
Vale a pena investir em mídia paga para a Black Friday? Saiba qual é o melhor momento
A Black Friday 2021 está se aproximando e o mercado já começou a se movimentar de maneira intensa. Ao mesmo tempo em que os consumidores iniciam as buscas e ficam no aguardo das melhores promoções, as empresas também entram em ação para garantirem mais visibilidade para suas ofertas.
E nessa “disputa” por espaço, o investimento em mídias pagas aumenta consideravelmente. Pensando nesse contexto, será que compensa investir nessas mídias nesse período tão concorrido? Qual seria o melhor momento para fazer isso?
Quanto mais conhecimento do mercado você adquire, melhor você consegue aproveitar as oportunidades. A maioria das pessoas provavelmente deve pensar que o mês de novembro, principalmente nas proximidades do evento, é o momento ideal de investir. Não é um pensamento equivocado, afinal de contas é o período com a maior movimentação de consumidores.
Mas também são dias com investimentos pesados de grandes players do mercado. Isso eleva demais a concorrência e aumenta consideravelmente os custos. Para os micro, pequenos e médios negócios, isso inviabiliza a realização de ações de impacto. O que não significa que não seja possível competir.
Com criatividade e as estratégias certas, existe espaço e oportunidade para todo mundo. É isso que veremos ao longo desse artigo, principalmente no que se referem aos investimentos em mídias pagas como o Google Ads e Facebook Ads.
O que anunciar nas mídias pagas?
Quando uma data como a Black Friday se aproxima e você pensa em campanhas patrocinadas, o que exatamente você pensa em criar e anunciar?
Essa é uma dúvida que atinge milhares de empreendedores. Por isso é tão importante planejar e definir as estratégias com antecedência. É uma grande oportunidade de tornar sua marca e sua loja mais conhecida, mas não explorando campanhas institucionais ou muito genéricas.
O momento é de criar anúncios personalizados para a Black Friday, com ofertas exclusivas e bem agressivas. O objetivo é atrair potenciais consumidores para se cadastrarem no seu site a fim de receber as promoções que serão válidas durante o evento.
A Black Friday atingiu esse status não foi por acaso. Os consumidores encontram preços e outros tipos de benefícios que poucas vezes são ofertados ao longo do ano, e isso acabou criando um cenário bastante favorável para essa data.
Ofertas exclusivas
Um passo fundamental para ter sucesso na Black Friday, independente de investir em mídias pagas ou não, é a criação de ofertas exclusivas. A BF é uma oportunidade e tanto para levar para sua base de clientes e de leads aquelas famosas condições imperdíveis.
Defina quais dos seus produtos você pretende trabalhar no evento. Você pode fazer ofertas gerais também, válidas para toda sua loja, até como forma de incentivar a venda de produtos que estão “encalhados” em maior número no estoque.
É importante não perder de vista o que representa o termo “exclusivas”. Isso significa que são ofertas feitas especialmente para a Black Friday, válidas apenas para um curto período de tempo, e que normalmente não são encontradas em sua loja.
Seus potenciais consumidores precisam ter esse sentimento de que é algo realmente diferenciado e imperdível. Descontos padrão e pouco agressivos acontecem em milhares de lojas o ano inteiro, isso não chama a atenção das pessoas.
E caso você faça anúncios em mídias pagas, por que vale a pena investir na divulgação dessas ofertas?
É uma maneira muito eficiente de atrair a atenção de potenciais consumidores. Você pode fazer a captação de e-mail das pessoas que tiverem interesse em receber as ofertas de maneira exclusiva. Você vai criar uma base de contatos com grande potencial de compra em sua loja.
E claro, mesmo que você não divulgue nos anúncios todas as ofertas, você precisa usar argumentos bem incisivos e atrativos. Oportunidade única, super descontos, produtos com a metade do preço, cupons especiais a partir de xx% de desconto. São muitos os caminhos, você só precisa tornar isso visível para o maior número possível de pessoas.
Quando anunciar em uma mídia paga?
Aqui nós vamos falar pensando exclusivamente na Black Friday. Cada época do ano e cada data especial possuem características diferentes, então precisam ser analisadas nos devidos contextos. No caso da BF, assim como abordamos anteriormente no artigo, nem tudo é tão óbvio como parece.
Muita gente imagina que o ideal é anunciar ao longo do mês de novembro, quem sabe fazendo uma campanha mais longa, como uma Black November ou uma Black Week na semana do evento, que esse ano será na sexta-feira, 26 de novembro.
É sim uma estratégia bastante forte, porém os investimentos em mídias pagas nesse período são bastante elevados. Grandes lojas, marcas e marketplaces colocam bastante dinheiro em anúncios e isso acirra muito a concorrência, dificultando a penetração de negócios com menor poder de investimento.
Não significa que você não será encontrado, mas gastará uma verba bem mais alta que em outros momentos do ano e talvez com um retorno proporcional bem inferior. Por isso a recomendação para os micro, pequenos e médios negócios é investir nas mídias pagas antes dessa fase de elevação acentuada dos custos.
Ou seja, agora no mês de outubro é uma oportunidade incrível para você anunciar, atrair potenciais clientes e realizar o máximo de novos cadastros. Durante o mês de novembro e nas proximidades da Black Friday você terá uma grande base de leads para trabalhar com comunicações por e-mail, whatsapp, SMS ou da forma que você preferir.
Você não precisa ter todas as suas ofertas já definidas para antecipar suas campanhas de anúncios. Basta criar chamadas mais genéricas, como por exemplo:
“Participe da nossa Black Friday e receba descontos a partir de 40%! Faça seu cadastro gratuito e receba todas as nossas ofertas especiais!”
“Que tal ganhar um super cupom de desconto para compras em nossa loja na Black Friday? É só se cadastrar e em breve você receberá nosso cupom exclusivo”
Esses são alguns exemplos bastante simples de anúncios que você pode criar. O segredo é atrair a atenção dos consumidores no sentido de exclusividade, ofertas especiais e condições imperdíveis. Ele precisa se sentir instigado a se cadastrar para poder receber no momento certo quais são as promoções da sua loja.
Segmentação do público
Outra tarefa bem importante ao realizar campanhas em mídias pagas é trabalhar corretamente a segmentação do público. Isso gera um impacto direto nos custos, no retorno que você pode obter e de um modo geral até mesmo nas suas estratégias.
Quando falamos em segmentar o público, estamos nos referindo à definição de uma série de características que as ferramentas do Google Ads e do Facebook Ads oferecem atualmente.
Por isso é tão importante conhecer suas personas e saber exatamente qual é seu público-alvo e qual o seu perfil. Qual faixa etária mais consome os produtos que você vende? Tem boa penetração tanto no público masculino quanto feminino? Quais regiões do país têm mais adesão? Vale a pena anunciar a nível nacional ou direcionar para localidades específicas?
Pela sua logística atual, você conseguiria atender de maneira mais eficaz em quais localidades? O seu negócio exige um direcionamento bem específico de público de acordo com determinados interesses?
É possível criar públicos personalizados, captar pessoas que visitaram sua loja, segmentar de acordo com diferentes tipos de produtos acessados, tudo com base nos dados de pixel. Assim você criar direcionamentos de comunicações ainda mais assertivas.
Dedique tempo para analisar e definir uma segmentação de público que seja bem certeira para os tipos de ofertas que você pretende criar em sua loja para a Black Friday.
Conclusão
A Black Friday é uma data realmente bem diferenciada para quem vende online. As oportunidades vão surgir, então é preciso que sua loja esteja preparada e saiba explorar as mídias para ter uma visibilidade maior.
Os consumidores estarão em busca das melhores ofertas, das condições mais vantajosas e das lojas que oferecerem os melhores atendimentos. E serão milhões de consumidores, com um movimento bastante considerável que começa bem antes do evento.