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Saiba tudo sobre o desempenho do e-commerce no 1º trimestre de 2021

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Saiba tudo sobre o desempenho do e-commerce no 1º trimestre de 2021

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Loja Virtual foi uma das empresas apoiadoras da 7ª edição do Relatório Neotrust. Confira alguns dos principais dados nesse artigo e aproveite para baixar o material completo gratuitamente

O primeiro trimestre de 2021 fechou com 78,5 milhões de pedidos no e-commerce. Para quem já vive das vendas online ou pensa em ingressar na área, essa é uma informação bastante animadora. O relatório Neotrust 7ª Edição, lançado no fim de abril, traz dados muito completos e interessantes sobre o comércio eletrônico brasileiro.

Vamos trazer ao longo do conteúdo algumas das principais informações, como por exemplo:

– Faturamento do e-commerce brasileiro;

– Variação do ticket médio 1T21 x 1T20;

– Perfil de compras: homens ou mulheres estão gastando mais?

– Porcentagem por faixa etária: qual idade está mais presente no comércio digital?

– Quais categorias mais faturaram e mais tiveram pedidos realizados neste trimestre?!

– Posição das categorias mais vendidas durante a quarentena;

Já ficou curioso para conferir, não é mesmo?

Tudo que foi abordado no relatório poderá ser utilizado de maneira estratégica em seu negócio online. Quanto mais conhecimento do mercado e dos consumidores, mais eficazes se tornam as campanhas criadas e a comunicação com os potenciais clientes.

Então vamos começar a passar por todos esses dados. Lembrando que para baixar o relatório completo gratuitamente você pode clicar aqui.

1º Trimestre de 2021

Como será que foi o desempenho do e-commerce brasileiro nos primeiros meses do ano? Será que o grande crescimento registrado desde o início da pandemia permaneceu?

Os números revelam que sim, e após o fechamento do 1º trimestre fica ainda mais fácil perceber. Vejamos então alguns dos principais índices registrados ao longo do período.

Somente nos meses janeiro, fevereiro e março desse ano já foram registradas 78,5 milhões de compras online, o que representa um crescimento de 57,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Essas compras resultaram em um faturamento de R$35,2 bilhões para o setor. Sabe de quanto foi o crescimento na comparação com 2020?

Simplesmente 72,2%!

Somente esses dados já demonstram o tamanho da consolidação do e-commerce junto aos consumidores brasileiros.

Variação do ticket médio

Muitas vezes pode ocorrer um aumento no número de pedidos e uma queda no ticket médio, o que resulta na estagnação do crescimento ou índices bem pequenos de alta. Não é o caso atualmente.

Além do já citado incremento no número de pedidos e no faturamento, o ticket médio também aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. O ticket médio gasto no 1º trimestre foi de R$447,90, um crescimento de 9,4% na comparação com 2020.

O ticket médio cresceu até mesmo se comparado com o último trimestre do ano passado, período bem aquecido pela Black Friday e Natal.

Se a tendência permanecer, o ano de 2021 terá números incrivelmente expressivos ao final do ano!

Valor do frete

O custo do frete é um dos fatores que mais influenciam a tomada de decisão dos consumidores. Não por acaso o relatório traz um tópico específico para falar do assunto. As estratégias de precificação do frete ou mesmo o uso do frete grátis, são cada vez mais tratados como diferenciais por parte das lojas.

No 1º trimestre de 2021, mais da metade das compras (53%) foram realizadas na modalidade de frete grátis. No mesmo período do ano passado esse índice foi de 47%. O valor médio do frete foi de R$18,15, uma redução de 15,5% na comparação com o ano anterior.

Resumindo, as lojas virtuais que não praticaram ofertas com frete grátis ou aumentaram os custos dos fretes em função de dificuldades logísticas, possivelmente perderam vendas e clientes para outras lojas.

Principais categorias em pedidos e faturamento

Outra informação que vale a pena ser observada no e-book são as principais categorias, tanto em número de pedidos quanto em faturamento. É uma maneira de entender o comportamento dos consumidores, e também pode servir como informação pertinente para quem está buscando definir em qual segmento atuar.

No caso das categorias com maior número de pedidos, o top 3 é:

1 – Moda e Acessórios com 16,6%

2 – Beleza, Perfumaria e Saúde com 15,2%

3 – Entretenimento com 12,6%

Já o top 3 das categorias com maior faturamento é:

1 – Telefonia com 21,2%

2 – Eletrodomésticos e ventilação com 17%

3 – Entretenimento com 12,4%

O perfil dos consumidores

Quem será que está comprando mais, homens ou mulheres? E quais as faixas etárias mais atuantes no e-commerce? O estudo apresentado no relatório da Neotrust traz todos esses dados.

As mulheres foram responsáveis por 58,1% do total de pedidos realizados no 1º trimestre. Apesar de ser maioria em quantidade de pedidos, o ticket médio do público feminino foi inferior (R$538,20 masculino contra R$382,80 feminino).

A idade média dos consumidores nos três primeiros meses do ano foi de 37 anos. O público de 36 a 50 anos representou 33,9% do total de pedidos, seguido de perto pela faixa de 26 a 35 anos, com 33,1%.

Foram 3,8 milhões de novos consumidores, um dos únicos indicadores com queda em relação ao mesmo período do ano passado. Em compensação, o número de consumidores únicos no período aumentou 43,9%.

Confira o relatório completo

Trouxemos nesse artigo apenas um resumo de algumas das principais informações do relatório. São dados muito interessantes para quem possui um negócio online, pois indica perfis, comportamentos e tendências do e-commerce.

A Loja Virtual foi uma das empresas apoiadoras do material, ao lado de parceiros como a ClearSale e o Movimento Compre & Confie. Se você não viu o link no início do conteúdo, baixe o e-book completo clicando aqui.
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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