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Saiba mais sobre o comportamento do consumidor online

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Saiba mais sobre o comportamento do consumidor online

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Para você que vive do comércio eletrônico, entender o perfil dos consumidores online é fundamental para o sucesso do seu negócio. É baseado no comportamento dos seus potenciais clientes que você vai definir suas estratégias e ações de vendas. Conhecer a forma como as pessoas pesquisam e consomem produtos é o ponto chave para definir quais caminhos sua loja vai seguir.

E para te ajudar a compreender melhor esse comportamento dos consumidores online, vamos trazer neste artigo alguns pontos importantes sobre o ebook lançado pelo Opinion Box.

O material trouxe para análise alguns pontos muito interessantes que ajudam a entender o processo de decisão de compra online de diferentes consumidores. Com certeza os insights destacados serão úteis para você repensar as iniciativas em sua loja.

O que influencia o comportamento?

Essa pergunta pode levar a diferentes análises e reflexões. Na verdade são muitos os fatores que podem influenciar o comportamento dos consumidores, todos eles com reflexos de impacto. Mas como bem listou o material da Opinion Box, existem alguns pontos macros que merecem mais destaque.

São eles:

– Sociais e culturais;

– Pessoais;

– Culturais;

– Psicológicos;

– Cenário Macroeconômico;

– Tendências;

– Idade;

– Experiências anteriores;

– Envolvimento Digital.

Impacto nos consumidores

Agora que foram listados alguns fatores principais, vamos passar por alguns dados que ajudam a compreender de que forma cada um deles interfere no comportamento dos consumidores.

As redes sociais são um desses grandes exemplos. Grande parte do público possui atividades ativas nas redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, que abrangem milhões e milhões de usuários.

Pouco a pouco as pessoas estão aprendendo a utilizar as redes sociais para pesquisar e comprar produtos. Portanto é fundamental que você tenha perfis do seu negócio nessas mídias e crie um relacionamento eficaz com os consumidores.

As redes sociais são ótimos canais para você tirar dúvidas dos usuários de maneira mais ágil. Além disso, você pode trabalhar suas campanhas, ofertas e promoções de maneira mais assertiva, atingindo um número maior de pessoas.

Dados e reflexões

Você vende produtos para jovens da chamada Geração Z? Pois bem, este é o público que mais está presente no ambiente online, sendo que inclusive 32% deles admitem utilizar de maneira excessiva os dispositivos digitais.

São pessoas exigentes, acostumadas a ter as informações sempre ao seu alcance e de maneira rápida. São imediatistas e mais inquietos, justamente por essas características do mundo atual. É preciso levar tudo isso em consideração no momento de criar um relacionamento com esses consumidores.

Já se você vende principalmente para o público feminino, leve em consideração as tendências atuais de empoderamento das mulheres, que já é uma realidade e era uma necessidade da nossa sociedade. Mas você sabia que apenas 21% das mulheres se sentem respeitadas pelos homens que vivem a sua volta?

Pois é, ainda estamos muito distantes de um tratamento igualitário e respeitoso. Mas no que se refere ao comportamento de compra, onde é que essa informação entra? Na abordagem, na forma como você vai se dirigir ao público feminino.

Ainda tem muita empresa e muitos lojistas cometendo erros graves em suas campanhas. Isso passa por abordagens consideradas machistas, a exploração da imagem da mulher apenas pelo lado sexual, dentre outras situações. São situações que vão apenas aumentar o distanciamento da sua marca com o público.

O mundo mobile

Até bem pouco tempo o alcance dos dispositivos móveis era limitado para algumas demandas específicas. Boa parte das ações digitais ainda era feita através do desktop. Atualmente não, praticamente todos os smartphones têm um bom acesso à Internet. E isso tem feito com que os consumidores pesquisem preços e avaliações de produtos via mobile. 6 em cada 10 consumidores confirmaram utilizar o dispositivo móvel sempre ou frequentemente para essa finalidade.

Até mesmo o relacionamento está sendo diretamente impactado por esta tendência. Hoje 55% dos usuários de Whatsapp se comunicam com as marcas por meio deste recurso.

Se você possui uma loja virtual e ainda não oferece este recurso para comunicar com seu público, vale a pena repensar a estratégia, concorda?

Conclusão

Passamos de maneira bastante resumida por alguns dos dados levantados pela pesquisa, mas que servem para você iniciar a reflexão. Os consumidores mudam constantemente e são influenciados por fatores que precisam ser monitorados e avaliados.

Fique atento às novas tendências do mundo digital! As pessoas de um modo geral são muito impactadas pelas novidades disponibilizadas no universo online. Seu negócio precisa estar sempre ‘antenado’ e oferecendo aquilo que os consumidores estão buscando.

Continue acompanhando os perfis da Loja Virtual nas redes sociais, pois muitas informações de qualidade serão divulgadas nas próximas semanas!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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