias mais procuradas. Seja para avaliar o segmento de mercado no qual você atua ou mesmo para tomar decisões de replanejamento e posicionamento em outras áreas, esses dados são bem importantes para indicar o que está em alta.
Vamos ao top 5 de categorias na edição 2020 em número total de pedidos:
1 – Moda e acessórios – 1,01 milhões
2 – Beleza, Perfumaria e Saúde – 931,62 mil
3 – Artigos para casa – 913,29 mil
4 – Entretenimento – 835,43 mil
5 – Eletrodomésticos – 707,04 mil
Já em relação ao total por faturamento, temos uma variação na ordem cãs categorias e até mesmo a entrada de outras:
1 – Telefonia – R$1,02 bi
2 – Eletrodomésticos – R$993,54 mi
3 – Informática – R$547,05 mi
4 – Entretenimento – R$496,74 mi
5 – Móveis, Construção e Decoração – R$281,57 mi
Movimento na Cyber Monday
Para os e-commerces que investiram em promoções na Cyber Monday a movimentação continuou intensa e com bons números. Ficou comprovado mais uma vez que a data também já caiu no gosto de milhares de consumidores brasileiros.
Somente no dia 30 de novembro o e-commerce registrou um faturamento de R$702,71 milhões, aumento de 41,8% na comparação com 2019. Foram pouco mais de 1,5 mi de pedidos, além de um ticket médio de R$463,13. Ambos os indicadores também cresceram em relação ao ano anterior.
No caso da Cyber Monday, a principal mudança é a faixa etária com maior volume de compras. Enquanto na Black Friday os consumidores entre 26 e 35 anos se destacam em primeiro lugar, na Cyber Monday o consumo foi mais elevado na faixa entre 36 e 50 anos.
Foram 1,04 milhões de consumidores no total, crescimento de 32,6%. O total de novos consumidores que não haviam comprado no evento do ano passado foi de 67,45 mil.
Números gerais
Ainda não é hora de se cansar dos números! Ainda vem mais pela frente e todos eles servem para avaliar o mercado. Se considerarmos os números gerais de 26 a 30 de novembro, abrangendo a pré Black Friday até o fechamento da Cyber Monday, temos índices ainda mais impressionantes.
O total de faturamento do e-commerce no período foi de R$7,72 bilhões, com mais de 13 milhões de pedidos. Foram 6,77 milhões de consumidores com mais de meio milhão de pessoas que compraram pela primeira vez na data.
É incrível o potencial do mercado de vendas online. Lojas virtuais e marketplaces se beneficiaram em mais uma edição de muito sucesso do evento e provam novamente que o e-commerce está bem consolidado junto a um público muito amplo.
Você pode baixar o relatório completo pelo link no início do artigo ou acessando o site da Neotrust clicando aqui.
O momento de ter uma loja virtual
Se você é um empreendedor que possui uma loja virtual própria, já pode colher os frutos desse bom momento do e-commerce para alavancar cada vez mais as vendas da loja.
Antes da Black Friday trouxemos uma série de artigos sobre a preparação e as expectativas para o evento com o intuito de te auxiliar a aproveitar da melhor maneira possível todos os pontos positivos do evento.
Já quem ainda não estruturou suas vendas online e não criou uma loja virtual, vale considerar a possibilidade já para os próximos meses. Ainda é possível aproveitar a movimentação gerada pelo Natal, e assim já começar 2021 com a loja pronta e caminhando para se consolidar.