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SEO Mobile: Maneiras de melhorar o posicionamento do E-Commerce no Google

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SEO Mobile: Maneiras de melhorar o posicionamento do E-Commerce no Google

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Como otimizar seu site para dispositivos móveis e buscar uma boa indexação? Aqui estão algumas dicas úteis de Seo Mobile!

A pesquisa na Internet geralmente começa com um mecanismo de pesquisa e quase sempre com um Smartphone. As pesquisas no Google a partir de dispositivos móveis superaram as realizadas por desktop.

Hoje, os donos de site enfrentam um desafio: garantir que seus produtos e serviços sejam sempre exibidos da maneira ideal e sejam facilmente encontrados nos mecanismos de pesquisa. Por isso, eles devem adaptar o site para ser exibido em dispositivos móveis.

O que é SEO Mobile?

SEO é um setor de marketing online que lida com todas as medidas destinadas a melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca. Com o tempo, o SEO Mobile tornou-se uma parte essencial da estratégia de SEO.

O Google, líder indiscutível do setor, reagiu ao crescente desenvolvimento do uso de dispositivos móveis, voltando sua atenção para a otimização de sites para dispositivos móveis. Em 2016, o Google anunciou pela primeira vez o desenvolvimento de um algoritmo dedicado ao tráfego móvel: uma resposta direta ao aumento excessivo no uso de telefones celulares entre os usuários da web.

SEO Mobile basicamente consiste em adaptar o site, o design e o conteúdo ao tamanho da tela e às plataformas de dispositivos móveis.

As marcas que observam os resultados de suas estratégias de marketing através do computador em um mundo baseado no tráfego móvel, podem perder oportunidades.

Assim, ser bem-sucedido em um ambiente em rápida mudança como esse requer uma forte compreensão das intenções expressas pelo usuário, sua maneira de usar o celular e como o site é exibido em dispositivos móveis. Confira algumas técnicas de SEO Mobile para e-commerce de sucesso!

Dicas de SEO Mobile para E-Commerce

1 – Site responsivo

A primeira etapa da otimização de um site para celular é escolher o design do site que será usado. Se o seu site já tiver uma versão para celular você estará pronto.

A experiência do usuário é o campo do Web Design que lida com todos os casos relacionados ao uso do site pelo usuário. Um site deve sempre privilegiar a usabilidade, ou seja, verificar se todas as funções exigidas ao usuário são simples e acessíveis.

Se o site é um e-commerce, ele deve facilitar as compras o máximo possível, desde o momento em que procuro um produto até o momento da entrega. Não apenas do ponto de vista gráfico, mas também do da informação.

Os sites responsivos oferecem aos usuários uma experiência consistente em todos os dispositivos, adaptando o layout ao tamanho da janela do navegador. O design responsivo adapta todos os recursos ao tamanho da tela, mas tudo na página permanece semelhante.

A navegação móvel deve se basear nos seguintes princípios:

  1. Simplicidade
  2. Funcionalidade
  3. Velocidade

No entanto, mesmo que o site seja minimalista e aparentemente vazio, isso não significa que tenha que ser feio. Existem exemplos de sites extremamente limpos, mas facilmente navegáveis ​​na Web.

2 – A importância da velocidade no SEO Mobile

Quem navega no Celular faz isso por sua praticidade: poder navegar na rede a partir de qualquer lugar usando a rede de dados. Infelizmente, a qualidade da conexão pode não ser satisfatória. Assim, se o site demorar muito para baixar os elementos ou páginas inteiras, é possível que o usuário o abandone antes mesmo de entrar.

Se a velocidade do site é importante em geral, para evitar o abandono da navegação e otimizar seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa, ela é ainda mais importante na otimização para dispositivos móveis.

Ter uma velocidade de carregamento extremamente rápida permite otimizar a experiência, economizar tempo precioso e, portanto, torná-lo mais responsivo. Ao minimizar imagens de alta resolução, vídeos, gráficos particularmente complexos, você torna o site mais rápido.

A otimização do tempo de carregamento da página é fundamental para SEO mobile. Lembre-se: todo mundo está com pressa! Você deve evitar o uso do Flash e não abusar do JavaScript. Também não são recomendados pop-ups, PDFs e infográficos.

A velocidade da página tem uma prioridade mais alta em dispositivos móveis do que em desktop.

3 – Ofereça uma boa experiência do usuário

De acordo com Peter Morville, os fatores que influenciam a experiência do usuário incluem:

  • Útil: seu conteúdo deve ser exclusivo e satisfazer uma necessidade
  • Utilizável: seu site deve ser fácil de usar e navegar
  • Desejável: seus elementos de design e marca devem despertar emoção e apreciação
  • Localizável: integra elementos de design e navegação para que os usuários possam encontrar facilmente o que precisam
  • Acessível: o conteúdo deve estar acessível a todos, incluindo 10% da população com deficiência
  • Credibilidade: seu site deve ser confiável para ser criado pelos usuários
  • Valoor: seu site deve agregar valor ao usuário
  • Tempo de carregamento: invista em um servidor de hospedagem de sites de qualidade, para que você tenha um bom carregamento e aumente o tempo de permanência dos usuários no seu site.

4 – Pesquisa de palavras-chave e SEO Mobile

Os usuários pesquisam e se comportam de maneira diferente entre dispositivos móveis e computadores. A pesquisa por voz se tornou cada vez mais comum, enquanto as palavras-chave geralmente são diferentes, dependendo das pesquisas realizadas em computadores ou dispositivos móveis.

O primeiro passo, de fato, é fazer uma distinção entre palavras-chave para celular e para computador, para entender melhor as necessidades dos visitantes de dispositivos móveis e fornecer a eles o conteúdo certo no melhor formato.

Você pode continuar oferecendo o conteúdo mais recente e detalhado aos usuários de desktop, mas isso não deve ser feito às custas dos usuários móveis.

Identifique as palavras-chave com maior probabilidade de serem usadas em dispositivos móveis e pesquise as intenções mais prováveis ​​dos usuários.

Muitas vezes usamos um Smartphone porque nos encontramos em situações em que é mais complicado usar as mãos, assim, usamos assistentes de voz como Google Now, Siri, Amazon Alexa, Cortana etc.

É importante saber que a pesquisa realizada pelo celular é muito discursiva e detalhada porque, aproveitando a voz, podemos pronunciar frases longas até para expressar os mesmos conceitos que normalmente resumiríamos com uma palavra-chave.

Com base nas palavras-chave encontradas, é necessário entender a intenção da pesquisa oculta por trás de cada palavra-chave, analisando a serp que o Google retorna.

Conclusões

Otimizar um site para dispositivos móveis parece um trabalho gigantesco. É verdade, mas os benefícios que ele irá oferecer podem potencialmente mudar as cartas na mesa e permitir que você obtenha resultados realmente importantes.

Se você está pensando em investir em SEO Mobile ou se já experimentou essa experiência, compartilhe sua opinião sobre o assunto nos comentários!

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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