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Saiba mais sobre o comportamento dos consumidores online

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Saiba mais sobre o comportamento dos consumidores online

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Um estudo realizado pela Social Miner em parceria com outras empresas gerou um importante relatório divulgado nos últimos dias. Intitulado “O comportamento do consumidor online em 2018”, o material traz diversos dados e informações que poderão ser de grande utilidade para o seu negócio “estourar” durante este ano.

Um passo importante para qualquer empreendedor chegar ao sucesso é entender o comportamento do seu público-alvo. E isto não é diferente no comércio eletrônico. Milhares de lojas virtuais estão crescendo rapidamente ano após ano graças ao uso de estratégias que vão de encontro aos anseios e desejos dos seus consumidores.

Com base na análise de milhares de consumidores ao longo do ano passado, o relatório revela situações que podem impactar nas estratégias adotadas por cada e-commerce. Foram avaliadas as variações de visitas, de vendas, categorias, regiões, gêneros e muito mais.

Se você quer ser mais assertivo em 2019, vale a pena conferir o relatório. Caberá a você avaliar os índices com calma e então estudar formas de agir na prática para ampliar seu público e suas vendas.

Datas marcantes

O ano inteiro de 2018 foi marcado por muitos acessos e vendas. Mas é inevitável que algumas datas sejam mais relevantes, pois são voltadas justamente para impulsionar o comércio. Neste cenário a Black Friday apareceu disparada como a data com o maior pico de acesso, representando sozinha quase 2% do total de visitas registrado em todo o ano.

Em função desse boom de visitas na Black Friday, e com a regularidade que o Natal possui todos os anos, o 2º semestre registrou cerca de 60% das vendas do ano passado.

No 1º semestre a data que mais se destacou foi o Dia do Consumidor, em 15 de março. Ou seja, já vale a pena você se preparar, pois em menos de dois meses esta importante data comercial será realizada novamente.

Variações das vendas

Impulsionada pela Black Friday, as vendas em novembro foram bem superiores a todos os demais meses do ano, representando sozinho incríveis 19,10%. Logo na seqüência se destacam dezembro, pelo Natal, e março, pelo já mencionado Dia do Consumidor.

Se considerarmos vendas por região do país, o Sudeste aparece com uma disparidade impressionante. Pouco mais de 67% das vendas em 2018 foram realizadas nesta região.

O Sul e o Nordeste tiveram participação muito próxima um do outro, com 12,54% e 12,32% respectivamente. Esses dados são importantes para você que possui loja virtual em estados do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Aproveite o fato de que o comércio eletrônico te permite vender para qualquer canto do país. Ao investir na divulgação do seu negócio, direcione parte dos gastos para aparecer nessas regiões. E claro, dê uma atenção especial à logística e opções de envio das mercadorias para que isso não se torne um empecilho.

Categorias de destaque

Outra informação que sempre é muito procurada por quem vai iniciar um novo negócio é: o momento desta segmentação é positivo? Pois bem, conheça então agora as categorias que tiveram maior destaque em 2018.

Os produtos de “Beleza e Saúde” representaram quase 36% das vendas em 2018, com a esmagadora maioria de cerca de 84% das compras realizadas pelo público feminino. Logo em seguida vem o segmento de “Moda”, com 17,89% das vendas do ano passado, sendo 90% delas para o público feminino.

Fechando o Top 3 temos a categoria de “Informática”, com 14,35% das vendas globais e dessa vez com domínio masculino, que representou 92,5% do público deste segmento.

Se você possui loja com produtos destas categorias já pode se preparar, a tendência é que estes segmentos se mantenham em alta em 2019.

E lembre-se de focar no público certo, já que uma situação comum a todas estas categorias é o amplo domínio ou do público feminino ou do público masculino. Isto significa que as mensagens podem sim ser bem direcionadas para um gênero específico.

Mobile x Desktop

Muito se tem falado do rápido crescimento dos acessos e das vendas realizadas por dispositivos móveis. E é uma situação real e irreversível, todos devem se preparar para isto. Porém, em 2018, as vendas via Desktop ainda foram ampla maioria, atingindo um total de 76%.

Formas de pagamento

As opções de pagamento oferecidas são sempre decisivas para a efetivação de uma venda. Algumas são mais vantajosas para os comerciantes e menos para os clientes e vice-versa. É preciso encontrar um equilíbrio, além de ter variedade para que os usuários façam sua escolha.

Os pagamentos via cartão de crédito seguem disparados na frente, representando quase 90% das vendas. Em seguida, porém muito distante, vem o boleto bancário com 8,57% dos pedidos.

Porém quando analisamos o % de receita gerado por cada um, a representatividade do boleto bancário atinge 19,45%, enquanto o cartão de crédito fica com 80,22%.

Atendimento online

Os dados analisados referentes ao atendimento das lojas virtuais também trouxeram informações relevantes. O e-mail segue como meio mais utilizado, com 53,90% do total. Porém houve uma queda expressiva de 17% em relação a 2017.

Em contrapartida, o chat online e o chatbot tiveram crescimentos consideráveis e tendem a seguir o caminho este ano. O chat já é responsável por 29,73% dos atendimentos, então é impensável um comércio eletrônico de sucesso na atualidade que não ofereça este recurso.

Início de 2019

O ano começou positivo para o e-commerce brasileiro. O ticket médio já apresentou um crescimento de 3% nos primeiros dias do ano em comparação com o mesmo período de 2018.

Categorias como “Joias e Presentes” tiveram a maior alta até o momento, com variação de 30%. Os outros segmentos que apresentaram ótimos em 2019 são “Brinquedos e Bebês”, com 27% de crescimento, “Moda” com 20%, “Alimentos e Bebidas” com 15% e “Papelaria e Material Escolar” com 11%.

Conheça o seu público

Todas as principais estratégias de marketing para ampliar vendas passam pelo conhecimento do público-alvo. Este tipo de pesquisa realizada pelo Social Miner te ajuda a compreender melhor o comportamento dos consumidores.

Faça um compilado de todos os dados e utilize medidas que sejam relevantes para o seu público. O momento do comércio eletrônico é positivo, é sua hora de usar as informações a seu favor.

Tenha acesso ao relatório completo e analise cada detalhe com calma.

Para você que já tem sua loja virtual ativa ou está em fase experimental, depois de conferir o relatório acesse seu Painel de Controle e já comece a pensar em medidas para aumentar suas vendas em 2019.

 

Fontes: Social Miner / Ecommerce Brasil

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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