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Semana do Consumidor: 7 dicas valiosas para impulsionar suas vendas!

LojaVirtual.com.br / Vendas Online  / Semana do Consumidor: 7 dicas valiosas para impulsionar suas vendas!
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Vendas Online

Semana do Consumidor: 7 dicas valiosas para impulsionar suas vendas!

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Nada melhor que aproveitar datas de grande movimentação no e-commerce para alavancar as vendas, não é mesmo? O Dia do Consumidor 2021, que é comemorado dia 15 de março e se estende por toda a semana, está se aproximando com ótimas expectativas para os lojistas.

Justamente pelo foco em benefícios para os consumidores, o evento vem ganhando grande destaque no país. Falamos em outro artigo do nosso blog sobre dados, números, curiosidades e expectativas para a data deste ano. São informações relevantes para você planejar suas estratégias.

E agora vamos trazer dicas para você preparar sua loja com promoções e ofertas exclusivas. Esse é o momento de começar a executar as ações pensadas para o evento. Serão milhões de consumidores buscando pelos mais diversos produtos ao longo das próximas semanas.

Conheça nossas 7 dicas valiosas e seja um sucesso de vendas na edição 2021 do Dia do Consumidor!

1 – Antecipe as promoções e a comunicação

O volume de pesquisas por promoções é bastante elevado no período que antecede o Dia do Consumidor. Milhões de consumidores começam a buscar pelos itens de interesse nas semanas anteriores ao evento justamente para acompanhar os preços atuais e possíveis ofertas.

Por isso você deve ter sua loja preparada já a partir do início de março, quando as buscas alcançam um grande volume, conforme foi observado na edição passada. Em 2020, o pico de pesquisas ocorreu 10 dias antes do evento.

Os lojistas que já estavam com suas estratégias definidas e sendo divulgadas tiveram mais visibilidade que os demais. As lojas que esperam apenas pela Semana do Consumidor para apresentar suas promoções podem perder centenas de potenciais clientes.

O tempo está curto, então acelere seu planejamento e coloque suas promoções em destaque o quanto antes. Ofereça algum tipo de cadastro antecipado para que a pessoa possa receber com exclusividade os benefícios e descontos do Dia do Consumidor.

E claro, faça uma comunicação abrangente ao longo dos dias que antecedem o evento. Você precisa garantir que sua base de clientes, demais leads e outros visitantes conheçam e se interessem pelas ofertas da sua loja.

2 – Demonstre proximidade e valorize os consumidores

O Dia do Consumidor não pode ser tratado como uma data promocional qualquer. O foco é o cliente, a data tem o objetivo de colocar o consumidor em destaque e evidência.

Pense nisso ao criar sua campanha. Mostre a importância dos consumidores para o seu negócio! Você pode adotar diferentes estratégias para cada grupo de contatos que você possui.

Os clientes que já compraram na sua loja ao menos uma vez, por exemplo, podem receber um e-mail ou outro tipo de contato com um agradecimento especial e uma oferta que incentive uma nova compra.

Valorize quem faz parte da sua base e mostre que você conta com eles novamente. Aproveite o momento de gratidão para divulgar a eles descontos exclusivos para a edição deste do evento.

3 – Crie campanhas especiais

Não faça mais do mesmo e não siga apenas oferecendo promoções já existentes. Essa é uma data que requer ofertas exclusivas. É uma grande oportunidade para trabalhar campanhas especiais para alavancar vendas.

Quando falamos em campanha especial significa que, além da mensagem de valorização e gratidão aos consumidores, você precisa oferecer a eles descontos e benefícios diferenciados.

Não adianta ficar no lugar comum, como por exemplo, ofertando 10% de desconto. Esse tipo de promoção ocorre o ano inteiro em milhares de e-commerces. Não são ofertas como essa que irão atrair potenciais consumidores para o seu negócio.

Nem mesmo o frete grátis pode ser tratado como um diferencial, pois muitos dos seus concorrentes certamente adotarão a mesma estratégia. Porém, é uma iniciativa extremamente valorizada pelos consumidores e não pode ser desconsiderada em sua loja.

Seja mais agressivo nas promoções! Mostre para seus consumidores que realmente se trata de uma oportunidade imperdível. Caso você não tenha margem para descontos agressivos, seja mais estratégico.

Aí você pode se perguntar: como fazer isso?

Ofereça um brinde para a compra de determinados produtos, aumente o desconto de acordo com o valor total da compra, ofereça bônus para uma próxima compra.

Assim, mesmo que sua promoção no momento não seja tão diferente dos concorrentes, você estenderá os benefícios para novas compras. O que é ótimo, inclusive, como um processo de fidelização dos clientes.

4 – Lance novos produtos ou programas

Que tal programar alguma novidade para ser lançada e divulgada justamente para o evento? Pode ser uma ótima cartada para gerar engajamento e atrair mais consumidores.

Pode ser um novo produto que você agregou ao portfólio da sua loja. Ou então uma nova versão de um item que você já trabalha atualmente, situação muito comum com eletrônicos, por exemplo.

Mas não precisa se limitar apenas a novos produtos ou novas versões. Talvez você nem tenha nenhuma previsão de ter novidades nesse sentido. Isso não significa que você não tenha nada diferenciado para ser feito.

Você pode lançar um programa de fidelização, um clube de desconto ou algo similar. Comece pelos consumidores que já fizeram compras em sua loja antes, informe a eles sobre o novo programa e que já existem vantagens especiais para a próxima compra na Semana do Consumidor.

E aproveite um lançamento desse porte para incentivar novos compradores. Por exemplo, ao comprar na sua loja na Semana do Consumidor e aceitar participar do seu clube de descontos, seu novo cliente já vai ganhar X pontos para benefícios futuros.

5 – Explore a Semana do Consumidor

Não limite suas promoções apenas para o dia 15 de março, que é o Dia do Consumidor. Utilize a data apenas para marcar o início das ofertas, mas faça um trabalho mais amplo ao longo de toda a semana.

Muitos e-commerces já tratam o evento como Semana do Consumidor, justamente para expandir o período promocional e aumentar a movimentação na loja por mais tempo. Os próprios consumidores já sabem que existem muitas lojas online que trazem boas oportunidades durante a semana inteira.

6 – Prepare um atendimento diferenciado

Assim como em todo evento, é fundamental que você prepare sua loja para ter um atendimento efetivo durante os dias de maior movimentação. Você pode garantir diversas vendas por conta da eficiência no atendimento.

É normal os consumidores terem algumas dúvidas quando se tem ofertas especiais. Se você não disponibilizar a eles um canal prático para se comunicar com você, algumas compras podem deixar de ser feitas pelo simples fato do usuário não ter conseguido esclarecer algumas questões.

Trabalhe com um chat online e tenha atendentes preparados e conhecedores dos produtos e das promoções. Se não tiver um chat, ofereça atendimento rápido por telefone ou um formulário prático de fale conosco com retorno quase imediato.

Uma loja virtual precisa estar sempre atenta ao atendimento. Os consumidores valorizam muito receber atenção, mesmo no ambiente online. Essa é a principal forma de contato com você, é a principal maneira de humanizar parcialmente a relação.

7 – Mantenha relacionamento pós evento

Aproveite todos os novos cadastros gerados para realizar um amplo trabalho de pós-venda depois do evento. E não se limite apenas aos consumidores que efetivaram uma compra na loja.

Você pode e deve segmentar suas bases para ter diferentes abordagens e ações com cada lista, mas o ideal é explorar relações com todos que deixaram cadastro no seu site.

Pense em quantas oportunidades você pode ter, por exemplo, com os usuários que abandonaram carrinho. Você sabe que existiu um interesse e algo impediu que a compra fosse concluída. Procure saber o que ocorreu.

Faça um levantamento com o maior número de potenciais clientes possível para entender o que gerou a desistência. Pode ser que você identifique a necessidade de realizar alguma melhoria na loja.

Ou pode ser que você identifique a oportunidade de ofertar algum benefício para os leads dessa lista, o que aumentará as chances de converter parte deles em clientes.

Conclusão

Oportunidades não faltam para você explorar a Semana do Consumidor com sucesso! Veja todas as nossas dicas e coloque em prática tudo que você considerar pertinente para o seu negócio.

Aproveite todo o potencial da Semana do Consumidor para movimentar bastante seu e-commerce.

E se você já usuário da nossa plataforma e ainda não viu, temos banners gratuitos do evento para você baixar e aplicar no seu site deixando a loja ainda mais atrativa!


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Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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