
Saiba como aumentar as vendas de sua loja no Dia do Consumidor 2022
Uma das principais datas do calendário do e-commerce brasileiro no ano está se aproximando: o Dia do Consumidor 2022. O evento, que acontece no dia 15 de março, cresceu tanto nos últimos anos que já passou a ser tratado como a “Black Friday do primeiro semestre”.
Isso não acontece por acaso, já que no último ano, por exemplo, o Dia do Consumidor foi um grande sucesso nas vendas online.
E como não poderia deixar de ser diferente, as expectativas para a edição desse ano são bastante positivas. Vamos conferir nesse artigo algumas informações bem relevantes baseadas em pesquisa realizada pelo All In, Social Miner e Opinion Box.
Você vai conhecer um pouco mais das intenções dos consumidores e terá acesso a alguma dicas especiais para aumentar as vendas da sua loja online!
Expectativas do Dia do Consumidor 2022
Como será que o mercado irá se comportar para a edição desse ano? A economia segue repleta de incertezas, mas isso vai interferir na tomada de decisão dos consumidores?
De acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados confirmaram que pretendem comprar no Dia do Consumidor. E existem ainda outros 42% que estão indecisos (ou seja, podem ser convencidos). Dessa forma, o público potencial com base na amostra deste estudo pode ultrapassar a incrível marca de 80%.
E qual será o foco desses consumidores?
Para 58% a data vai ser a ocasião ideal para comprar itens de necessidade com melhor preço. Bem próximo desse índice, 56% informaram que irão procurar por itens de desejo com preços promocionais. Vale destacar que o número passa de 100% pois existem pessoas que confirmam mais de uma intenção.
Com bem menos destaque aparecem ainda outras situações na pesquisa, como:
– 17% pretendem substituir itens antigos por versões mais modernas
– 16% pretendem presentear alguém de imediato ou em datas futuras
– 14% pretendem estocar produtos que utilizam com recorrência
Quando divulgar as ofertas?
É importante saber o comportamento dos consumidores em relação ao tempo de busca por produtos e ofertas. Se você perder o time, pode ser que você inicie suas campanhas no momento em que muitos potenciais compradores já tomaram suas decisões.
De acordo com a pesquisa, 26% dos consumidores começam a pesquisar preços 1 mês antes do evento. Para 28% as buscas começam 15 dias antes, enquanto outros 26% esperam a semana que antecede a data para poder pesquisar e comprar.
E tem mais informações relevantes no estudo.
Do total de entrevistados, 38% informaram que comprariam online direto pelo site das lojas. É um volume bastante considerável que está focado no e-commerce e com potencial para ser um dos compradores da sua loja virtual.
Apenas 9% das pessoas comprariam exclusivamente em lojas físicas, o que significa que cada vez mais consumidores estão dispostos a priorizar o comércio eletrônico.
Outros 28% relataram não ter preferência, podem comprar tanto no físico quanto no online. As condições e promoções é que vão definir o local.
Dentre as redes sociais, Facebook e Instagram aparecem com 2% cada das preferências como local de compra, enquanto outros 3% indicaram o Whatsapp.
Dicas para o Dia do Consumidor
Agora que você já sabe algumas curiosidades e expectativas dos consumidores para essa data especial, vamos conhecer algumas dicas para sua loja ter mais sucesso nas campanhas e nas vendas.
Como sempre acontece, o primeiro passo é oferecer uma experiência de compra positiva para seus clientes. Desde o início da navegação na sua loja, a busca pelos produtos, as informações disponíveis, o atendimento caso esse potencial cliente queria tirar dúvidas.
Tudo isso precisa acontecer de maneira satisfatória. O processo de compra como um todo, da pesquisa até a conclusão e entrega do produto, precisa ser eficiente. Um consumidor satisfeito possivelmente vai voltar para comprar outras vezes no seu e-commerce, além do fato de indicar para pessoas próximas.
Foco no consumidor
Como o próprio nome da data já deixa bem claro, o centro das atenções são os consumidores. São eles os homenageados, então é pensando em fazer a diferença para seus potenciais clientes que você precisa preparar as campanhas, as ofertas e toda a comunicação.
Mostre o quanto os consumidores são importantes para você e que sua loja está pensando sempre no melhor para eles. E aqui não estamos falando apenas em dar descontos e brigar por preço, mas também mostrar consideração com mensagens, dedicatórias e até mesmo brindes especiais.
E claro, as promoções também serão importantes. Se o dia é do consumidor, você precisar criar ofertas que chamem a atenção deles. Para isso é importante saber o que eles querem, como se comportam, quais são suas preferências e por aí vai.
Prolongue a data
Por não ser um feriado, é apenas uma data comercial especial, você ganha a possibilidade de fazer uma campanha mais longa em sua loja, como a Semana do Consumidor ou Mês do Consumidor. Muitas lojas já adotaram esse formato nos últimos anos.
Com isso você pode prolongar as ofertas, mantém as campanhas ativas por mais tempo e acaba atraindo mais consumidores. A Semana ou Mês do Consumidor são apenas sugestões de estratégia, você pode definir outros períodos.
O intuito é ampliar a data para além do dia 15 de março a fim de potencializar suas vendas.
Logística e estoque
Sempre que uma data comercial se aproxima, sua loja precisa estar preparada tanto no estoque de produtos quanto na logística para envio dos pedidos.
Principalmente pensando na realização de ofertas e investimentos em anúncios, o que gera maior volume, é fundamental que você esteja pronto para todas as possibilidades.
Verifique os estoques atuais e com base nas suas estratégias já faça um reforço antecipado no estoque dos produtos com maior volume de saída. Deixe os fornecedores de sobreaviso e faça acordos para garantir melhores preços e prazos.
Com o possível aumento nas vendas, é importante também garantir bons prazos de entrega e preços de frete compatíveis com o mercado. Lembre-se de utilizar a estratégia do frete grátis para determinados produtos ou compras acima de um valor pré-definido.
Vamos citar essa situação na sequência do artigo, mas já fica o alerta para a importância que essa iniciativa tem para garantir mais vendas para o seu negócio.
O que os consumidores esperam
Fica bem mais fácil ter foco nos consumidores quando se sabe exatamente o que eles querem. Por isso é tão importante conhecer as personas do seu negócio e isso é uma premissa desde quando você começa a planejar ter sua própria loja online.
É fundamental saber quais são seus hábitos de consumo, preferências, opiniões e por aí vai. Quanto mais dados você tem do seu público-alvo, mais certeiro você será nas suas campanhas.
Além de aplicar pesquisas, ao interagir com seus clientes e seguidores nas redes sociais você conseguirá obter importantes respostas. É uma maneira prática e muito dinâmica de compreender o que mais chama a atenção dos seus potenciais consumidores.
O Google realizou um estudo que foi divulgado pelo E-commerce Brasil e que trouxe algumas curiosidades bem pertinentes para o assunto do artigo. Os consumidores brasileiros foram questionados sobre quais benefícios mais chamavam a atenção nas promoções de datas especiais.
Confira os principais pontos citados, além do melhor preço, que é a base de qualquer oferta especial:
- Promoção de Frete grátis (para 53%)
- Condições de pagamento (para 15%)
- Programa de fidelidade (para 12%)
- Cashback na compra (para 7%)
- Garantia estendida (para 7%)
Você pode aplicar uma ou mais dessas iniciativas em suas campanhas. A combinação de benefícios é certeira para atrair ainda mais consumidores. Basta você se preparar, definir sua estratégia e colocar as campanhas no ar.
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.