(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Use a automação de Marketing Digital a favor de sua loja virtual

LojaVirtual.com.br / Marketing digital  / Use a automação de Marketing Digital a favor de sua loja virtual

Use a automação de Marketing Digital a favor de sua loja virtual

Tempo de Leitura: 6 minutos.

Um negócio online que não possui estratégia e não utiliza todo o potencial do marketing digital tem dificuldades para se destacar no mercado. Hoje é essencial criar mecanismos para a captação de leads. Você precisa automatizar suas ações de marketing, se comunicar com a base de contatos, lançar campanhas de e-mail marketing e muito mais.

Para quem possui uma loja virtual, existem muitas formas de se relacionar melhor com os potenciais consumidores e clientes através da automação de marketing. A utilização de uma boa ferramenta permitirá que você tenha melhores resultados em suas ações e com isso aumentará suas vendas.

A ferramenta que é a principal referência no país em automação de marketing digital é o RD Station Marketing. E uma grande novidade está disponível, desde julho/2020, para os clientes do plano Loja Ilimitada. Nossa plataforma passou a ter integração com esse poderoso recurso.

Vamos conhecer agora os principais benefícios da integração com o RD Station Marketing e como funciona o processo de integração com a Loja Virtual.

Conheça o RD Station Marketing

Se você utiliza o RD Station Marketing, você já sabe todo o potencial que a ferramenta pode oferecer. Mas tem muito empreendedor que ainda não conhece e pode estar se perguntando sobre como funciona e o que ele pode ganhar com isso.

Com o RD Station Marketing você tem tudo para gerenciar e automatizar suas ações de marketing digital. Você tem recursos para atrair visitantes qualificados para sua loja, pode traçar toda uma jornada de compra e transformar esses visitantes em oportunidades de negócios.

E mais, você tem tudo nas mãos para construir relacionamento com seus leads nos mais diversos níveis, desde aqueles em fase inicial de conhecimento da sua marca e produtos, até aqueles que se tornam clientes recorrentes.

Todos os resultados ficam registrados, com diversos relatórios e informações muito importantes para você tomar decisões estratégicas e criar campanhas personalizadas.

Vamos ver agora quais dados você consegue obter para seu trabalho de gestão por meio da integração da nossa plataforma com o RD Station.

Integração com a plataforma

O objetivo da integração é proporcionar aos usuários da nossa plataforma e que possuem o RD Station Marketing uma praticidade maior para obter informações essenciais para o bom andamento do negócio.

O passo a passo para realizar a integração você poderá acessar por um link no final do artigo, assim como a tabela com todos os dados que podem ser extraídos.

Como usar os dados extraídos?

Então vamos lá entender de que maneira você pode usá-las a favor do seu negócio. Ações genéricas de comunicação surtem menos efeito, hoje para se relacionar e obter melhores resultados você precisa ser mais estratégico.

Um e-commerce pode se beneficiar com mais pedidos e aumento do faturamento por meio de ações estruturadas de marketing digital. São milhões de consumidores online, é um público muito vasto, mas ao mesmo tempo existem também milhares de lojas e ofertas concorrendo com o seu negócio.

Aqui neste artigo iremos conferir como você pode impulsionar a comunicação da sua loja virtual com algumas ações simples. Passaremos pelos principais dados extraídos através da integração.

Inseriu produto no carrinho?

Essa é uma informação altamente relevante. Você não pode tratar um visitante comum do seu site da mesma forma que você interage com um lead que chegou a inserir produto no carrinho. Quem chega nesta etapa é porque pesquisou, colheu informações, se interessou pelo seu produto e por algum motivo não concluiu.

O que você pode fazer com uma lista de leads que colocaram algum produto no carrinho?

– Entenda os motivos que motivaram a não conclusão da compra

Você pode realizar alguma pesquisa para levantar o que ocorreu e assim tirar conclusões importantes. Pode ser um problema com sua logística, como custo do frete e prazo de entrega. Talvez você precise rever seu contrato com os Correios para ter mais benefícios e melhores preços no envio das mercadorias.

Você pode utilizar recursos para o cálculo de frete, como ocorre com nosso parceiro Melhor Envio. Você pode utilizar transportadoras que ofereçam condições melhores e ampliem sua gama logísitica.

Talvez o problema seja a falta de informações na descrição do produto. Sim, é muito comum, principalmente quando você trabalha com produtos de tecnologia, que os consumidores procurem pelos aspectos técnicos. Muitas vezes seu potencial cliente pode desistir da compra, pois não encontrou um dado específico e ficou na dúvida se o produto oferecia isso ou não.

Resumindo, tente compreender os motivos com base no seu lead, e não no seu achismo. Levante essas informações e você saberá como agir.

– Envie ofertas especiais para esses leads

Se um visitante entra na sua loja, se cadastra e chega a inserir um produto no carrinho, isso significa que ele é uma oportunidade em potencial. Seja qual foi o motivo da desistência, aproveite essa listagem de leads para enviar ofertas e promoções especiais.

Você pode conceder algum desconto, pode oferecer frete gratuito, pode oferecer promoções a partir de um certo valor de compra e por aí vai. São muitas as possibilidades, o importante é você não deixar essa lista de contatos passar batida.

Realizou pagamento de um pedido?

E que tal ter no seu RD Station Marketing uma lista com todos os seus leads que já realizaram algum pedido na sua loja e confirmaram o pagamento? É essencial se comunicar com esses consumidores.

– Entenda como foi a experiência de compra

Assim como falamos no tópico anterior do artigo, aqui você também pode realizar uma pesquisa, mas dessa vez para entender como foi a experiência de compra de cada consumidor. O que funcionou bem, o que ele achou positivo, o que foi ruim e você pode melhorar?

São informações importantíssimas para você trabalhar sempre na melhoria da experiência de compra online dentro do seu e-commerce.

– Envie ofertas e novidades da sua loja

Se o consumidor já realizou um pedido em sua loja, nada mais natural que mantê-lo informado sobre suas novidades. Tem novos produtos, tem ofertas especiais, tem alguma campanha voltada para datas específicas? Comunique essas pessoas! Quanto mais você os mantêm informados, mais eles se lembrarão da sua loja e da sua marca em uma compra futura.

Valor do último pagamento

Já tinha pensado em algum momento que saber o valor do último pagamento poderia ser útil para alguma ação? Se você tem essa facilidade em obter essa informação, você não pode como deve utilizá-la a seu favor.

Como?

Faça um levantamento dos clientes que compraram acima de um determinado valor pela última vez e envie alguma oferta, um brinde ou algo especial para eles. Afinal de contas todo tipo de agrado é muito bem vindo e favorece a fidelização do consumidor.

Você realiza uma compra de R$500,00 em uma loja virtual. Pouco tempo depois você recebe um agradecimento especial por e-mail junto com um cupom de desconto para ser usado na sua próxima compra.

Isso vai te motivar ou não a comprar novamente nessa mesma loja? Alguns podem até não comprar, ainda mais se a experiência foi ruim, mas na maioria dos casos você estará dando um grande passo para garantir uma nova venda para este consumidor.

Uma ação simples, estratégica e que pode ser altamente eficiente!

Produtos comprados

E que tal saber ainda todos os produtos comprados por um cliente? Essa é outra lista que você pode extrair com a integração e que te oferece possibilidades muito legais de marketing e comunicação.

Com base nos produtos já comprados por um cliente, você pode oferecer a ele outros produtos complementares que você possui em sua loja. Envie para esse consumidor um incentivo para que ele compre novamente com você.

Imagine que sua loja tenha diversos produtos para atividades físicas, como a realização de corridas, uma prática comum hoje para milhões de brasileiros. O consumidor compra de você um tênis de corrida e um short próprio para essa prática.

Mas você possui diversos outros acessórios, como meias, mochila de hidratação, óculos, viseiras, pulseiras de inteligência e por aí vai.

O consumidor pode ter visto que você tem esses produtos, mas naquele momento ele só podia comprar os dois itens. Mas em outro momento, com descontos, fretes grátis ou algum cupom, ele pode voltar a comprar mais itens da sua loja.

Uma simples comunicação com base nos produtos comprados poderá ocasionar novas compras na sua loja virtual.

Conclusão

O marketing digital trabalhado de maneira mais automatizada, prática e com as informações certas é fundamental para a melhoria dos resultados de um negócio. E no e-commerce isso é muito marcante, pois como vimos, existem diversas possibilidades e iniciativas de acordo com a informação que você tem.

Para você que já utiliza o RD Station Marketing e tem sua loja em nossa plataforma, não deixe de aproveitar todos os benefícios disponíveis na integração. E para você que ainda não tem o RD, avalie a viabilidade financeira de ter a ferramenta.

Quer saber como fazer para ter este recurso em sua loja? Clique no botão abaixo e siga todos os passos!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment