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Veja como impulsionar seu negócio com uma loja virtual própria

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Veja como impulsionar seu negócio com uma loja virtual própria

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Conheça histórias reais de empreendedoras que tiraram o projeto do papel, transformaram um sonho em realidade e hoje estão superando os impactos da pandemia por meio das vendas online

Muita gente está em busca de maneiras alternativas de manter a renda nesse momento de economia instável e restrições no comércio em diversas regiões do país. Nesse contexto, o e-commerce tem sido o centro das atenções de empreendedores e consumidores.

As vendas online não foram afetadas, e pelo contrário, estão em acentuado crescimento desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em meados de março do ano passado.

Só para se ter uma ideia, de acordo com a 43ª edição do relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen e do Bexs Banco, o comércio eletrônico avançou 41% em 2020, atingindo faturamento de R$ 87,4 bilhões, a maior alta de 13 anos.

Milhares de lojistas que tiveram suas lojas físicas fechadas ou com funcionamento restrito se viram obrigados a migrar para o meio online. Outras pessoas viram no comércio eletrônico uma oportunidade de iniciar um novo negócio totalmente online para manter uma renda em tempos tão difíceis.

E apesar das adversidades, visto que empreender e fazer o negócio dar certo não é uma missão fácil, tem muita gente emplacando suas lojas e conquistando ótimos resultados.

Veremos nesse artigo dois cases de sucesso para te inspirar e mostrar que é possível e viável ter sua própria loja virtual. E mais que isso, você também pode prosperar com seu negócio online.

Ambos os exemplos que vamos apresentar são de empreendedoras que não tinham experiências anteriores no e-commerce. Uma começou do zero, a outra viu sua loja física ser fechada e seu modelo de vendas interrompido de uma hora para outra.

Elas acreditaram, investiram tempo e conhecimento, souberam aproveitar os benefícios da plataforma e estão pouco a pouco colhendo os frutos.

Vamos conhecer essas histórias!

Loja da Tassi

A idealização de alguns objetivos pode surgir das situações mais simples e marcantes. Esse foi o caso da Taciana Pereira Barbosa, proprietária da Loja da Tassi.  Alguns anos atrás ela comprou produtos para o cabelo que a fizeram se sentir bonita e livre.

Foi o que deu o ‘insight’ para um novo objetivo que surgiu em sua vida. “Depois disto quis que mais pessoas sentissem o que senti. A partir daí nasceu a Loja da Tassi, do desejo de elevar a autoestima através da experiência com produtos para cabelos.”

O propósito de ter uma loja virtual foi o primeiro passo, mas muitos desafios ainda viriam pelo caminho. Sem conhecer muita da área de e-commerce e sem saber como seria a criação de uma loja online, ela se deparou com algumas dificuldades.

“Comecei a empreender integralmente a partir de outubro de 2019. Uma das minhas maiores realizações seria abrir minha loja virtual, eu só não sabia que existia um monte de empresas que ofereciam loja no estilo faça você mesmo. Meu Deus! Foi uma dor de cabeça terrível até eu encontrar uma que atendesse minhas necessidades.”

E a realidade da Taciana talvez seja bem parecida com a sua. Não conhecer por completo o universo online pode parecer um obstáculo muito grande, mas ele não impede que você encontre alternativas.

“Não entendia nada de configurações de sites, tudo parecia um bicho de sete cabeças. A Loja Virtual era tudo que eu precisava. Consegui montar minha loja em menos de uma semana. Fiz tudo sem precisar ligar para o atendimento. É tudo bem mastigadinho, eu que sou leiga… foi um achado!”, revelou Taciana.

Desafios com a pandemia

Embora as restrições impostas pela pandemia no comércio de centenas de cidades tenham acelerado o crescimento das vendas online, novos desafios surgiram para os lojistas.

Aumento de demanda, mais atenção e controle do estoque, necessidade de atender e orientar novos usuários do e-commerce são alguns exemplos do novo cenário.

“A pandemia fez aumentar o contato com clientes que nunca haviam comprado pela internet. Para eles (novos compradores) tenho que vender segurança e confiança antes do produto.”

Ela conta como fez para se adequar a essa nova realidade e perfil diferente de consumidores. “Tive que mudar meu jeito de vender e descomplicar todo o processo de compra. Dei liberdade para o cliente tirar pedido por e-mail, whatsapp ou no site. Passei a realizar atendimento por vídeo-chamada com horário marcado.”

E assim os resultados começaram a surgir de maneira satisfatória em seu negócio online, como nos revela a própria Taciana.

“Toda essa descomplicação fez com que a Loja da Tassi conquistasse clientes que as grades lojas virtuais ignoram, mas que são extremamente valiosos. São pessoas Incríveis que me indicam com todo carinho para outros consumidores. Esse foi meu jeito de driblar a crise: passando a ser totalmente acessível.”

Loja M&M Semijoias

Agora vamos conhecer a história da Ludmila Carneiro, que ao lado da sócia Nattyla Emília, abriu a loja M&M Semijoias. Ela conta como surgiu a ideia para iniciar o novo negócio.

“Nossa loja foi aberta buscando atingir o público feminino brasileiro, que nessa última década descobriu o poder que as semijoias têm de enriquecer o visual tanto no cotidiano, quanto em ocasiões especiais. Esse público se rendeu de vez aos acessórios e o consumo aumentou vertiginosamente.”

Diferente do que vem acontecendo intensamente desde 2020, inicialmente elas apostaram apenas na loja física e em um modelo bastante tradicional de vendas.

“Desde que abrimos nossa loja, em 2018, nosso modelo de negócios era basicamente a venda através de revendedoras consignadas e a venda no varejo comum, presencial.”

O que mudou com a pandemia?

A pandemia acelerou uma tendência que elas iriam precisar se adequar de qualquer forma nos próximos anos: atuação no meio online. Como a própria Ludmila admitiu, o negócio tradicional da forma como elas vinham fazendo precisaria de reformulações para garantir a sobrevivência.

E foi o que aconteceu, como conta a empreendedora:

“O passo mais certeiro que demos foi criar nosso e-commerce. A Loja Virtual foi imprescindível nessa empreitada, já que ela possuía um ecossistema completo de ferramentas para colocar nosso negócio online, desde layouts bem legais, passando por integração com meios de pagamentos e correios, chegando até na estabilidade do sistema e no suporte técnico ágil e eficiente.”

Com a necessidade de agilizar a migração para o meio online após o início da pandemia, já que a loja física teve que ficar com portas fechadas, seria fundamental conseguir montar e colocar a loja virtual no ar o quanto antes.

“A criação de nossa loja online foi bem rápida e conseguimos deixar tudo operacional em aproximadamente um mês, levando em consideração todos os cadastros feitos, com medidas, peso e a descrição completa de cada item colocado a venda nele”, conta Ludmila.

Ela revela ainda que outro fator importante encontrado na plataforma foi o fato de não precisar excluir o modelo de vendas consignadas que era utilizado antes das restrições. “O sistema da Loja Virtual também comporta esse tipo de negócio. Nossas revendedoras podem vender através do nosso site, ganhando uma comissão em cada venda realizada.”

E será que deu certo a criação da loja virtual para ampliação das vendas? Será que o e-commerce está sendo capaz de segurar um pouco as finanças enquanto a loja física segue sofrendo com as restrições de funcionamento do comércio em centenas de cidades?

”Hoje completamos 1 ano de site e pouco mais de 1 ano de pandemia, a situação se agravou ainda mais e o momento continua muito delicado. Inclusive, minha loja física está fechada, no entanto as vendas virtuais continuam. O faturamento ainda não é o mesmo, mas cresce a cada mês e nossa expectativa é que em breve ele supere as vendas tradicionais.”

Conte sua história

E você, já tem um e-commerce e se identificou com as histórias contadas e os desafios encontrados pelo caminho?

Caso queira nos contar sua trajetória, falar sobre a sua loja e ter o seu relato contado em nosso blog e redes sociais, pedimos que envie um e-mail para contato@lojavirtual.com.br com o assunto “Quero contar a história da minha loja”.

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Já você que ainda está experimentando plataformas e analisando mais informações sobre o e-commerce, bons exemplos não faltam de quem apostou nas vendas online e vem conquistando resultados positivos.

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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