
Saiba o que vender no Natal em sua loja virtual
Tempo de Leitura: 6 minutos.É verdade que uma grande quantidade de consumidores adiantou as compras de Natal na Black Friday. Se você tem acompanhado nossos conteúdos, você leu sobre essa tendência nas pesquisas que divulgamos. Porém, essa que é uma das mais importantes datas do e-commerce não perdeu o seu encanto. O Natal movimenta milhões de pessoas, e milhares de lojas dos mais variados ramos podem se beneficiar.
O mês de dezembro começa em um ritmo mais desacelerado, mas quanto mais o Natal se aproxima, mais as buscas e as compras online se intensificam. De acordo com pesquisa realizada pelo Social Miner, em parceria com Opinion Box e a All In, 19% dos entrevistados iniciam suas compras ao longo das primeiras semanas do mês.
E ainda existem outros 48% dos respondentes que afirmaram que irão comprar no Natal. Dessa forma, do total de entrevistados, quase 70% farão compras, sejam aqueles que já começaram ou quem deixa para a véspera.
Vamos passar ao longo do artigo por mais detalhes da pesquisa e sugestões de produtos para que você saiba o que vender no Natal em seu e-commerce. Para conferir a pesquisa completa clique aqui.
Quais segmentos serão mais procurados?
Dentre as várias informações da pesquisa, vamos começar pela mais relevante no momento de pensar o que vender no Natal. Os segmentos que serão mais buscados pelos consumidores indicam bem quais são as tendências para a data. Não são apenas as lojas de brinquedos que são beneficiadas com a alta de vendas, o Natal atualmente vai muito além.
Vamos então passar pelas 8 categorias mais procuradas de acordo com os próprios consumidores que participaram da pesquisa:
- Moda e Acessórios – 56%
- Brinquedos – 37%
- Saúde e Beleza – 32%
- Eletrônicos – 31%
- Eletrodomésticos e Eletroportáteis – 24%
- Supermercado – 22%
- Livraria – 19%
- Informática – 17%
Tem bastante abrangência, não é mesmo? As lojas que possuem produtos destas categorias poderão tirar proveito, pois demanda existe e não é pouca.
O que vender no Natal nestas categorias?
– Moda e Acessórios:
Com o verão se aproximando e o destaque que o segmento de Moda e Acessórios possui, já conseguimos pensar em alguns produtos que podem ter muita força nessa época do ano.
Mesmo com condições ainda atípicas em função da pandemia, milhões de brasileiros irão aproveitar praias, clubes, pousadas e cachoeiras ao longo dos próximos meses.
Os itens da moda praia possuem grande saída nas lojas nessa época do ano. Você pode destacar em sua loja ofertas de maiôs, biquínis, sungas, body, saídas de praia, cangas e por aí vai.
Também são muitos procurados nesta época do ano calçados como chinelos e rasteirinhas. Você pode explorar diversos modelos que combinam com o período de calor e sejam mais adequados para praias e clubes.
– Brinquedos:
O Natal também se assemelha muito com as demandas do Dia das Crianças em função da grande quantidade de crianças presenteadas. Os pedidos para o Papai Noel quase sempre se destacam pela presença de bonecas e bonecos, super heróis, jogos e por aí vai.
Se você possui uma loja virtual com brinquedos e produtos infantis, você tem um prato cheio para criar diversas ofertas!
Outros destaques:
Podemos destacar ainda alguns outros itens que ganham bastante força nesta época do ano. Dentro do segmento de ‘Saúde e Beleza’ por exemplo, podemos citar protetor solar, produtos para a pele, para os cabelos, protetor labial, dentre outros.
Na categoria de ‘Eletrônicos’ se destacam os games. O público gamer é muito amplo e o momento favorece presentear crianças e adolescentes adeptos dos jogos online e vídeo games.
Veremos na sequência mais detalhes da pesquisa junto com mais sugestões de vendas no seu e-commerce.
Quem será presenteado?
Outra informação importante para entender o comportamento dos consumidores no Natal é saber quem eles pretendem presentear. Essa é uma data que se caracteriza pela amplitude dos presenteados, diferente de outros eventos fortes no e-commerce, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.
Tanto é assim que foram citados por uma grande quantidade dos entrevistados: mães, filhos, cônjuges, irmãos, pais e sobrinhos. Tem ainda outros 25% que pretendem presentear a si próprio.
Por isso tantos segmentos aparecem no Natal com alta probabilidade de procura. Perfis diferentes de pessoas são presenteados e para cada um desses grupos um tipo de categoria se torna mais forte.
Esses dados referentes a quem será presenteado é interessante até mesmo para as campanhas de sua loja virtual. Com base nos produtos que você vende e nas características do seu público-alvo (você já deve conhecer), pense para qual ou quais desses perfis de consumidores você vai direcionar suas ofertas e promoções.
As compras serão feitas no e-commerce?
As lojas virtuais e marketplaces são sempre opções relevantes e muito utilizadas pelos consumidores atualmente. Tanto é assim que 47% dos entrevistados informaram que os aplicativos das lojas serão a principal opção para comprar.
As lojas físicas, que agora estão em pleno funcionamento depois de vários meses de instabilidade devido à pandemia de Covid-19, aparecem em segundo lugar com 45% das intenções.
Outros 38% informaram que podem comprar tanto em lojas físicas quanto no e-commerce. Tudo vai depender da situação da cidade em relação à pandemia, as condições de compra online e os preços e condições (prazos) de entrega.
Já quem está decidido a comprar via sites de e-commerce totalizam 28% dos entrevistados. E tem ainda outros 11% que pretendem comprar via Instagram e outros 10% via whatsapp da loja, o que aumenta ainda mais o número de consumidores que irão priorizar o comércio eletrônico e o meio online.
Como conquistar os consumidores?
Muitos consumidores voltam a comprar online nas mesmas lojas onde já tiveram alguma experiência positiva. Para fidelizar um comprador, é importante então que você tenha oferecido a ele uma boa experiência de compra. Isso envolve desde o início das buscas e a navegação em seu e-commerce até a entrega dentro do prazo.
Mas e para conquistar pessoas que não conhecem a sua loja virtual? Será que você sabe o que os consumidores apontam como fatores determinantes?
Vamos ver o top 5:
1 – Boas promoções – 68%
2 – Bom atendimento – 48%
3 – Bom valor do frete – 44%
4 – Boas opções de pagamento – 41%
5 – Bom prazo de entrega – 40%
O que fazer com base nesses dados?
É possível tirar ótimos insights a partir das informações acima. Veremos a seguir algumas sugestões dentro de cada um dos tópicos mencionados.
– Boas promoções:
A quantidade de consumidores que valoriza boas promoções é sempre bem elevada. Todas as pesquisas, em qualquer evento importante do ano, apontam as promoções como fator determinante. Dessa forma, quando você criar promoções para sua loja, principalmente em datas especiais, certifique-se de que realmente seja algo diferenciado.
Cada vez menos as pessoas se iludem com ofertas “tentadoras” que na realidade não mudam nada ou quase nada o valor do produto. Os consumidores pesquisam por um tempo antes de comprar e acompanham as variações de preços. As lojas que insistem em criar promoções enganosas ou de baixo impacto perdem cada vez mais credibilidade.
Analise suas margens e ofereça descontos reais e tentadores nos itens em que isso seja possível. Você pode atrair os consumidores para novas compras em sua loja oferecendo um cupom de desconto válido para a próxima compra. Ou para compras a partir de um valor X o seu cliente terá desconto atrativo.
Chame a atenção de quem visita sua loja virtual! Esses visitantes precisam se sentir atraídos para comprar em sua loja. E você já pode criar mecanismos para que eles voltem futuramente.
– Bom atendimento:
Ao menos na época de datas de grande impacto nas vendas online, como o Natal, invista em um atendimento diferenciado em sua loja virtual. Ative a opção de chat online para conversar em tempo real com os potenciais consumidores, faça uso do Whatsapp e garanta respostas em um curto espaço de tempo para todas as dúvidas e perguntas que chegarem para seu e-commerce.
– Bom valor do frete:
Tente aplicar o frete gratuito para todos os produtos possíveis desde que não cause transtornos de acordo com suas possibilidades. Por isso é importante ter contrato ativo com os Correios, além de fazer uso de outras transportadoras e formas personalizadas de envio.
– Boas opções de pagamento:
Atualmente nunca é uma boa alternativa quando o consumidor possui apenas uma opção de escolha para pagamento. Pode ser que ele não tenha cartão de crédito, talvez não tenha cadastro em um meio de pagamento específico ou pode ser que prefira os aplicativos de pagamento online.
Enfim, tenha em sua loja diferentes opções para que o seu cliente escolha a que mais agrada. Certamente isso fará diferença no total de vendas realizadas.
– Bom prazo de entrega:
Ninguém quer comprar um produto online 10 dias antes do Natal e só receber depois que passar o dia 25. Pior ainda informar uma previsão de entrega e não conseguir cumprir. O prazo de entrega é motivo para desistência de uma compra.
Assim como falamos no tópico dos fretes, cuide da logística de entrega da sua loja para que você tenha prazos sempre aceitáveis.
Conclusão
O Natal segue se caracterizando como uma data muito forte no e-commerce brasileiro. E pela grande abrangência de públicos e segmentos, consegue movimentar uma vasta quantidade de lojas. Poucos são os negócios que sofrem pouco impacto das tendências de compra dessa época do ano.
Destaque em sua loja os produtos das categorias com as quais você trabalha que são mais procuradas. E claro, deixe ainda mais visível e atrativo para os visitantes do seu e-commerce todas as promoções especiais que você preparou para o Natal.