(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Sustentabilidade no comércio eletrônico

LojaVirtual.com.br / Especializando em e-commerce  / Sustentabilidade no comércio eletrônico

Sustentabilidade no comércio eletrônico

Tempo de Leitura: 2 minutos.

Nos dias de hoje, muito se fala sobre sustentabilidade e novos hábitos de consumo. Isso porque o planeta tem dado sinais e muita gente tem acatado à eles.

Pode parecer uma modinha ou algo passageiro, mas engana-se quem pensa dessa forma, pois tem se tornado algo cada vez mais importante e alcançado cada vez mais pessoas.

E como o comércio eletrônico também tem crescido, percebeu a importância de fazer parte desta cadeia. Pense na quantidade de vantagens que uma loja virtual oferece em relação à uma loja física. E hoje, vamos te apresentar algumas dessas vantagens e muito mais.

Importância da sustentabilidade para o e-commerce

Com o avanço das tecnologias, cada vez mais as pessoas estão ficando atentas às questões ambientais, questões sustentáveis e mais do que isso, estão perguntando mais e indo atrás de iniciativas que apresentem essas preocupações.

E com isso, muitos e-commerces estão surgindo exatamente com essa ideia, de promover sustentabilidade a partir de ações e também de produtos.

Mas além disso, como comentamos anteriormente, quem conta com uma loja virtual, têm gastos reduzidos, infraestrutura minimizada, mais economia de energia, de água, entre outros, além de uma logística mais bem pensada e planejada.

Boas ações

O comércio eletrônico que se preocupa com ações mais sustentáveis, promove boas práticas aos seus clientes. Mesmo não tendo um ambiente físico, algumas disponibilizam alguns espaços para troca de produtos para reciclagem.

Reciclagem de eletrônicos, por exemplo, é algo que poucas pessoas sabem a respeito, como funciona e onde descartar. Por isso, diversas empresas estão informando seus clientes a respeito de tais boas práticas.

Medidas para um comércio mais sustentável

Um outro ponto importante a respeito do comércio e como ele tem se destacado quando o assunto é sustentabilidade, são as medidas para os seus processos diários.

Quando elas são pensadas em conexão com o meio ambiente, com a diminuição de resíduos, de gastos e evitando diversos problemas que medidas comuns causam, a empresa ganha credibilidade com os clientes e melhora a imagem da sua marca.

Um exemplo claro são as trocas de embalagens plásticas por embalagens de papel. O uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis também são interessantes e muitos e-commerces têm aderido.

Uma dica interessante é mostrar para os clientes que a empresa é sustentável e que, eles podem confiar e indicar. Um selo de sustentabilidade pode ser um ótimo auxílio para que isso aconteça.

Uma boa aposta são as ações e campanhas sociais. É possível pensar em atividades sustentáveis baseadas no nicho do comércio eletrônico, de modo que os clientes se envolvam e entendam cada vez mais sobre a sustentabilidade.

Se você tem uma empresa que presta serviços de manutenção aquecedor a gás, em que os trabalhos são agendados online, assim como as peças para esse tipo de atividade são vendidas via e-commerce, é possível, por exemplo, pensar em ações de envolvimento com os clientes.

Junte-os para um dia de palestras sobre a importância de uma manutenção sustentável e feita com eficiência.

Quando as estratégias de vendas online são unidas com ações sustentáveis, o empresário, os clientes e o meio ambiente, só tendem a ganhar com tudo isso.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment