(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Segurança no e-commerce: entenda a sua importância!

LojaVirtual.com.br / Especializando em e-commerce  / Segurança no e-commerce: entenda a sua importância!

Segurança no e-commerce: entenda a sua importância!

Tempo de Leitura: 4 minutos.

As vendas pela internet estão crescendo no mundo todo, e no Brasil não é diferente. Dados divulgados pela empresa de informações sobre o varejo eletrônico Ebit, mostram que, em 2016, as lojas online faturaram R$ 44,4 bilhões. Isso significa uma alta de 7,4% ante o ano anterior, enquanto que para 2017 a expectativa de crescimento é de 12%.

Diante de uma projeção tão animadora, o que uma loja precisa fazer para se destacar na internet e faturar cada vez mais? A principal preocupação de qualquer empreendedor deve ser, primeiramente, com a segurança no e-commerce.

Quer saber como manter seu e-commerce seguro e evitar problemas para seus clientes e para si mesmo? Confira as dicas que listamos para você!

Por que devo prezar por segurança no e-commerce?

Criar uma loja virtual segura é o primeiro passo para quem quer empreender e crescer com vendas online. Isso porque, para efetuar compras, os consumidores precisam inserir dados pessoais, bancários e sigilosos.

É de responsabilidade do empreendedor garantir que o cliente seja preservado, afinal, o que ele busca é poder fazer compras  sem sair de casa e sem se preocupar com possíveis fraudes. A confiança estabelecida entre cliente e loja é a chave para uma relação de sucesso que tem tudo para perdurar.

Claro que, além disso, o produto deve ter qualidade e a entrega precisa ser feita no prazo estipulado. É imprescindível que o atendimento pós-venda seja satisfatório, mas a principal preocupação de quem quer empreender na internet deve ser em relação à segurança. Esse é o setor que demanda mais investimento.

Como deixar o meu e-commerce mais seguro?

Uma das coisas que você precisa ter em mente é que garantir a segurança dos seus clientes é proteger a si mesmo e resguardar sua empresa. Evitando problemas com fraudes você pode focar em ações que farão seu negócio deslanchar, como estratégias de marketing, aquisição de novos produtos e fidelização do cliente sabendo que seu negócio está a salvo.

As dicas listadas abaixo mostram a importância da segurança no e-commerce. Você, enquanto dono de loja virtual, é prestador de um serviço e deve zelar pela proteção dos seus clientes.

Atualize regularmente o software

Novas vulnerabilidades e vírus são criados a todo momento por hackers e pessoas mal intencionadas em busca de golpes e fraudes. Por isso é tão importante que seu software e protocolo de segurança passem por atualizações periódicas. Mantenha um sistema que permita essas atualizações e invista na segurança do seu negócio.

Se você quer economizar com algo na criação ou manutenção da sua loja online, escolha outro setor que não seja a segurança. Ela deve ser sua principal preocupação. Tomar medidas que vão garantir a sua proteção e a do seu cliente é essencial.

Exija senhas seguras

Para que um cliente possa comprar em sua loja online, ele precisará criar um login e uma senha de acesso, e terá as suas informações salvas, podendo receber sugestões personalizadas de compras e listar produtos favoritos sem precisar inserir dados como endereço e número de cartão todas as vezes que desejar fazer alguma compra.

Tudo isso é muito positivo e facilita a vida do seu consumidor. Entretanto, manter o registro desses dados pode ser perigoso caso você não adote medidas para proteger as informações disponibilizadas por seus clientes.

Exija que, para poder ter um perfil em sua loja, o comprador necessite escolher uma senha única bem elaborada e que envolva a combinação de números e letras maiúsculas e minúsculas. Essa é uma maneira de dificultar a quebra de sigilo e proteger os dados do cliente, além de mostrar a ele que você se preocupa com a segurança

Contrate uma plataforma para criação da loja virtual

Você vai precisar de uma plataforma para a criação e manutenção da sua loja virtual e, para escolher a mais adequada, verifique quais são as medidas de segurança adotadas pela empresa.

Pesquise a reputação dela como um todo, pergunte sobre outros clientes, peça por casos de sucesso e faça experiências nos sites deles também. Assim, você terá certeza de que pode confiar no serviço prestado.

Saiba que a plataforma terá dois ambientes: o Front End, que consiste basicamente no layout da loja virtual e funciona como uma vitrine, e o Back End, que é o sistema por onde você administra o e-commerce: insere as informações de produtos e controla o estoque, os pedidos, os pagamentos e as entregas.

É primordial que a empresa ofereça um serviço de qualidade para que você tenha sucesso e se destaque nas vendas online. Para escolher a melhor plataforma, verifique a qualidade do suporte oferecido e como o sistema pode ser flexibilizado e personalizado para atender suas necessidades. Também é interessante que você conheça as integrações disponíveis e analise as funcionalidades do serviço.

Faça testes como consumidor

Uma boa maneira de avaliar não somente a segurança no e-commerce como toda a experiência de compra do seu cliente é fazer testes como consumidor. Acesse sua loja virtual e imagine que você quer comprar algum produto. Navegue em busca de opções, faça seu cadastro e passe por todas as etapas de compra.

Faça esse teste com comprometimento e isenção, avaliando de forma sincera o serviço que você presta aos clientes. Veja o que pode ser melhorado e fique muito atento às questões de segurança. Sua loja inspira confiança ao seu público? Caso a resposta seja negativa, busque imediatamente uma solução para esse problema.

Mantenha uma boa reputação

É muito importante que você mantenha uma boa reputação na internet. Antes de comprar, o consumidor faz pesquisas e, se ele encontrar algum usuário questionando sua loja, seus produtos ou a segurança que você oferece, ele certamente desistirá de comprar.

Além do cliente, pessoas mal intencionadas também fazem buscas online. Se encontrar algum registro de falha de segurança na sua loja, o hacker pensará que você não investe nesse quesito e fará do seu e-commerce um alvo.

Garantir aos seus clientes um ambiente protegido para comprar é o primeiro passo para ter sucesso. Aliando segurança no e-commerce a uma plataforma com layout agradável, produtos de qualidade e entrega rápida, você certamente vai se destacar no mercado.

Quer empreender com segurança na internet? Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a criar uma loja virtual completa!

Share

Gabriel é sócio e co-fundador do LojaVirtual.com.br. Adora Tecnologia, novidades no mundo de marketing digital e métricas. É geminiano e grande fã de bons filmes.

No Comments

Post a Comment