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Saiba como se aproximar dos consumidores durante a quarentena

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Saiba como se aproximar dos consumidores durante a quarentena

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Nas últimas semanas estamos trazendo bastante conteúdo e dados relevantes para você compreender quais são os impactos provocados pela pandemia de Covid-19. É muito importante neste momento tentar entender os rumos da economia e as novas tendências de consumo. Sabemos, por exemplo, que as vendas online de diversos produtos aumentaram bastante. E com os devidos incentivos, o e-commerce tende a seguir crescendo durante todo o período de crise.

Para que isso aconteça é fundamental saber como se aproximar dos consumidores durante a quarentena. Já falamos em um dos artigos mais recentes sobre os impactos da pandemia nos hábitos de consumo dos brasileiros. São informações que ajudam a entender os melhores caminhos para atingir o público.

Estamos vivendo um novo momento e não adianta continuar trabalhando apenas com as metodologias já tradicionais. Vamos apresentar neste artigo alguns dados importantes para a definição das suas estratégias.

Impactos nos produtos consumidos

Os primeiros indícios dos impactos que a pandemia do novo coronavírus está causando vêm pela avaliação dos tipos de produtos que passaram a ser mais ou menos consumidos. Para quem já possui uma loja com os produtos que estão em alta, você sabe que tem uma oportunidade gigante nas mãos.

Já para aqueles que estão avaliando a entrada no e-commerce, saber as categorias mais procuradas pode ser um fator decisivo na tomada de decisão. Vamos então conhecer as principais mudanças nos hábitos dos consumidores já identificadas com os dados atuais:

– a prioridade dos consumidores passou a ser produtos para manutenção da saúde, higiene e bem-estar. Tudo que pode contribuir para evitar o alastramento da pandemia, como o álcool gel, está sendo sistematicamente pelas pessoas.

– os alimentos e outros produtos de supermercados também ganharam muito destaque. Como muitos estão evitando se deslocar até os supermercados físicos, as compras online serão uma constante durante o isolamento social.

Presença de novos consumidores

Outra novidade que surgiu desde o início da quarentena foi a entrada de um grande número de novos usuários no e-commerce. Apesar da popularidade crescente do comércio eletrônico nos últimos anos, ainda existem milhões de brasileiros que jamais realizaram compras na Internet.

Mas essa realidade sofreu uma grande mudança nas últimas semanas. Exatamente no período em que o número de pedidos online atingiu os maiores picos a partir do dia 18 de março, de acordo com dados do Ebit/Nielsen o número de novos consumidores variou de 17% a 23%.

Para quem acompanha o e-commerce com frequência, é sabido que tais taxas representam um número muito relevante. Ou seja, milhões de novos consumidores poderão ser conquistados ao longo deste período, e caso eles tenham uma boa experiência e sigam recebendo atenção por parte dos lojistas se tornarão compradores recorrentes.

Como atender as novas tendências

Você pode estar se perguntando: mas e no caso da minha loja que não possui nenhum produto de alto giro desses mais procurados, como vou me aproximar dos consumidores? Como posso manter um rendimento mínimo durante este período?

Uma das alternativas pode ser buscar por alguns destes produtos mais consumidos para ter em sua loja. Pode ser uma ação momentânea, como uma medida temporária para minimizar os danos. Se nesse momento é mais fácil atrair os consumidores através de itens de alto giro, como alimentos, bebidas, produtos de saúde e higiene pessoal, agregue alguns ao seu e-commerce.

Com a conquista de consumidores por meio destes produtos você pode criar formas de fidelizar o cliente. Faça contato para divulgar promoções dos seus demais produtos e crie ofertas na loja que possam atrair a atenção no momento da compra.

Você pode buscar por parcerias para ter alguns destes produtos de alto giro. Faça acordos que possam beneficiar ambas as partes. É preciso usar a criatividade, você só não pode ficar parado lamentando caso não seja um dos segmentos mais beneficiados pelos impactos do momento.

A preocupação com a comunicação

Todo momento de crise e de incertezas gera preocupações nas pessoas. Isso vale até mesmo para a relação entre consumidores x lojas. Quanto mais transparência e clareza neste momento, mais aproximação você terá com seus potenciais clientes. Portanto, dê atenção para a sua comunicação!

Como todos estão sendo afetados, a logística das entregas pode ser prejudicada, preços podem ser reajustados e outras situações imprevisíveis também podem ocorrer. Não deixe de informar tudo aos seus clientes.

O levantamento do Ebit/Nielsen identificou que os consumidores querem clareza nas informações. E isso passa pela transparência em expor possíveis dificuldades e deixar o comprador ciente do prazo, por mais que ele seja demorado, por exemplo. Explique os motivos e mostre aos seus visitantes que você tem a preocupação em deixá-los cientes de todas as informações.

O repúdio aos preços abusivos

As variações nos preços de uma loja para outra são uma discussão já recorrente no e-commerce. Mas o impacto neste momento de crise econômica pode ser ainda maior. Não é hora de querer ganhar em cima de uma situação atípica e tão pesada para todos. Por mais que seu negócio também esteja sendo muito afetado, é melhor pensar em promover ações para incentivar mais compras pensando no bem dos consumidores.

Todas as lojas e empreendedores autônomos que foram pegos cobrando preços abusivos no álcool gel, por exemplo, responderam pelas atitudes, inclusive legalmente. E tiveram a imagem completamente comprometida. A tentativa de tirar proveito das necessidades provocadas pelo novo coronavírus acabou sendo um “tiro pela culatra”.

Mesmo que você atenda os segmentos que estão em alta, crie facilidades para os consumidores. Pense no bem das pessoas e ao mesmo tempo promova o seu negócio. É possível vender muito, aumentar o faturamento e ainda sair com credibilidade.

Jamais pense no benefício próprio em um momento como esse. Pelo contrário, faça boas ofertas, lance promoções especiais, incentive as pessoas a ficarem em casa comprando online, oriente sobre as melhores práticas para evitar o Covid-19 e não trabalhe em hipótese alguma com o aumento de preços.

Se for inevitável, visto que alguns setores produtivos estão com atividades reduzidas, o que acaba impactando no preço de materiais e insumos, procure minimizar o repasse disso ao consumidor final, ou volte ao tópico anterior e planeje uma comunicação adequada para explicar os motivos.

Coloque a mão na massa, corra atrás de parceiros, de informações, de novos fornecedores e toda ajuda possível. Faça seu e-commerce crescer!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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