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Saiba como montar uma equipe para a sua loja virtual

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Saiba como montar uma equipe para a sua loja virtual

Tempo de Leitura: 5 minutos.

As lojas virtuais são uma ótima saída para quem quer montar um negócio próprio. Além de não exigir muito capital para começar, essa modalidade de empreendimento permite que produtos e serviços sejam oferecidos para uma quantidade maior de pessoas.

No entanto, começar um e-commerce tem suas dificuldades, pois, assim como qualquer empresa, o dia a dia do trabalho inclui muitas atividades.

Por isso, para começar o seu negócio na internet você deve contar com uma boa estrutura. Isso inclui, em muitos casos, recrutar uma equipe competente para otimizar algumas das áreas da sua loja.

Não sabe como montar o seu time? Continue lendo porque nós vamos te contar quais são os cargos que formam uma boa equipe para e-commerce.

Quais profissionais  são necessários em uma equipe de loja virtual?

Se a sua loja ainda estiver no começo e sem muita demanda você provavelmente não precisará de muitos ajudantes. Talvez você até faça tudo sozinho por um tempo, mas lembre-se que essa deve ser uma situação temporária.

O apoio de outras pessoas, principalmente com conhecimentos em áreas fundamentais como gestão, vendas e marketing, poderá ser decisivo para suas estratégias terem mais ou menos sucesso.

Caso seja necessário você pode contar com funcionários fixos ou freelancers para as atividades mais técnicas que você não domina.

Seja qual for o seu caso é interessante saber quais são os cargos da equipe já que no futuro você pode precisar deles.

Gestor

Como em qualquer empresa é necessário que alguém seja responsável por comandar os negócios. Normalmente esse posto é ocupado pelo próprio dono da loja, já que ele é a pessoa que sabe tudo sobre a empresa.

Além disso, optar por ser o gestor ao invés de terceirizar os serviços é uma alternativa mais barata. Se esse for o seu caso, saiba que você será o responsável por definir as estratégias da empresa e gerir o trabalho dos outros membros da equipe.

Por isso, é essencial que você esteja por dentro dos processos e tenha uma visão ampla de todas as funções para, assim, saber se os resultados estão onde deveriam.

Será sua responsabilidade, também, montar a equipe perfeita, traçar metas e monitorá-las, além de cobrar resultados dos funcionários.

Invista em cursos de gestão e negócios e converse com profissionais experientes nessa função para garantir que você esteja preparado  a assumir essa e outras responsabilidades.

Profissional de logística e operação

A logística e operação precisam ser ocupadas por uma pessoa de confiança, pois ela será responsável pelos detalhes do dia a dia da empresa.

Esse profissional irá cuidar da organização do estoque e monitorar se os produtos estão sendo despachados e entregues dentro do prazo. Ele também irá lidar com fornecedores e se certificar de que os canais de atendimento estão funcionando adequadamente.

Por isso, independentemente do seu setor de atuação, seja ele uma loja de equipamentos para academias de luta em sp ou uma doceria, é muito importante que esse funcionário esteja familiarizado com o dia a dia do e-commerce.

Mais uma vez destacamos: caso você mesmo acumule essas funções, busque conhecimento no mercado. Pesquise as melhores práticas para uma gestão de logística adequada, conheça as integrações e os recursos que sua plataforma oferece nesse quesito.

Financeiro

Aqui você pode optar por assumir essa função ou contratar uma pessoa para desempenhá-la. Normalmente, e-commerces pequenos ou que acabaram de começar suas atividades escolhem a primeira alternativa.

De certo modo, a parte financeira também faz parte da gestão, já que ela envolve burocracias, como a contabilidade, despesas, impostos e receitas da loja. Além disso, o setor financeiro deve colaborar com outras áreas para determinar a política de preços, por exemplo.

Para se ter uma ideia, se a sua loja produz muitos resíduos, o financeiro deve achar a melhor opção entre os anúncios de “compro sucata” para fazer orçamentos e achar a empresa de coleta mais viável e confiável.

Este é apenas um exemplo de situações não tão comuns que você pode se deparar em seu negócio. Cabe a você avaliar, de acordo com o momento da sua loja e com o seu grau de conhecimento em finanças, contabilidade e afins, se você mesmo irá assumir tais responsabilidades ou se terá que buscar um profissional ou terceirização na área.

Marketing e social media

Se você quer que sua loja faça sucesso deve dar uma atenção especial ao marketing digital. Foi-se o tempo em que a divulgação de produtos e serviços dependia de anúncio em revista, canais de TV e outras mídias tradicionais.

Agora é possível agregar valor a sua marca, captar novos clientes e traçar estratégias com base nas opiniões e necessidades dos seus clientes por meio da internet.

É por isso que o trabalho do profissional de marketing e redes sociais é tão importante. Ele tem a expertise para saber como ganhar curtidas ou atingir um grupo específico de pessoas, por exemplo.

Entre suas funções está criar a identidade visual da sua loja no meio digital, identificar oportunidades de negócio nas redes e estabelecer uma relação com os usuários interessados na sua área.

Outra responsabilidade desse profissional é criar ações de divulgação, promoções e escolher os produtos em destaque nas redes sociais e no site.

Muitas vezes apenas uma pessoa pode dar conta das atividades que envolvem essa função. Outra opção pode ser contratar um freelancer ou uma agência especializada em marketing digital.

Você pode também contar com uma pessoa no atendimento pelas redes para responder dúvidas e reclamações além de resolver possíveis contratempos dos clientes pelos canais virtuais.

Tecnologia

A área tecnológica é fundamental para o futuro da sua loja virtual. Afinal, todos os seus negócios irão se desenrolar no meio digital. Dito isso, ter um site otimizado e sistemas de gestão e marketing eficientes fazem parte da experiência de compra dos clientes.

O profissional da tecnologia será o responsável por dar todo o suporte técnico caso haja algum problema no site e nos sistemas de gestão. Se o volume de compras for pequeno ou médio não é necessário contar com um funcionário contratado, um profissional freelancer já é o bastante.

No entanto, esse integrante da equipe deve ser de confiança mesmo se não ocupar cargo permanente, já que a parte tecnológica é o coração da empresa.

Se você utiliza uma plataforma de e-commerce que já te entregue as ferramentas e estrutura necessária para você criar e gerir sua loja, e ainda tenha um atendimento de Suporte para eventuais dúvidas e/ou problemas, você possivelmente eliminará a necessidade de ter um profissional de Tecnologia pelo menos em um primeiro momento.

Por isso até mesmo neste aspecto a escolha de uma plataforma adequada é tão importante para o seu negócio.

Com uma equipe sua loja vai mais longe

Um dos grandes erros de muitos empreendedores donos de lojas virtuais é não formar uma equipe de trabalho. Com o objetivo de economizar, optam por tocar o negócio sozinhos, acumulando tarefas.

Como você viu ao longo desse conteúdo, esse modelo de comércio tem várias atividades que necessitam de atenção total. Sendo assim, é praticamente impossível e inviável que uma única pessoa assuma todas elas.

Por isso, avalie a realidade da sua loja virtual para determinar a estrutura da equipe. Tenha em mente também que, independentemente do tamanho do seu time, cada integrante deve estar comprometido em alcançar o sucesso junto com você.

 

Texto produzido por Business Connection

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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