
Saiba o que esperar do Dia do Consumidor no e-commerce
Tempo de Leitura: 4 minutos.A primeira data comercial de grande impacto do ano está chegando: o Dia do Consumidor. Tamanha a importância que a data vem conquistando no e-commerce, ela ganhou o apelido de “Black Friday do 1º semestre”. No ano passado o evento possibilitou um faturamento de R$3,62 bilhões para o setor.
Realizado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor é explorado em muitas lojas virtuais e marketplaces ao longo de toda a semana. Com ofertas e promoções especiais durante a chamada Semana do Consumidor, o comércio eletrônico vem atraindo milhões de consumidores para participar do evento.
Vamos acompanhar neste artigo, com base em pesquisa realizada pela Social Miner e o Opinion Box, o que esperar do Dia do Consumidor em 2021.
Veja os índices e dados que vamos abordar ao longo do conteúdo e aproveite as oportunidades identificadas para sua loja!
Público esperado para o Dia do Consumidor
A pesquisa ouviu milhares de consumidores em diferentes pontos do país. Da base entrevistada, 32% informaram que pretendem aproveitar as ofertas do evento para comprar online. E existe ainda um grande público potencial, já que 44% das pessoas se disseram indecisas.
Entre os consumidores que afirmaram não ter intenção de compra, o maior percentual (35%) fica para as pessoas acima de 50 anos. E até o momento as mulheres estão mais indecisas que os homens (48% mulheres x 40% homens).
Para você que trabalha com diferentes públicos, já fica perceptível, por exemplo, em quem você não deve focar. Isso irá influenciar suas estratégias de comunicação, produtos em destaque, dentre outras ações.
E se você tem um público predominantemente feminino, não se preocupe com esse alto índice de indecisão. Consumidores indecisos podem mudar de ideia caso você seja assertivo.
Quer saber como fazer isso?
Compreendendo e analisando quais as intenções dos consumidores, como eles se comportam e o que eles esperam. É o que abordaremos nos próximos tópicos.
Compreenda os consumidores para o evento
Saber o que pensam os consumidores que pretendem comprar no Dia do Consumidor ou ainda estão na dúvida é fundamental para você pensar suas campanhas. Uma estratégia feita com embasamento é sempre mais qualificada que ações feitas na base do achismo.
O que será que vai levar os consumidores a comprarem na data? Quais os principais fatores que terão peso na decisão?
Vamos ver o top 5:
1 – 61% dos consumidores pretendem comprar itens de necessidade com melhor preço;
2 – 53% dos consumidores pretendem comprar itens de desejo com melhor preço;
3 – 23% dos consumidores pretendem comprar itens mais modernos para substituir aparelhos ou objetos mais antigos;
4 – 11% pretendem aproveitar a oportunidade para presentear alguém no momento, ou já antecipar a compra de outra data;
5 – 11% pretendem estocar produtos utilizados com recorrência.
Como foi 2020 e onde pesquisar?
Vamos ver mais informações interessantes. Na edição do evento no ano passado, o início de março marcou o aumento no tráfego das lojas virtuais. O pico de acessos ocorreu cerca de 10 dias antes da data, o que releva que antecipar a divulgação de suas ofertas é fundamental.
Pode ser que a compra em si nem seja efetuada naquele momento, mas a sua promoção já vai atrair a atenção de potenciais clientes. No dia exato ou na Semana do Consumidor, esses usuários podem já voltar pesquisando diretamente sua loja para concluir a compra.
Ou seja, a conquista de um novo cliente pode acontecer justamente nessa fase que antecede o evento, quando milhões de consumidores estão pesquisando pelos produtos desejados e as melhores promoções.
E onde o consumidor prefere realizar sua pesquisa?
Empatados com 41% das preferências cada uma estão os sites de busca e os aplicativos das lojas. Com 37% das menções estão os comparadores de preços. Na sequência, com 34% das preferências, estão as lojas físicas. Ainda com bastante destaque estão os sites dos e-commerces com 30%.
Merecem análise também o Instagram das lojas, com 19%, e contatos por e-mail, com 16%. Esses dados deixam claro como é muito importante, sempre que possível, atuar em diferentes canais para ser encontrado por um público ainda maior.
Quando as compras serão feitas?
Como mencionamos em um dos tópicos anteriores, a fase de pesquisa não necessariamente é o momento da confirmação da compra.
Tem uma grande parcela do público (45%) que ainda não sabem quando vão comprar. Os 55% que estão mais decididos se dividem entre quem vai comprar antecipado e aqueles que vão aguardar a data ou a semana do evento para conferir possíveis promoções mais impactantes.
Apenas 7% dos consumidores compram com um mês de antecedência. Com 15 dias antes do evento esse número já aumenta para 10%. A maior quantia está na semana do evento, com 25% dos consumidores, enquanto 13% focam apenas no dia exato.
Aqui no artigo destacamos também os dois motivos mais mencionados pelos consumidores sobre o que os deixam mais confortáveis:
– 56%: comprar pelo site
– 53%: receber as compras em casa
Como agradar os clientes?
Para finalizar, a pesquisa aborda uma questão essencial para a compreensão dos lojistas. O que será, na visão dos consumidores, que mais importa para uma loja não perder clientes?
O item mais mencionado foi “Taxas de frete ruins”, com 55%. Esse é sempre um ponto bastante sensível no e-commerce e, por isso é tão importante que a logística da sua loja esteja preparada. Em eventos como o Dia do Consumidor, oferecer produtos atrativos com frete grátis é sempre um diferencial importante.
Em segundo lugar, com 43% das indicações, aparece a falta de confiança na loja. Situação essa que pode ser resolvida com um site seguro (Certificado SSL instalado), informações bem completas dos produtos, facilidade de acesso aos contatos com a loja, chat online, redes sociais ativas.
Tudo isso será fundamental para que seus potenciais clientes saibam o máximo de informações sobre sua loja e tenham confiança na realização da compra.
Também merece uma atenção especial os prazos de entrega ruins, que aparecem com 36% dos votos dos consumidores. Esse é outro problema recorrente nos e-commerces, assim como as taxas de frete. As pessoas não estão dispostas a esperar muito tempo pela entrega.
Mais uma vez entra em ação a necessidade de cuidar da logística. Ter contrato com os Correios, fazer uso de transportadoras locais e buscar soluções para acelerar os processos de entrega sem elevar os custos.
Com os mesmos 36% aparece a falta de opção de produtos. Isso pode ser uma questão de falha na preparação do estoque para o evento ou pode indicar outras dificuldades da sua loja. Evite que isso ocorra, pois como indicado na pesquisa, irá afastar uma grande quantidade de potenciais clientes.
Veja outros motivos apontados e que carecem atenção por parte das lojas virtuais:
- 34% – Falta de confiança que o desconto é real
- 33% – Falta de informação/descrição dos produtos
- 28% – Falta de opções de pagamentos
- 27% – Falta de Suporte / Atendimento
E então, com base em todas essas informações você consegue fazer um bom trabalho de comunicação de sua loja?
Não deixe de criar uma boa campanha para a Semana do Consumidor. Capriche nas ofertas, pense em promoções atrativas e aproveite a alta procura dos consumidores ao longo do evento.