
Social Commerce: O que é e como ser estratégico para vender mais?
Se destacar no comércio eletrônico traz desafios no quesito visibilidade. É preciso adotar as estratégias certas e ser ativo em diferentes frentes para poder se destacar da concorrência. Mas ter o próprio negócio online pode ser muito vantajoso para os empreendedores.
E, para ter sucesso nessa jornada, apostar no Social Commerce é a melhor estratégia. Afinal, há alguns anos as redes sociais são os espaços mais populares do mundo online, capazes de proporcionar alcances extraordinários.
Também chamado s-commerce, ele visa maior aproximação da empresa com os consumidores através da interação online.
Neste post, vamos esclarecer o termo, quais as vantagens do Social Commerce e dicas de implementação. Confira abaixo!
O que é Social Commerce?
O Social Commerce ou s-commerce, trata-se da junção entre os termos rede social e e-commerce.
Nesse sentido, s-commerce significa usar espaços de interação social na web para engajamento de marca e aumento nas vendas.
Como o Social Commerce auxilia os e-commerces?
As redes sociais são convidativas para a comunicação. Só no Brasil, a Cetic.br aponta cerca de 152 milhões das pessoas conectadas à internet.
Para as lojas virtuais, fica mais fácil conhecer os gostos do seu público, bem como fazer as pessoas chegarem na sua marca mais facilmente. Além disso, o espaço possui bastante dinamismo.
Embora conferir a concorrência seja obrigatório, outra dica é observar como as pessoas se comunicam nas redes, inclusive seus clientes. A linguagem deve ser conforme a persona da sua marca.
A depender do empreendimento, é possível engajar produtos com produção de conteúdo e linguagem persuasiva (copy).
O Social Commerce é uma forma eficiente de gerar autoridade e também de transmitir confiança para o público potencial. A interação nas mídias sociais, bem como os conteúdos produzidos usando alguns casos reais de sucesso funcionam como uma importante prova social para atrair novos consumidores.
O universo do e-commerce está tão integrado com as mídias sociais que hoje as principais redes do país oferecem a possibilidade de ter uma espécie de shopping dentro do perfil do negócio. É isso mesmo, tanto Facebook quanto Instagram têm a opção de ter uma loja online dentro do perfil empresarial com um completo catálogo de produtos.
E esse catálogo pode ser integrado com seu site, fazendo o direcionamento direto para a página do produto na sua loja virtual, com todas as ferramentas para o usuário concluir a compra.
Como o Social Commerce auxilia os varejos?
Se destacar nos marketplaces trata-se de um desafio e tanto. Porém, quem adere à estratégia, consegue compensar a dificuldade na visibilidade.
Assim, o aumento nas vendas é quase certo, mas necessita de planejamento para que a publicidade seja melhor direcionada.
Implementar o Social Commerce também inspira sua equipe a criar novas soluções, como as empresas disruptivas.
Empreendimentos com esse perfil focam no cliente e, de melhoria em melhoria, podem criar um modelo de negócio inovador.
Vantagens do Social Commerce
O Social Commerce possui bastante dinamismo, uma grande vantagem para o planejamento de marketing do e-commerce.
Atualmente, a melhor estratégia para não deixar sua marca cair no ostracismo é ter frequência nas redes de comunicação.
Outra consequência está no aumento da credibilidade perante o consumidor.
Afinal, a construção de marca somada a maior proximidade do cliente agregam valor ao seu negócio.
Como ser estratégico com o Social Commerce
#1 Aposte na sua rede social mais relevante
Cada plataforma possui características diferentes.
Enquanto o Instagram apela para o visual, o LinkedIn prefere artigos, já o Facebook, equilibra os dois. Twitter e Fóruns de perguntas, por sua vez, preferem pequenos fragmentos de textos.
Logo, o seu time de marketing deve avaliar onde as pessoas engajam mais.
Não se prenda somente a rede social mais popular, pois nem sempre esta será a que mais oferece retorno da audiência.
#2 Invista nos produtos preferidos pelos consumidores
A vantagem do social commerce é traduzida pela clareza na preferência dos consumidores.
Por isso, investir na qualidade das fotos e jamais esquecer o preço na legenda, são determinantes para ganhar curtidas.
Geralmente, o primeiro passo é fechar algumas vendas.
#3 Incentive as avaliações dos produtos
Os comentários positivos nos produtos incentivam a compra por outras pessoas. Sendo assim, peça a interação sempre que possível.
Se houver algum comentário negativo, demonstra acessibilidade para resolver o problema.
Outro ponto que merece avaliação constante é o planejamento do seu plano de marketing.
O OKR, traduzido como objetivo e resultados-chave, serve para alinhar as prioridades da empresa às estratégias.
Você pode usar o método para medir o sucesso das implementações feitas, por exemplo:
- Aumentar clientes em 30%;
- Aumentar compartilhamento por sorteios em 10%;
- Aumentar interações positivas em 20%.
#4 Foque no atendimento dentro das redes sociais
Inserir a sua marca nas redes sociais traz mais acessibilidade aos clientes. Sendo assim, muitos vão preferir entrar em contato direto ao invés de acessar o site.
Para suprir a necessidade de atendimento nesses meios, ative o chatbot (quando possível) ou ao menos tenha o hábito de responder os comentários e demais interações recebidas. Não negligencie interações por lá.
Conclusão
Esperamos ter esclarecido sobre o Social Commerce. Agora, reúna sua equipe e siga nossas dicas para montar sua estratégia!
Não se esqueça de produzir conteúdo com frequência e nem de instigar o público a engajar com sua marca.
Afinal, bons comentários induzem mais compras.