
Saiba quais são os melhores canais de divulgação para o seu negócio
Você sabe o que são canais de divulgação? Ao falar o nome assim, pensamos em diversas opções de canais, lembrando exatamente das redes sociais. Sim, as redes sociais são canais de divulgação altamente importantes no mundo do marketing digital.
Mas como isso começou? Nas lojas físicas, um exemplo clássico, é quando pensamos em um produto x. Vamos imaginar que uma pessoa faz bolos, e começa a vender em frente de casa, conquistando inúmeros clientes.
Aumentando a demanda de bolos para fazer, ela percebe que deve ampliar as opções para aumentar o seu negócio e, então, começa a distribuir os seus produtos para distribuidores, varejistas e atacadistas.
Os clientes que irão comprar a marca dessa pessoa, será a partir de uma venda indireta, ou seja, não irá mais comprar diretamente com ela, a fornecedora.
Desse modo, o negócio irá crescer bem mais rápido que se fosse vender na porta de casa como ela fazia antes.
Se o seu negócio crescer e for preciso contratar funcionários para auxiliar na demanda de produtos é essencial fazer cursos de gestão de pessoas e liderança ead para lidar com seus colaboradores da forma certa.
Como isso funciona no mundo digital? Se você tem uma marca e não sabe como divulgá-la para fazer o seu negócio crescer, iremos te ajudar com as melhores dicas de divulgação.
Continue rolando o mouse para baixo e boa leitura!
O que são canais de divulgação?
Com uma breve explicação conseguimos entender como funcionam as vendas diretas e indiretas, mas você sabe exatamente como tudo isso funciona, desde o início?
Os canais de divulgação começam desde o momento do fabricante, pois existe um planejamento logístico para tudo acontecer.
Para que os produtos cheguem às lojas, há um planejamento sobre o design, quais serão os parceiros que irão trabalhar junto com esse fornecedor até chegar no consumidor final.
As organizações trabalham em conjunto, pois sozinhas não dariam conta de tanta demanda, por isso os canais de divulgação são tão importantes.
Para um produto chegar na sua mesa, é necessário passar por vários processos para que as vendas comecem a surgir.
É o conjunto de iniciativas que estará envolto em todo o processo de disponibilização do produto até chegar no sonhado consumidor.
Entre todos esses processos para chegar no cliente, as vendas são separadas em:
1 – Vendas diretas
Esse método de venda é bem popular e acontece diversas vezes por pessoas do nosso convívio, que, por exemplo, podem vender uma roupa falando diretamente conosco.
Quem nunca comprou aquele doce, roupa ou cosmético que aquele amigo vendia? Esse é o processo de uma venda direta, em que comerciantes pequenos fazem suas vendas, o famoso boca-a-boca.
Com um curso de gestão financeira, suas vendas podem ser potencializadas, aprendendo os métodos de como gerenciar o seu negócio, assim aumentando as vendas e lucrando.
2 – Vendas de distribuição dual
Nessa tática de vendas, o comerciário poderá vender diretamente como no exemplo anterior, como também pode usar intermediários para isso.
Ou seja, fazer com que seus produtos e serviços sejam vendidos em outros lugares além da sua venda direta.
Isso acontece com produtos da saúde e, para que você obtenha um conhecimento maior nessa área tão ampla e importante, é necessário fazer um curso de gestão hospitalar ead, que te fará entender como funciona um hospital e como é possível gerenciá-lo.
3 – Vendas indiretas
São vendas que necessitam de auxílio de um intermediário, ou seja, são aquelas vendas de produtos dentro dos supermercados, lojas de eletrodomésticos e móveis, o comércio varejista.
Outra forma que as vendas indiretas acontecem são nas distribuidoras e revendedoras, que dependendo do nível da sua marca, poderá alcançar públicos de vários países do mundo.
Por isso é relevante salientar a importância de fazer um curso de gestão financeira ead preço justo e acessível para microempreendedores para entender esse processo e fazer tudo da forma lucrativa para expandir os seus negócios.
Quais são os principais canais para a divulgação de uma empresa?
Em questão da atualidade, hoje, para divulgar produtos e serviços, a internet juntamente com as redes sociais são grandes aliadas para se obter sucesso.
Onde as pessoas passam horas e horas conectadas são nas redes sociais. Se necessitam tirar dúvidas, vão no Google ou em outro site de buscas.
Dessa forma o melhor método de divulgação é se conectar a internet e buscar as melhores opções de canais para divulgar os seus serviços.
Entre os principais estão:
- Redes Sociais como Facebook e Instagram;
- Marketplaces;
- Email Marketing;
- Sites e Blogs.
Abaixo iremos esmiuçar a importância de cada um dos tópicos.
1 – Redes sociais como Facebook e Instagram
As redes sociais são os métodos mais eficazes para se divulgar serviços. O Facebook e o Instagram tem diversas opções para alcançar esses objetivos, através da aproximação do público, conseguir divulgar a empresa, trazer conteúdos para gerar leads e consequentemente gerar vendas.
Importante saber qual o tipo de público está lidando e, para isso, uma pesquisa de mercado com o seu público-alvo ajudará a alavancar as vendas, vendendo para as pessoas certas.
Um curso de gestão estratégica de marketing e vendas é capaz de potencializar a forma de trabalho, aprendendo sobre estratégias, marketing digital e como alcançar o público de acordo com sua persona.
2 – Marketplaces
Atualmente o marketplace tem sido uma fonte de ouro para vendedores, isso porque através de outra plataforma, você poderá vender seus produtos.
Muitos compradores que acessam essas plataformas já estão na intenção de comprar, e se você usar preços atrativos e produtos de qualidade, sua loja ficará em ascensão.
Para ser um bom vendedor, e aprender técnicas específicas, faça um curso de gestão comercial e marketing ead, pois com isso você conseguirá lidar com vendas em diversas plataformas entendendo qual te trará mais lucros.
3 – Email Marketing
Há quem diga que email não faz vendas, pelo contrário, a maioria dos leads são nutridos através do email marketing, pois ao se cadastrar em seu site, e ter interesse em seus serviços, você sabe que já é meio caminho andado para esse lead se tornar um cliente por alguma hora.
No e-mail marketing pode-se enviar promoções e conteúdos que interessem aquele lead. É uma das melhores formas de fidelizar clientes.
Se você tem uma loja física e tem colaboradores, é importante entender de gestão de pessoas em startups, pois, é necessário passar motivação para os mesmos, e fazerem entender de como funciona cada plataforma.
4 – Sites e Blogs
Criar conteúdo para atrair os seus leads é uma das melhores formas de se fidelizar clientes. Isso porque através de conteúdo SEO sua página ficará entre as primeiras dos mecanismos de busca, fazendo com que pessoas se interessem pelos seus serviços.
Um site e blog que ficam entre os primeiros dos mecanismos de busca, passam credibilidade aos seus clientes, por isso é importante entender como otimizar seus sites para atingir público da forma certa.
Estude ao máximo para entender todas as estratégias que devem ser utilizadas para alcançar os seus objetivos, busque priorizar seus colaboradores, os ensinando as mesmas estratégias.
Além dos cursos de marketing é essencial fazer um curso de gestão de recursos humanos ead preço acessível e com qualidade. Isso irá te ajudar a lidar com seus colaboradores de forma ética.
Qual a importância dos canais de marketing?
Agora que já sabemos quais são os canais de marketing que irão alavancar os seus negócios, entendemos a importância deles para atrair leads e fidelizar clientes.
Todos os canais de marketing geram benefícios tanto para o vendedor, donos das lojas online como para os clientes, pois com fácil acesso e informações é mais fácil de finalizar vendas.
Através dos canais de divulgação, você poderá criar uma conexão com seus clientes, gerando confiança neles ao comprar os seus produtos.
Lojas que postam conteúdos das marcas em redes sociais, e conversam com seus leads têm probabilidade maior de vendas do que os que não fazem.
No mundo atual, todas as pessoas querem tudo mais rápido, ou seja, se ela se interessa por um produto específico, não irá nem pesquisar sobre, apenas irá nas redes sociais dessa loja e ver comentários sobre os produtos.
Ao se deparar com a loja tirando dúvidas dos clientes, e comentários positivos, com certeza essa pessoa que planejou ver a rede social da loja não irá ficar apenas “vendo” e sim irá finalizar uma venda.
Por isso é importante ter canais de divulgação de marketing! Veja qual é a melhor opção para sua marca, e qual tem mais a ver com o seu público-alvo e arrase nas vendas!
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.