
Saiba quais são as principais tendências do e-commerce em 2021
Tempo de Leitura: 5 minutos.O mercado está em constante transformação, e isso fica ainda mais acentuado no meio online. O e-commerce vem crescendo a passos largos nos últimos anos e novas tecnologias, recursos inovadores e ferramentas surgem a todo o momento para facilitar a vida de lojistas e consumidores.
Quem possui uma loja virtual ou vende produtos online informalmente deverá ficar atento para as tendências do e-commerce em 2021.
Quanto mais antenado você fica, melhor você consegue aproveitar as novidades disponíveis a favor de seu negócio. Veremos neste artigo as principais tendências do e-commerce para este ano. Fique ligado e veja se você já conhecia algumas delas, e claro, analise quais você poderá aplicar em sua loja.
Vamos em frente!
1 – Relacionamento humanizado com clientes
Proporcionar um bom atendimento e um bom relacionamento com visitantes e clientes é uma premissa básica de qualquer negócio. Porém, milhares de negócios ainda encontram muitas dificuldades para oferecer uma relação saudável, transparente e cordial.
E para esse ano a tendência no e-commerce envolve um ponto ainda mais importante nas relações comerciais: a humanização dos atendimentos. A busca pela agilidade no contato com os visitantes de sua loja é fundamental, mas isso provocou uma enxurrada de ações mais frias e robotizadas nos últimos anos.
É claro que a automatização e o uso de chatbots, por exemplo, não devem ser descartados. Na verdade são situações que também seguem em alta e até poderiam ser tratadas como tendências para 2021. Só que a humanização na relação com clientes é uma necessidade ainda mais forte, então os lojistas precisam ser ainda mais estratégicos.
Saber como, onde e quando usar os atendimentos automatizados e os robôs é essencial. Assim como é fundamental para o sucesso da sua loja online conhecer as características dos clientes, saber ouvir, compreender e dialogar com eles de maneira mais próxima.
Seja nas redes sociais, via telefone, Whatsapp, e-mail ou através de um chat online em sua loja, prepare sua equipe de atendimento para saber se comunicar e se relacionar com todos que procurarem pelo seu negócio.
Deixe as respostas mais frias e objetivas para as ações em que a automatização funciona bem. Em todas as outras situações o seu e-commerce precisa pensar em oferecer uma experiência qualificada para os usuários.
Quanto mais você conhece o perfil dos seus clientes, mais direcionada e personalizada será sua relação com ele. E pode ter certeza, um cliente atendido de maneira humanizada fica muito mais propenso a comprar em sua loja e retornar outras vezes.
2 – Segurança online
A falta de confiança em fornecer dados cadastrais e de pagamento sempre foi um dos principais motivos para milhões de consumidores evitarem o e-commerce. É bem verdade que esse cenário já mudou bastante, graças a evolução dos recursos de segurança e o investimento das lojas na garantia da proteção de dados dos clientes.
Se a sua loja não tem nenhum recurso de segurança, a começar pelo Certificado SSL, aquele que deixa o site com o HTTPS (site seguro), você certamente perderá muitos potenciais clientes.
Os usuários da Loja Virtual já possuem o SSL garantido gratuitamente em todos os planos, aumentando assim a segurança e a confiabilidade das lojas criadas na plataforma.
É muito comum os usuários observarem se o site é seguro antes de confirmar uma compra, então dessa forma quem já possui o SSL sai na frente de outros diversos concorrentes.
Busque por outros recursos que você pode ter em sua loja por meio das integrações oferecidas pela plataforma de e-commerce utilizada. Quanto mais garantias, segurança e maneiras de combater fraudes, mais tranqüilidade você e seus clientes terão.
3 – Agilidade nos pagamentos
Cada vez mais maneiras de efetuar pagamentos estão surgindo para facilitar a vida de lojistas e consumidores. O objetivo é dar mais flexibilidade e variedade de opções aos clientes, e ao mesmo tempo utilizar recursos com taxas menores e mais ágeis no repasse dos valores.
Lojas que seguem oferecendo aos usuários apenas uma ou duas opções diferentes de pagamento acabam perdendo vendas. Hoje você pode oferecer, além dos métodos de pagamento já tradicionais, outros meios alternativos como o Paypal, o PicPay, dentre outros.
Você pode também estudar o uso do cashback em sua loja, recurso que vem ganhando cada vez mais espaço nos meios de pagamento online.
E quando falamos em variedade nos meios de pagamento, e principalmente na agilidade, estamos dando ênfase na experiência do usuário. O direcionamento para outras telas, longos cadastros e a necessidade da confirmação demasiada de dados gera desistências e compras não concluídas.
Observe nas integrações disponíveis na plataforma que você utiliza todos os meios de pagamento disponíveis em seu plano. Faça seu cadastro junto aos principais players, observe as condições e taxas, o funcionamento da integração e tenha em sua loja principalmente os meios de pagamento que ofereçam o checkout transparente, ou seja, todo o processo concluído dentro do próprio site da loja.
4 – Experiência do usuário
Um pouco de tudo o que falamos até o momento impacta na experiência do usuário. Não adianta ter bons preços, ser agressivo nas promoções e ter bons produtos se a experiência oferecida aos consumidores em sua loja não for boa.
Quanto mais habituados a comprar online as pessoas ficam, mais elas vão prezar por boas experiências. E tudo começa pela navegação no site da loja, a velocidade de carregamento, funcionamento em dispositivos móveis (principal meio usado pelos consumidores), facilidade para encontrar produtos e informações e praticidade no processo de compra.
Uma pesquisa realizada em 2018 pela Unbounce revelou que 73% dos usuários não esperam mais que 3 segundos pelo carregamento de uma página. Talvez esse percentual atualmente seja até maior, visto que as pessoas estão cada vez mais impacientes e imediatistas.
É importante também que sua loja tenha categorias de produtos bem definidas, facilitando a busca dos consumidores. Aposte sempre em fotos de alta qualidade, tenha uma boa variação de modelos e cores, mostre cada produto por todos os ângulos possíveis.
Faça promoções e ofertas personalizadas de acordo com o perfil de cada persona do seu negócio. Se você realizar um bom trabalho nos quesitos apresentados nos tópicos anteriores, mais as dicas que trouxemos agora, você dará um grande passo para oferecer uma ótima experiência aos seus consumidores.
5 – Ampliação dos canais de venda
O meio online permite que você amplie sua atuação em diferentes canais. Até pouco tempo atrás se falava muito apenas em lojas físicas e lojas virtuais. Hoje você pode ir além dessas opções e atuar de maneira integrada em várias frentes.
Ter uma loja virtual própria é um passo fundamental para quem vende ou pretende vender online, pois ali se torna o seu espaço, personalizado com sua marca, seus produtos e todas as informações pertinentes. É essencial para alavancar o negócio online.
Mas você pode atuar também nos Marketplaces, que são grandes lojas com abrangência nacional e um público muito vasto. Ainda é o canal online onde ocorrem o maior número de compras por parte dos consumidores.
Você pode ter a página da sua loja nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, se aproveitando da área de shopping dessas ferramentas. Lá você insere seus produtos com imagens, descrição e direciona os seguidores direto para sua loja virtual, por exemplo.
E o melhor, é possível ter integração entre cada um desses canais, como citamos nesse caso acima do Instagram Shopping. As plataformas de e-commerce também oferecem outros recursos e integrações com os Marketplaces.
Dessa forma você cria sua loja e faz uma integração mais automatizada com essas grandes lojas onde você deseja vender seus produtos.
Aplique as tendências em seu e-commerce
Agora que vimos quais são as 5 principais tendências do comércio eletrônico brasileiro para esse ano, que tal validar aquilo que você pode aprimorar ou mesmo criar para sua loja?
O mercado online está aquecido, somente em 2020 foram mais de 10 milhões de novos consumidores, porém a concorrência também cresceu consideravelmente com o surgimento de milhares de novas lojas virtuais, fora outros milhões de vendedores informais que utilizam as redes sociais.
Dessa forma sua loja precisa estar em constante evolução. Não desconsidere as tendências do mercado e realize o máximo de iniciativas que você puder dentro de cada uma delas.