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Seus visitantes estão se transformando em leads?

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Seus visitantes estão se transformando em leads?

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Acompanhar o desempenho de seu site e ações online é uma obrigação. No mínimo mensalmente é preciso analisar os índices e dados de sua loja, empresa ou seja lá qual for a sua atividade. As estratégias concentradas no ambiente online permitem um completo monitoramento do que está acontecendo. E uma das primeiras perguntas que você precisa responder é se seus visitantes estão se transformando em leads.

Sim, um questionamento aparentemente simples, porém valioso. Durante muito tempo, empreendedores, empresários e demais profissionais se preocuparam apenas em aumentar o tráfego de seus respectivos sites. Quanto mais visitantes melhor.

Ainda é assim na verdade, todos querem ter mais e mais visitantes. Só que atualmente é preciso mais do que analisar apenas o número de visitantes. E a qualidade deles, está adequada? Estou gerando mais vendas? Proporcionalmente aos investimentos feitos, as vendas aumentaram o suficiente? Meus visitantes estão deixando algum contato?

Se você ainda não avalia informações suficientes para responder estas perguntas, você está no caminho errado. Vamos falar mais sobre isso, esta será uma boa oportunidade para você refletir sobre o seu negócio.

Quantidade de visitantes

O primeiro quesito que realmente deve ser monitorado é como está o tráfego de seu site. Os demais índices dependem deste fator. Sem muitas visitas todo o trabalho de conversão, alimentação dos leads e vendas será comprometido.

Suas estratégias para gerar mais tráfego para o seu site precisam ser eficientes. Então é fundamental acompanhar de perto os efeitos das ações que estão sendo feitas. Seja um trabalho de SEO, ou mesmo os links patrocinados no Google Ads, e ainda as atuais essenciais iniciativas nas redes sociais.

Certifique-se de estar atingindo de fato o seu público-alvo. Quanto mais assertiva for a sua segmentação e a definição do público, mais sucesso você terá em aumentar os visitantes do site.

Conversões em leads

O próximo passo é analisar como está a conversão de visitantes em leads. Isso significa tentar entender quantos dos seus visitantes deixam algum contato e interagem com sua página. Quanto mais visitantes e menos leads, maior os indícios de que seus esforços estão sendo equivocados.

É fundamental acompanhar de perto e em conjunto estes dois números: visitantes e leads.

Não existe estratégia de sucesso que não se preocupe com o bom desempenho de ambos indicadores. Primeiro porque dificilmente você terá muitos leads se você se quer está gerando muitas visitas. E segundo porque ter muitos visitantes e poucas conversões significa que existe muito dinheiro sendo gasto de forma ineficaz.

Pode ser que você esteja atraindo o público errado, como já dissemos anteriormente. O impacto deste erro pode aparecer tanto nas metas de visitantes quanto nas metas de conversão.

Mas às vezes você está sim atraindo as pessoas desejadas, porém não oferece em seu site as ferramentas necessárias para que eles se convertam. Pode ser ofertar algum tipo de prêmio ou ofertas, como nas roletas inteligentes, pode ser um formulário de contato, chat online, materiais ricos, newsletter.

Enfim, são muitas as opções existentes. Até mesmo por meio de suas redes sociais é possível gerar leads, por meio de sorteios ou outros formatos de interação. É preciso que você seja ativo e criativo para que suas conversões sejam ampliadas.

Interação com seu negócio

Não pense você que o mais importante já passou. O processo é contínuo e o caminho até o sucesso nas ações é longo. Está recebendo muitos visitantes e convertendo um alto percentual deles em leads?

Excelente, você está indo bem, mas precisa ser efetivo nos próximos passos para atingir o objetivo principal: aumentar as vendas.

Ter muitos leads naturalmente vai representar uma melhora nas vendas, pois são pessoas interessadas que já interagiram com você ao menos uma vez. Mas o ideal não é contar com a sorte e com as ações naturais destes potenciais clientes. O ideal é você incentivar que os mesmos sigam se relacionando com seu negócio até que a venda seja concluída.

Envie e-mails relevantes periodicamente, comunique suas novidades, informações do mercado, ofereça novos materiais como e-books e infográficos. Tudo isso vai servir para manter sua empresa em evidência para grande parte dos seus leads.

Seja ativo também nas redes sociais, para que seus seguidores se lembrem de você e dos seus produtos o tempo inteiro. Com conteúdos de qualidade você receberá curtidas, compartilhamentos e comentários. Esse tipo de interação é essencial para demonstrar um bom alinhamento com seu público.

Uma coisa é fato: leads engajados e envolvidos com seu negócio estarão sempre mais próximos de comprar com você do que com seus concorrentes.

Quantidade de vendas

Seguindo as etapas, chegamos a outro monitoramento fundamental. Mas esse nem é necessário pedir para que você faça, certamente é algo que todo mundo que tem um negócio acompanha diariamente: quantidade de vendas e de novos clientes.

Todos os quesitos anteriores têm como objetivo principal gerar mais vendas. Só que nem sempre a lógica e a matemática são assim tão simples. Pode sim acontecer de você aumentar seus visitantes, gerar mais leads, ter mais interatividade com uma grande base de contatos e não ver isso se refletir em vendas.

Ou o aumento de vendas pode não ser o planejado com base em todos os gastos feitos nas etapas anteriores. Por isso a importância de monitorar e acompanhar tudo de perto.

Caso os índices de vendas não estejam dentro do esperado, você terá condições de analisar em qual ponto do processo está o problema. Se o público está bem alinhado, eles estão interagindo com você, seus preços são compatíveis com o mercado e o produto é bem avaliado, será impossível não ter aumento nas vendas e na quantidade de clientes.

Conclusão

Abordamos tudo isso para que você possa pensar com calma como está o seu negócio. Analise, reflita e repense seu planejamento e suas estratégias caso necessário. Mas em primeiro lugar, tenha fácil acesso a esses dados relatados no texto e acompanhe com regularidade.

São números e índices que trazem respostas. Muitas vezes a solução está na sua frente e você não está vendo. É comum isso acontecer com muitos empreendedores, principalmente negócios menores ou iniciantes.

E foque bastante na etapa de conversão de visitantes em leads. As ações mais comuns e mais práticas hoje são para aumentar o número de visitantes. Tornar o site, a marca e os produtos mais visíveis, isso quase todo mundo faz atualmente.

Mas nem todos acertam no passo seguinte, que é justamente transformar estes visitantes em potenciais clientes engajados com o negócio.

Faça a diferença naquilo que você propõe a levar para o mercado. Os recursos estão aí à sua disposição, basta querer!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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