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Saiba o que os consumidores esperam na Black Friday

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Saiba o que os consumidores esperam na Black Friday

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O sucesso de vendas da Black Friday no Brasil já não é mais novidade para ninguém. Nos últimos anos a data se consolidou e se torno um dos momentos mais aguardados do ano por lojistas e consumidores. De acordo com dados do Compre & Confie e do E-commerce Brasil, são esperados cerca de R$3,3 bilhões de faturamento este ano, com a comercialização de 5,5 milhões de itens.

Para quem possui uma loja virtual e vive das vendas online, o momento é de ótimas oportunidades. Por isso vamos te trazer agora algumas informações importantes sobre os consumidores em geral.

Baseado no e-book “Como preparar a sua marca para a maior data promocional do ano”, produzido pela Agência GhFly juntamente com diversos parceiros, você vai conhecer agora um pouco do perfil das pessoas e das suas intenções de compras para a Black Friday 2019. E se quiser baixar o kit completo com esses e outros dados, clique aqui.

Vamos conferir!

Tem muita gente que vai comprar?

Sim, tem bastante gente! Se você ainda tem dúvidas sobre o tamanho da capacidade de vendas da Black Friday, saiba que a movimentação será muito intensa e isso já se inicia desde já. Sabe qual o percentual das pessoas entrevistadas que informaram que irão comprar produtos na BF deste ano?

Simplesmente 72% dos entrevistados relataram que pretendem sim comprar. E ainda existem outros 25% que disseram que dependerá das promoções e dos preços, ou seja, o público potencial pode chegar a 97%, quase a totalidade das pessoas.

Esses dados deixam claro que a Black Friday se tornou realmente um grande evento no país. A data já é aguardada com ansiedade por milhões de consumidores em todos os estados.

O que vai motivar as compras

Agora vamos lá, no tópico anterior dissemos que 25% das pessoas irão comprar produtos somente dependendo das vantagens. E então, o que motivaria essas pessoas? O que motivaria quem já pretende comprar a escolher uma loja em detrimento de outras?

Para 63% dos consumidores, promoção e preço baixo são os principais fatores para motivar uma compra. Ou seja, as pessoas estão de olho em promoções reais, que entreguem de fato um benefício, e preços baixos que não são vistos em outros momentos do ano, como é a proposta da Black Friday.

Encontrar um produto específico apareceu com outros 23% dos votos, e desta vez fatores como brindes, frete grátis e outros fatores tiveram percentuais menores, girando de 3% a 2%.

Dentro de um detalhamento mais amplo, considerando que tipo de promoção motivaria mais as compras, 80% dos consumidores disseram que o preço baixo será o fator principal observado.

Valores médios de consumo

Outro dado importante para o conhecimento dos lojistas é quanto os consumidores pretendem gastar nesta Black Friday. E o ticket médio é animador, principalmente considerando que o momento econômico do país ainda não retomou o ritmo de estabilidade e de crescimento esperados.

Acima de R$1.501,00 estão 34% dos entrevistados, o maior índice de todas as faixas definidas. Outra faixa bastante relevante é de R$801,00 a R$1.500,00, com 27% das pessoas. Ou seja, 60% dos consumidores estão nas duas faixas mais altas dos valores de compras.

Na média, o gasto deste ano será de R$994,00.

Motivos para não comprar

Quer se dar bem na Black Friday? Além de saber o que motivará as compras, conforme trouxemos nos tópicos anteriores, é fundamental considerar também o que não se deve fazer. O velho e principal problema da data no Brasil é a realização de “falsas promoções”.

Sim, isso foi muito debatido nos últimos anos e teve uma melhora considerável. Mas ainda existem 46% dos entrevistados que disseram que podem deixar de comprar ao não observar vantagens nas promoções. É disparado o fator de maior atenção para os lojistas.

Não faça promoções que não sejam realmente diferenciadas. Os consumidores iniciam a pesquisa com antecedência, eles sabem as médias de preços na maioria das vezes. As pessoas não aceitam mais ser enganadas como já foram em outras edições da Black Friday.

Planeje e prepare ofertas atrativas, reais e diferenciadas! Os consumidores certamente irão valorizar.

Prepare sua loja

Então é isso, nesse primeiro momento trouxemos algumas informações relevantes sobre as intenções dos consumidores, tudo baseado em pesquisa prática. Baixe o material completo indicado no início do artigo e você terá muitos dados e muitas dicas para tornar sua loja um sucesso de vendas na edição 2019.

E aguarde, pois em breve traremos em nosso blog e nas redes sociais outros dados e recursos importantes para seu e-commerce. Vamos disponibilizar banners grátis para você aplicar em sua loja e divulgar as promoções.

E ainda teremos um plugin do Movimento Compre & Confie para que sua loja tenha um selo de reputação que garantirá mais confiança por parte dos consumidores. Tá bom ou não?

Siga nos acompanhando e nos próximos dias tudo isso estará à sua disposição!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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