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Marketing digital

Social Commerce 2.0 – Conheça as tendências de consumo nas redes sociais

PorGustavo Faleiro
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Novidades

Semanalmente por Especialistas

Quero ficar por dentro

As redes sociais já se transformaram em ferramentas fundamentais para diversos tipos de negócios. Antes muito voltadas para conexões e interatividade entre pessoas, atualmente as principais mídias sociais existentes aproximaram marcas e consumidores de maneira extremamente poderosa.

Não por acaso, o Social Commerce é hoje um assunto recorrente para quem vende online.

O uso das redes sociais por parte dos empreendedores vai muito além da simples divulgação da marca e dos produtos. Essas mídias servem para informar, interagir, descontrair, solucionar problemas, tirar dúvidas e até mesmo para vender de maneira direta.

Sim, muitas vendas são concluídas diretamente por meio das redes sociais ou facilitadas por essas plataformas. Facebook e Instagram, por exemplo, oferecem uma área de Shopping que já pode se conectar diretamente com a loja virtual da marca.

Isso leva o consumidor direto para a página do produto pelo qual ele se interessou apenas para concluir a compra. Fato é, se você tem um negócio online, o Social Commerce precisa fazer parte da sua rotina de maneira bem estruturada.

Nada melhor então que conhecer as tendências de consumo nas redes sociais com base em uma completa pesquisa de mercado. O material foi produzido pela All in em parceria com o Opinion Box.

Para ter acesso ao conteúdo completo, CLIQUE AQUI.

Continue acompanhando nosso artigo, pois vamos passar pelos principais dados e informações desse material.

Vamos em frente!

O que é Social Commerce?

O Social Commerce pode ser definido como a relação existente entre as redes sociais, a busca e a troca de informações que acontece nestas mídias e as experiências de compra que atualmente acontecem dentro desses canais.

Na tradução literal do termo a definição seria comércio social. Ela já indica algumas coisas, mas não vamos encontrar muitas vezes o termo traduzido. 

Assim como já acontece com diversos outros tantos termos e expressões em inglês, o Social Commerce vai ser empregado mesmo aqui no Brasil.

As pesquisas por marcas e produtos e a busca por avaliações e opiniões nas redes sociais são a base do Social Commerce e de muitos dados interessantes que veremos ao longo do texto.

Impacto do Social Commerce

Em primeiro lugar, é importante entendermos os motivos que levam o Social Commerce a ter tanto destaque atualmente. Na verdade, acreditamos que todos saibam a força que as redes sociais possuem também para negócios.

Mas para não restar nenhuma dúvida, vamos ver alguns números que a pesquisa apresentou que ilustram bem esse impacto das mídias sociais no e-commerce.

De acordo com os dados divulgados, 87% dos consumidores já realizaram compra online. E o volume deles que utiliza as redes sociais para pesquisar produtos é incrível: 75%. Outros 61% são adeptos ao Live Commerce por conta dos descontos exclusivos.

Analisando esses números, fica bem claro o impacto que as redes sociais possuem na divulgação, captação e atração de público para o e-commerce.

Os hábitos de consumo

Vamos conferir agora outro tópico bem importante: os hábitos de consumo. Já vimos que 87% dos consumidores informaram já ter realizado ao menos uma compra online.

Aprofundando um pouco mais, com que frequência essas compras são realizadas?

É isso que veremos abaixo:

– 31% mensalmente

– 21% semanalmente

– 17% uma vez a cada 2 ou 3 meses

– 13% quinzenalmente

– 9% não tem uma frequência definida

– 6% diariamente

Esses dados talvez possam surpreender quem ainda não enxerga todo o potencial do comércio eletrônico, pois mostram um bom volume de consumidores que compra online regularmente.

E em relação aos 75% de consumidores que realizam pesquisas nas redes sociais? Como será que funcionam esses hábitos de busca por produtos e promoções?

O maior volume é de pessoas buscando informações sobre preços (67%). Logo em seguida vêm as avaliações, já que 60% dos consumidores utilizam as redes sociais para buscar comentários sobre as experiências de compras que outras pessoas tiveram.

Merece destaque ainda as pesquisas por imagens e/ou fotos dos produtos, com 57%, e detalhes como as opções de cores, tamanhos, materiais, etc (55%).

As redes sociais são bastante visuais, e com isso se tornam ferramentas importantes para você atrair potenciais clientes com as fotos e vídeos que você posta dos seus produtos.

Como o volume é bastante considerável, destacamos que é fundamental caprichar na publicação de imagens dos seus produtos.

Nessas pesquisas, se um potencial comprador da sua loja não encontra boas fotos, com cores, variações e informações mais precisas daquilo que você está vendendo, certamente você perderá vendas.

Aparecem ainda na pesquisa outros motivos de pesquisa que merecem ser citados:

– Informações sobre frete – 49%

– Dados da empresa – 44%

– Certificados de autenticidade e segurança – 31%

– Canais de atendimento – 24%

Redes sociais mais utilizadas para pesquisas

Essa informação é extremamente importante no momento de pensar em quais mídias você deverá criar um perfil para o seu negócio. Não adianta priorizar a rede social X só porque você gosta mais, pois ela pode não ter uma aderência de impactante do público que compra online.

Com base na pesquisa, o ranking ficou da seguinte forma:

1 – Instagram – 70%

2 – Google Shopping – 55%

3 – Facebook – 53%

4 – Youtube – 46%

5 – Whatsapp – 36%

Talvez o dado mais relevante e surpreendente aqui seja a grande participação que o Google Shopping possui junto aos consumidores. Se você ainda não utiliza o Google Shopping em seu potencial máximo, saiba mais clicando aqui.

Redes sociais mais utilizadas para compras

Uma coisa é pesquisar pelos produtos, preços e informações, outra é realizar uma compra efetivamente. Embora os percentuais evidentemente mudem um pouco, quando o assunto é comprar o ranking das redes sociais continua bem parecido com o visto no tópico anterior:

1 – Instagram – 57%

2 – Google Shopping – 46%

3 – Facebook – 40%

4 – Whatsapp – 40%

5 – Youtube – 18%

A alteração mais impactante é como o Whatsapp se destaca quando o assunto é a conclusão da venda, enquanto o Youtube perde relevância.

Não é surpresa, pois o Youtube é de fato um mecanismo muito forte para pesquisas, para conhecer melhor um produto, vê-lo em funcionamento, e não para concretizar negócios.

Canais preferidos para comprar

Trouxemos apenas no universo das redes sociais quais são as preferidas dos consumidores para pesquisar e para comprar. Mas e no âmbito geral, considerando lojas online e lojas físicas, como fica essa preferência?

Diretamente nos sites ou apps das lojas virtuais fica disparado na frente com 78% da preferência dos consumidores. As lojas físicas aparecem bem distantes, com 17%, e as redes sociais nesse contexto ficam com apenas 5%.

E ainda tem muito empreendedor que não possui uma loja online própria, ficando dependente apenas das vendas pelas redes sociais ou de contatos diretos. Se você ainda não sabe como montar uma loja virtual, nós vamos te ajudar a entender o processo para que você crie seu site.

E quais serão os motivos que estão levando os consumidores a terem uma preferência tão grande pelos sites das lojas?

Para 55% deles, o principal fator é encontrar preços melhores diretamente nos sites das lojas. Outros 51% alegam que é por ser mais prático, enquanto 50% falam que é mais fácil pesquisar.

Também podemos destacar outros dois motivos que estão acima dos 40%. Trata-se do fato de ter acesso a avaliações de outros usuários (42%) e por encontrar mais variações dos produtos (41%).

Lojas físicas

Nesse mesmo contexto, o que será que atrai tanto os consumidores que ainda preferem as lojas físicas? Quais fatores eles valorizam que uma experiência de compra online não consegue suprir?

Para 53% dos entrevistados a melhor visualização dos produtos é a principal causa. Na loja física existe a possibilidade de tocar o produto, até mesmo experimentar, o que para alguns consumidores ainda é determinante para realizar uma compra.

Outros 41% se sentem mais seguros comprando diretamente em uma loja física. A rapidez foi mencionada por outros 37%, já que na loja física você já sai com o produto em mãos.

Redes sociais

E aqueles 5% que preferem as redes sociais? O que será que atrai mais a atenção desses consumidores para que eles realizem uma compra sem passar pelo site da loja?

55% deles informaram que é mais fácil de pesquisar pelas redes sociais e por isso esses canais tem sua preferência. A praticidade e por encontrar melhores preços aparecem logo em seguida, ambos com 45%.

Ainda podemos destacar outros dois itens, ambos com 41%, que são as avaliações de outros clientes (nas redes sociais é realmente bem prático encontrar diversas avaliações e comentários), além das informações completas e detalhadas sobre os produtos.

Se você não tem um perfil bem organizado, com avaliações visíveis, preços atrativos e interação com sua loja online, você estará perdendo em suas redes sociais todos os principais benefícios que costumam chamar atenção dos clientes.

 

Motivos de não comprar pelas redes sociais

Já vimos que o uso das redes sociais é bastante amplo para pesquisar marcas e produtos. Embora as principais mídias do planeta sejam decisivas na divulgação de um negócio, as compras concluídas diretamente nas redes sociais ainda pode melhorar bastante.

O que será que ainda leva tantos consumidores a fazerem toda a busca nas redes sociais, mas evitarem a conclusão da compra?

– 31% têm medo de compartilhar dados nas redes e sofrer golpes

– 24% ainda não sabiam que já era possível comprar diretamente pelas redes sociais

– 24% não confiam nas informações compartilhadas nessas mídias

– 21% tem medo do pedido vir errado ou nunca chegar

Conclusão

O material completo ainda apresenta outros dados bem interessantes, como por exemplo, um capítulo inteiro sobre Live Commerce. Mas, por tudo que trouxemos aqui no artigo, fica bastante claro que o Social Commerce tem bastante impacto nas vendas online atualmente.

Seja pela conclusão direta ou apenas pelas pesquisas, o volume de consumidores que faz uso das redes sociais é muito considerável. Qualquer negócio online que queira se destacar atualmente precisa ter perfis bastante ativos nas principais mídias.

Confira e analise todas as informações desse rico material e pense nas estratégias que você irá utilizar para atrair mais consumidores e ampliar suas vendas online!

Tag: loja virtualredes sociaisSocial Commerce
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Escrito por
Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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