(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Teletrabalho e e-commerce: entenda como funciona

LojaVirtual.com.br / Especializando em e-commerce  / Teletrabalho e e-commerce: entenda como funciona

Teletrabalho e e-commerce: entenda como funciona

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Trabalhar em casa é uma prática que nos últimos anos veio se tornando cada vez mais comum. No entanto, devido ao combate a pandemia de coronavírus, esse tipo de trabalho passou a ser a realidade para muitas pessoas. Mas, e como fica a questão de teletrabalho com e-commerce?

O teletrabalho, ou home office, é uma opção que proporciona diversas vantagens para o trabalhador, mas também desperta muitas dúvidas, sendo uma delas a questão da hora extra. Essa dúvida também existe quando falamos em direitos de profissionais que trabalham com e-commerce.

Desde 2017, na Reforma Trabalhista, esse regime de trabalho foi regulamentado nas nossas leis. Isso não quer dizer que as pessoas já não tinham o hábito de fazer home office.

Porém, foi a primeira vez que o Congresso Nacional permitiu que o funcionário pudesse trabalhar longe do estabelecimento comercial além das pessoas que já atuavam com trabalho externo.

Essa mudança ocorreu devido ao avanço da tecnologia. Hoje em dia, vemos que é possível realizar determinadas funções em casa. Basta ter acesso à internet e um computador.

Um servidor público, por exemplo, pode ter acesso ao seu contracheque SIAPE de forma prática, utilizando um aplicativo ou site. Ou seja, não precisa se preocupar em ter que se locomover para fazer isso.

Se você vai aderir ao home office,  ou se está pensando em abrir seu próprio comércio virtual, continue a leitura e saiba como funciona a questão de hora extra e outras dúvidas relacionadas a teletrabalho e e-commerce!

Existe o direito a hora extra em teletrabalho com e-commerce?

Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se trata de teletrabalho, inclusive quando falamos em e-commerce. Afinal de contas, quando o profissional trabalha em casa, pode acontecer que ele passe mais tempo realizando suas funções.

Isso porque como o profissional está em casa, acaba não se preocupando em ter que finalizar suas atividades para ter que pegar transporte público ou trânsito, por exemplo. Porém, é importante ter atenção a alguns cuidados que se deve ter ao fazer home office, como não se sobrecarregar de trabalho, por exemplo.

A questão é que pode existir ou não a possibilidade do funcionário ganhar hora extra com home office. Entenda melhor porque isso acontece:

Quando e porque teletrabalho não dá direito à hora extra

Segundo a CLT, não é possível fixar e medir a jornada de trabalho de um funcionário que cumpre suas funções na modalidade de home office. Ou seja, não existe uma lei que obriga as empresas a pagarem hora extra em casos de teletrabalho.

Vale deixar claro que isso acontece não como uma forma de retirar o direito a hora extra, mas porque não é possível mensurar a quantidade de trabalho de um funcionário que trabalha em casa.

Geralmente, com a possibilidade de se fazer home office também é possível que o funcionário tenha uma flexibilização de horário. Logo, entende-se que não é possível controlar essa carga horária e pagar hora extra.

No entanto, pessoas questionam essa norma na justiça, já que algumas empresas possuem algum tipo de sistema eletrônico onde é possível realizar o “login” e o “logout” da jornada de trabalho.

Porém, a justiça entende que apenas acessar o sistema não garante que o trabalhador realmente esteja desempenhando suas atividades laborais.

Em qual situação o teletrabalho paga hora extra

Como falamos acima, algumas empresas possuem sistema onde é possível acompanhar o login e o logout do funcionário. Por mais que a lei não exija que as organizações façam o pagamento de hora extra nesses casos, caso a empresa queira, ela pode concordar com essa opção.

Mesmo que a justiça entenda que não é possível saber se o trabalhador está realizando suas atividades laborais durante o período de login em sistema, ela também pode entender que o pagamento de hora extra é necessário caso o funcionário consiga comprovar que realiza ou realizou uma carga horária maior que a determinada no contrato de trabalho.

Como organizar as atividades de e-commerce com teletrabalho

Agora que você já sabe mais sobre hora extra em teletrabalho, também é importante que você entenda outra questão muito importante quando se trata de e-commerce e teletrabalho.

Não importa se você é funcionário ou dono de uma loja online. A organização das atividades é essencial para que você consiga obter um bom desempenho.

Um dos maiores desafios de quem trabalha com e-commerce em casa é em relação à gestão de tempo. Com tantas atividades diárias importantes – devido ao objetivo de aumentar a geração de vendas – é essencial que exista uma boa organização da rotina.

Você pode se organizar da seguinte forma:

  • Crie uma rotina, como: acordar no mesmo horário, definir horário de café da manhã, ter um horário para exercícios físicos, etc;
  • Faça listas com as atividades do dia e sempre priorize as que forem mais importantes ou urgentes;
  • Evite perder a atenção com distrações, como TV, por exemplo;
  • Defina tempos de pausa para beber água, andar um pouco pela casa, etc;
  • Saiba a hora de descansar.

Se tem algo que você não deve abrir mão, é o seu horário de descanso. Como já citamos um pouco acima, quando fazemos home office podemos acabar trabalhando muito mais do que a carga horária que deveríamos cumprir.

Garantir o seu descanso e ter uma boa noite de sono é fundamental para que você tenha um ótimo rendimento no dia seguinte. Portanto, evite se sobrecarregar para que assim também fuja do estresse e consiga obter mais lucro para o e-commerce.

Conclusão sobre teletrabalho e e-commerce

Para quem é funcionário, a melhor forma de ter certeza sobre os direitos que terá ao realizar teletrabalho é conversando com o empregador. Caso exista a opção de um sistema de login e logout, é importante falar com um superior sobre essa possibilidade.

Caso não exista, ou ele não concorde, o colaborador pode deixar claro que irá realizar apenas a sua jornada de trabalho.

Quando o assunto é organização das atividades, tanto para funcionários quanto para empreendedores, é muito importante que exista uma rotina bem definida para que as atividades sejam bem executadas.

Vale dizer que o trabalho em home office realmente oferece muitas vantagens, mas é importante que você não se sobrecarregue e tenha uma rotina de atividades e de horário a cumprir para que a rotina de trabalho não afete sua saúde e sua vida pessoal.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment