(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Telefonia VoIP no Ecommerce: como funciona e vale a pena?

LojaVirtual.com.br / Atendimento ao cliente  / Telefonia VoIP no Ecommerce: como funciona e vale a pena?

Telefonia VoIP no Ecommerce: como funciona e vale a pena?

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Hoje, a telefonia VoIP já é amplamente empregada no atendimento ao cliente por empresas de diversos nichos por apresentar vantagens sobre as ligações de telefone comuns, assim como pelo fato do acesso à internet ter se tornado algo trivial para a maioria dos consumidores brasileiros na última década.

Mas afinal, o que é telefonia VoIP, como funciona e vale a pena usá-la em no ecommerce? Confira como você pode aproveitar esta tecnologia para conversar com clientes através de chamadas telefônicas via internet diretamente de dentro de sua loja virtual.

O que é telefonia VoIP

As primeiras formas de telefonia VoIP surgiram por volta de 1973, via experimentos realizados pela ARPANET, a primeira rede a implementar o protocolo TCP/IP ainda usado amplamente hoje para acessar e transmitir dados pela internet.

O termo VoIP vêm do Inglês para Voice Over Internet Protocol e pode ser traduzido como voz sobre internet ou voz sobre protocolo de rede. Pode parecer algo técnico, mas você provavelmente já utiliza o VoIP há algum tempo através de aplicativos como o WhatsApp, Skype, entre outros.

Como funciona a telefonia VoIP?

Em essência, esta tecnologia é capaz de conectar dois ou mais usuários e converter áudio em pacotes de voz, os quais serão enviados através da internet para todos os destinatários durante uma ligação, estes são então convertidos novamente em áudio e transmitidos.

A imagem abaixo apresenta, de forma simplificada, o funcionamento da telefonia VoIP.

Além disso, é possível ainda realizar ligações através da internet para números de telefone utilizando uma rede convencional – isso significa que o destinatário não precisa estar conectado à internet e poderá receber a ligação através de sua operadora.

Agora você deve estar se perguntando: certo, mas qual a vantagem disso para o meu negócio? Por que vale a pena usar a telefonia VoIP no Ecommerce e como isso impacta minha loja virtual?

Otimize o atendimento online com telefonia VoIP

Ser capaz de atender clientes com eficiência e proporcionar uma excelente experiência de compra online faz toda a diferença.

Como já apresentamos em outros conteúdos, isso é possível através do uso de tecnologias e canais de atendimento profissionais, projetados para melhorar a conversão e eliminar a distância entre sua equipe e os consumidores, como através de um chat online, por exemplo.

O fato é que a tecnologia VoIP está, em grande parte, integrada às principais ferramentas de chat online disponíveis online. Isso porque através de uma sessão de atendimento, clientes podem optar por conversar com sua equipe via voz, ao invés de texto.

Ferramentas como o WhatsApp, Viber, Telegram, Skype, entre diversos outros oferecem este tipo de recurso e facilitam o contato via telefone. Sempre que você liga para algum de seus contatos ou clientes através do WhatsApp Business, por exemplo, você está fazendo o uso do VoIP.

Entretanto, para otimizar seus resultados, é importante integrar este canal de atendimento online aos demais canais oferecidos por seu negócio, como o próprio chat, e-mail, telefone convencional, redes sociais, etc.

Este é um tipo de recurso que aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou Facebook não oferecem, mas podem ser atingidos através de integrações de plataformas profissionais, como a do JivoChat, por exemplo.

Vantagens da telefonia VoIP

Agora que já falamos sobre o que é, podemos apresentar porquê vale a pena oferecer este canal de atendimento aos consumidores de sua loja virtual. Confira os benefícios da telefonia VoIP no Ecommerce.

Baixo custo

O primeiro aspecto a se considerar é exatamente o preço da telefonia em comparação à ligações telefônicas através de operadoras.

Para realizar ligações VoIP, basta estar conectado à internet e a maioria dos aplicativos e ferramentas permitem que isso seja feito sem nenhum custo adicional, como é o caso do WhatsApp, Skype, entre outros.

Entretanto, para que você possa usar o recurso de telefonia VoIP e ligar para qualquer número telefônico sem depender de uma operadora e sua área de cobertura, será necessário contratar um pacote pago oferecido por ferramentas profissionais.

Todavia, este pacote ainda é, normalmente, mais barato que os planos oferecidos pelas operadoras de telefone padrão e, além disso, podem ser cobrados apenas pelo tempo de ligação usado dessa forma.

Sem limite de área de cobertura

Com a telefonia VoIP, o contato com seus clientes não depende da área de cobertura de operadoras de telefone – mas sim da conexão à internet.

Isso significa que o contato pode ser realizado com consumidores exclusivamente através da internet mesmo que não estejam dentro da área de cobertura, ou até mesmo no país. Lembrando, caso a ligação seja feita diretamente através da internet, não há custo adicional – basta estar online.

Soluções integradas

Por fim, através de ferramentas profissionais é possível aproveitar recursos avançados que podem otimizar o desempenho de sua equipe de atendimento online, melhorando assim a qualidade do atendimento ao cliente como um todo.

Estes são alguns recursos que podemos destacar:

  • Gravação de ligações e armazenamento no histórico de atendimento do cliente em sua base de contatos;
  • Transcrição de ligações gravadas para texto – permitindo que você possa ler a conversa ao invés de ter de escutá-la por inteiro;
  • Retorno de chamadas através do Callback – clientes podem solicitar uma ligação de sua equipe e receber retorno assim que um operador estiver disponível, eliminando completamente o tempo de espera na linha;

Portanto, como você pode perceber, essa é uma tecnologia projetada para facilitar a comunicação com seus clientes e otimizar o atendimento ao cliente, use-a para melhorar a qualidade de seus serviços e deixar cada vez mais consumidores satisfeitos.

Como usar a telefonia VoIP no Ecommerce

Além de aplicativos de mensagem como o WhatsApp, Facebook Messenger, Viber, Telegram, entre outros – é possível contratar serviços profissionais.

Para exemplificar, a versão para negócios do próprio Skype oferece este tipo de solução, mas nós realmente recomendamos o JivoChat – pois o mesmo conta ainda com uma ferramenta de chat online que pode ser facilmente instalada em sua loja da Loja Virtual.

Portanto, não deixe para depois, comece a ligar para seus clientes com facilidade e usando apenas a internet e otimize seu atendimento online com a telefonia VoIP. Boas vendas!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment