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Saiba como funciona a automação no envio de e-mail marketing

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Saiba como funciona a automação no envio de e-mail marketing

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Os e-mails continuam sendo utilizados em larga escala no âmbito profissional. É ainda uma forma muito eficaz e barata de se comunicar e criar relacionamento com uma grande base de contatos.

A questão é que mesmo utilizando ferramentas apropriadas para o disparo de e-mails, como o Mailchimp, chega um determinado momento em que a quantidade de leads é tão elevada que você precisa tornar o processo mais prático e eficiente. É então que entra em cena a automação de e-mail marketing.

Se você nunca ouviu falar em automatizar o envio de e-mails ou mesmo se você conhece, mas não sabe como fazer, este artigo vai te ajudar a entender como funciona o processo.

Vamos conferir!

Objetivo da automação de e-mail

É importante entender exatamente qual a intenção de planejar e preparar uma automação. Você provavelmente concorda que uma das principais vantagens de ter muitos contatos é aumentar suas possibilidades de vendas, certo?

E para atingir tal objetivo, é essencial que esses contatos tenham interação com sua empresa. Ou seja, você precisa estabelecer uma rotina de relacionamento com todos os leads, e principalmente, que a sua comunicação aconteça de acordo com a fase em que cada um se encontra no funil de vendas.

É com esse objetivo que a automação de e-mail marketing foi implementada nas melhores ferramentas. Com ela você consegue criar fluxos e campanhas de e-mails disparados automaticamente de acordo com situações pré-definidas.

Vejamos quais os passos para conseguir colocar a automação em prática na sua empresa.

Conheça o público e planeje

Para iniciar uma automação é necessário que você planeje exatamente em quais momentos você vai atuar e quais os objetivos em cada um deles. Se você não está acostumado a estruturar ações diversas e se comunicar recorrentemente com seus leads, foque pelo menos nos momentos chave da jornada de acordo o seu segmento.

Para planejar, você precisa conhecer bem o seu público alvo. Quem são os visitantes do seu site, o que eles estão buscando, quais os principais problemas eles querem resolver.

A melhor maneira de pensar em como se comunicar com estas pessoas de maneira automatizada é conhecendo detalhes importantes sobre seus hábitos e necessidades. Este é o seu negócio, portanto certamente você possui informações que ajudarão a planejar e estruturar sua automação.

Vamos exemplificar para facilitar a compreensão de como funcionaria o planejamento com base no conhecimento que você tem das pessoas que chegam até o seu site.

Exemplo

Suponha que o visitante tenha baixado um e-book em seu site para saber mais sobre como fazer gestão e digitalização de documentos, e que esta seja a atividade de sua empresa.

E imagine que este seja um material de fase inicial, quando o usuário ainda está conhecendo determinado assunto. Isso significa que o lead tem interesse no assunto, possivelmente por ter essa demanda em sua empresa, mas sabe pouco sobre o tema.

A partir deste momento, além do próprio e-book que ele baixou, você já pode planejar um fluxo de e-mails que vá mostrando detalhes sobre a gestão documental, o que a lei exige, como é feita a digitalização, quais os serviços agregados e então, após qualificá-lo no assunto, você vai falar sobre sua empresa, o que você oferece e os benefícios.

Todo contato que fizer o download deste e-book entraria nesta automação de e-mail, recebendo materiais criados já pensando nesta seqüência lógica a fim de tornar esse lead qualificado até que ele passe a considerar a sua empresa para fechar negócio.

Faça a execução

Definiu em quais momentos você pretende criar uma automação de e-mails? Entendeu bem o que querem seus leads em cada um desses momentos? Então ótimo, com esse planejamento feito, você deve passar agora para a execução do processo.

No exemplo que demos anteriormente o seu lead estaria em uma fase de aprendizado e reconhecimento de um problema. E como dissemos, você neste caso deverá executar um processo de automação que qualifique gradativamente o usuário.

Você vai nutrir esse contato com e-mails atrativos, objetivos e que utilize dados do mercado, informações relevantes, imagens que ilustrem a “dor” de quem está passando pela mesma situação.

Assim você vai ampliando o conhecimento deste usuário, até que ele perceba qual é exatamente o problema que está ocorrendo na empresa dele. A partir desse momento ele já vai começar a considerar uma solução, e é então que você passa a apresentar com mais intensidade sua empresa e tudo que você oferece.

Ou seja, você vai conduzir seu lead pelas etapas do funil de vendas de forma mais prática e mantendo uma seqüência natural dos passos. Imagine que você receba 10 leads por dia através deste e-book. Como você faria para se relacionar e nutrir diariamente estes contatos sem ter um processo de automação de e-mails bem definido?

O mais provável é que você acabe não interagindo com estes contatos, deixando de qualificá-los e passando a depender que eles mesmos procurem mais informações em seu site ou com algum atendimento oferecido.

Acompanhe e faça ajustes

Nenhuma automação criada terá os mesmos resultados por um longo período. O mercado está em constante transformação, e você precisa ter sempre dados e informações mais atualizadas para seguir com uma automação eficiente.

Faça o acompanhamento constante das automações de e-mail criadas. É importante você verificar quantos leads entraram em cada fluxo e quais os e-mails estão com melhores índices de abertura e de cliques. Estes indicadores te ajudarão a aperfeiçoar sua automação.

Pode ser que seu e-mail não esteja induzindo o usuário a executar uma ação. Ou mesmo ele foi aplicado no momento errado. Ou ainda o conteúdo não está atrativo. Enfim, a mensuração dos resultados te possibilita melhorar a estrutura que foi criada.

Conclusão

O recurso de automação de e-mail marketing é uma forma de tornar suas estratégias de relacionamento, interação e vendas mais práticas e eficazes. Se você chegou em um estágio no qual sua base de contatos cresceu bastante e diariamente você gera muitos novos cadastros, é importante considerar a aplicação desta estratégia.

O Roletando possui integração com o Mailchimp, o que facilitaria a utilização da automação de e-mail através desta ferramenta. O mesmo ocorre com a Loja Virtual, que também possui integração.

Se você ainda não utiliza tais integrações e se interessa em aproveitar dos benefícios de uma das ferramentas de envio de e-mails mais utilizadas no mercado, não perca mais tempo e aproveite estes recursos para melhorar seus resultados!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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