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Saiba o que esperar da Black Friday e dicas para a comunicação da sua loja

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Saiba o que esperar da Black Friday e dicas para a comunicação da sua loja

Tempo de Leitura: 6 minutos.

Falta pouco para a Black Friday 2020, edição que promete ser a maior já realizada no Brasil. E um dos principais destaques será o mercado de vendas online, beneficiando milhares de lojas virtuais. As expectativas de faturamento e número de pedidos são muito positivas, como veremos ao longo deste artigo.

Por isso é tão importante criar boas promoções e saber como se comunicar com seu público. Além de importantes dados baseados em pesquisa realizada pelo Opinion Box juntamente com o Social Miner e o All In, veremos também dicas de comunicação e estratégias para você aplicar em sua loja.

O evento em si será realizado no dia 27 de novembro, mas muitos consumidores já iniciaram as buscas por promoções. E muitos lojistas também já estão divulgando suas ofertas no chamado ‘Black November’, com um mês inteiro de preços mais baixos, descontos e outros atrativos.

Então vamos lá! Mesmo que você faça campanhas apenas na semana ou na véspera da Black Friday, é hora de se informar, planejar e começar a executar o que será feito em sua loja!

Expectativas da BF2020

O primeiro ponto é o público potencial da Black Friday, que é sempre muito amplo. Da base entrevistada, 48% das pessoas informaram que pretendem comprar algo. Quase metade dos milhares de consumidores consultados estão dispostos a aproveitar as ofertas. É uma quantidade considerável, e que pode aumentar ainda mais com os 38% que estão indecisos.

E os que as pessoas estão pensando em consumir? Será que são prioritariamente itens de necessidade ou de desejo? Vamos ver abaixo o top 4:

1 – Comprar itens de necessidade com melhor preço – 56%

2 – Comprar itens de desejo na promoção – 51%

3 – Adiantar as compras de Natal – 25%

4 – Comprar itens que facilitem a nova rotina (mais tempo em casa) – 20%

Cada vez mais consumidores estão aproveitando a Black Friday para adiantar compras de Natal, como você pode ver acima. Essa é uma tendência para este e os próximos anos e que podem impactar suas estratégias. Assim como o os itens que facilitam a nova rotina, uma novidade provocada pela pandemia de Covid-19.

Em relação aos entrevistados que afirmaram que não pretendem comprar (14%), vamos destacar apenas um dos motivos alegados. Ainda existem 19% que alegam não confiar nas promoções, fator que já foi uma das maiores desconfianças em relação ao evento no Brasil e que chegou a provocar resultados abaixo do esperado.

Evite cometer esse tipo de erro em sua loja. Os consumidores costumam acompanhar os preços e muitas “falsas ofertas” são identificadas. Isso gera insatisfação, reclamações nas redes sociais e órgãos de proteção ao consumidor e prejudicam as vendas. Realize promoções verdadeiras! Não divulgue ofertas ou descontos que na prática não modificam o valor final para o consumidor.

Quando começam as buscas por ofertas?

Muitos lojistas preferem segurar suas campanhas para a semana ou a véspera do evento. Não existe estratégia correta ou incorreta em relação a isso, mas é importante entender o comportamento dos consumidores.

De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados começam a buscar ofertas com 1 mês de antecedência, ou seja, já existe um público potencial bem grande pesquisando na Internet.

Outros 36% iniciam suas buscas 15 dias antes do evento, enquanto 37% aguardam a semana da Black Friday e 23% buscam apenas no dia exato. Uma grande parte realmente entra em ação apenas a partir da “Black Week”, porém outras duas importantes parcelas dos consumidores se distribuem ao longo das primeiras semanas de novembro e você pode levar isso em consideração.

E as compras?

Uma coisa são as buscas, outro processo são as compras efetivamente falando. Durante essa fase de pesquisas os consumidores vão analisar e anotar as ofertas que mais chamarem atenção. Porém, apenas 28% deles pretendem comprar antes da data.

Quase 60% das pessoas entrevistadas informaram que vão comprar apenas no dia do evento. Isso significa que os consumidores vão aguardar por melhores ofertas que possam surgir na data.

Se a sua promoção for realmente atrativa e você iniciou a divulgação com antecedência, muitas pessoas que viram essa campanha ao longo de novembro mas não compraram poderão retornar no dia 27 para concluir a compra caso não encontrem ofertas melhores.

E restaram ainda 14% que não souberam informar quando irão realizar as compras. Porém, com base nos outros dados, você já tem informações suficientes para entender como se comportam a maioria dos consumidores e como você pode atrair esse público.

Onde as compras serão feitas?

As lojas físicas ainda são muito beneficiadas durante a Black Friday. Agora que o comércio voltou praticamente por inteiro em todo o país após meses de restrições, quem possui loja física tem a preferência de 39% dos entrevistados para a realização da compra.

Em compensação, os variados mecanismos online serão bem predominantes se analisarmos o todo. Essa informação é importante para você pensar nos meios que você vai utilizar em sua loja virtual para atendimento do público online.

– 77% pretendem comprar direto pelo site da loja e/ou marketplace;

– 39% pretendem comprar via app;

– 15% pelo whatsapp da loja;

– 13% pretendem comprar pelo Instagram da loja

Perceba a importância de ter um site próprio para sua loja. Ainda é a opção mais valorizada pelos consumidores no meio online. E claro, concilie sua loja virtual com bons perfis nas redes sociais (principalmente o Instagram), e tenha também um atendimento eficaz via whatsapp ou chat online.

Como evitar a perda de um consumidor?

Uma preocupação que deveria ser constante entre os empreendedores de negócios online é evitar cometer erros que façam os consumidores desistirem do negócio. A oferta pode ser boa, mas outros fatores podem causar o abandono da compra. Será que você sabe quais os principais motivos para que isso ocorra?

Vamos conferir agora as questões mais importantes alegadas pelos consumidores:

1 – Taxas elevadas de frete – 60%

2 – Não confiar na loja – 43%

3 – Não confiar que o desconto é real – 41%

4 – Nota baixa em sites de reputação – 40%

5 – Prazos de entrega ruins – 37%

      Falta de opções de produto (cor, tamanho, etc) – 37%

Repare que existe muita preocupação com confiança, reputação e com a garantia de que os descontos são reais. É muito importante você ter um site seguro (ao menos com o Certificado SSL instalado), colocar depoimentos de clientes e ter informações completas e detalhadas.

As taxas de frete, fator mais apontado pelos entrevistados, estão no topo de praticamente todas as pesquisas para as principais datas de vendas no e-commerce brasileiro. Ainda existem muitas lojas com dificuldades na logística e que acabam cobrando valores elevados.

Mesmo que você coloque um produto pela metade do preço na Black Friday, dependendo do custo do frete você ainda assim corre o risco de perder vendas. Dê uma atenção bem especial para a logística da loja. Não tem contrato com os Correios? Faça o mais breve possível, pode ser feito online mesmo.

Não utiliza nenhuma transportadora ou formas personalizadas de entrega? Veja tudo que sua plataforma e o plano contratado oferecem e busque por transportadoras locais nas regiões com maior volume de entregas.

Dicas de comunicação

Agora que passamos pelos principais dados da pesquisa (e algumas orientações com base nos resultados), vamos falar das estratégias de comunicação. Quanto mais assertivo você for, mais sua loja virtual poderá ser beneficiada nas campanhas lançadas.

Quando vamos criar um e-mail marketing ou anúncios nas redes sociais / Google e outros canais, temos que pensar em alguns pilares na comunicação. Quais seriam esses pilares?

– Apresente a informação mais importante em destaque

Mostre para o seu consumidor logo de cara ou de uma forma destacada (imagem, texto em negrito, cores diferentes, fonte maior) qual é a oferta. Ele precisa ser atraído de imediato. A informação, seja em texto ou imagem, precisa chamar a atenção dele. Então se a sua oferta são descontos de 30% em todos os produtos, coloque isso em destaque no seu anúncio e nas peças criadas.

– Seja objetivo

As pessoas estão cada vez mais apressadas e sendo municiadas de ofertas e informações por todos os lados. Então textos longos e pouco objetivos serão descartados por uma grande parcela dos consumidores. Vá direto ao ponto, seja leve e objetivo e utilize uma linguagem empática e humanizada.

– Pense no contexto

Pensar no contexto significa conhecer seu público e como a mensagem que você quer transmitir será entregue. Aqui você pode, por exemplo, trabalhar com campanhas segmentadas. Dessa forma você trabalhará com ofertas específicas para cada tipo de público que você eventualmente possa ter em sua loja.

– Use CTA’a atrativos

Um CTA é aquele botão ou chamada de destaque ao final de um e-mail, texto ou anúncio que incentiva o potencial cliente a clicar e ser direcionado para uma página específica. Motive o usuário a clicar com expressões do tipo: “Aproveite a oferta”, “Não perca essa chance”, “Confira nossa promoção imperdível” e por aí vai.

O antes, durante e depois da Black Friday

A Black Friday possibilita que você aproveite o momento de grande procura no e-commerce brasileiro para gerar mais e novos cadastros. O investimento em promoções especiais e em uma divulgação mais abrangente possibilitará que sua marca se torne mais conhecida.

E o principal fator torna-se engajar e cadastrar esses visitantes da sua loja. Você precisa criar mecanismos para incentivar e induzir um cadastro para garantir uma oferta, um desconto ou qualquer outro benefício.

Assim você passa a ter potenciais clientes para trabalhar não só durante a Black Friday, mas também posteriormente. Com base nas características, compras feitas ou interesses demonstrados, você pode trabalhar campanhas específicas em outras datas ou mesmo incentivando novas compras.

Baixe a pesquisa completa clicando aqui e confira também o material detalhado sobre as estratégias de comunicação.

É isso, novembro chegou, a Black Friday já está no ar e é hora de você colocar sua loja em evidência com ótimas ofertas e promoções! Aproveite e baixe nossos banners gratuitos da Black Friday 2020!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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