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Saiba como atrair visitantes para sua loja utilizando as redes sociais

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Saiba como atrair visitantes para sua loja utilizando as redes sociais

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As redes sociais estão presentes em nossas vidas o tempo inteiro. Seja no âmbito pessoal ou profissional, é quase inevitável não ter perfil em pelo menos uma das redes existentes. E como milhões de pessoas em todo o mundo estão online compartilhando, curtindo, comentando e consumindo conteúdos, se tornou essencial para empresas e empreendedores estabelecerem uma presença forte nesse ambiente.

No caso do e-commerce o reflexo disso é ainda mais impactante. Como ter uma loja virtual de sucesso sem fazer um bom trabalho de divulgação nas redes sociais? A verdade é que é quase impossível prosperar no mundo online sem boas iniciativas nas grandes mídias da atualidade.

Sua loja precisa aparecer, seus produtos precisam ser vistos, sua marca necessita de reconhecimento. E tudo isso somente será possível, dentre outras ações, por meio de um trabalho estratégico, constante e eficaz na Internet, mais especificamente no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube.

Então vamos mostrar para você algumas dicas de como você poderá atrair mais visitantes para sua loja utilizando estas redes sociais.

Seja ativo nas redes utilizadas

Você não precisa obrigatoriamente criar um perfil da sua loja em cada rede social. Avalie aquelas mais relevantes de acordo com o perfil do seu público alvo e foque suas atenções apenas nelas. Pode ser até que você utilize apenas uma rede, o importante é ter em mente que você precisa ser ativo.

Já vimos isso acontecer diversas vezes com milhares de empresas e lojistas. O perfil é criado em diferentes mídias, algumas postagens iniciais são feitas e pouco depois a conta é praticamente abandonada.

É tudo o que não pode acontecer. Ao iniciar as atividades nas redes sociais, elas precisam receber manutenção constante e permanente. Torna-se uma parte importante das suas iniciativas, e é capaz de gerar os melhores resultados.

Por isso, se você não tiver tempo ou mão de obra suficiente para gerir diferentes perfis, foque naquelas que terão mais impacto para o seu negócio e publique conteúdos, informações e imagens de maneira ativa e rotineira.

Capriche nos conteúdos

Ser ativo requer mais do que apenas publicar com freqüência sem se preocupar com a relevância dos conteúdos. É preciso ter estratégia e fazer postagens interessantes, que chamem a atenção dos seus seguidores.

O ideal é que suas redes sociais funcionem como um complemento do seu site e do seu blog. Isso significa que você deve divulgar sua loja, deve falar sobre os produtos e serviços oferecidos e deve destacar conteúdos que ajudem a qualificar o seu público.

Conhece o trabalho de nutrição que é feito através dos blogs? Pois é, você precisa fazer das suas redes sociais plataformas para expandir ainda mais tais conteúdos. Quanto mais seus seguidores forem munidos de informações de qualidade, mais preparados para consumir em sua loja eles estarão.

Realize também promoções exclusivas para eles. Isso vai incentivar que mais pessoas passem a te seguir nas redes sociais e vai levar mais pessoas para dentro do site. E o melhor, pessoas que interagem com promoções e ofertas especiais tornam-se mais engajados.

E como complemento, se você oferecer no site de sua loja mais opções divertidas e inteligentes para os usuários participarem de promoções e deixarem contato, mais leads você terá!

Participe de grupos

Outra forma muito eficaz de usar as redes sociais para alavancar seu negócio é por meio de grupos específicos. Isso é muito comum, por exemplo, no Facebook e no LinkedIn, onde você pode identificar grupos de discussões repletos de pessoas interessadas no mesmo conteúdo.

Pense em tópicos que sejam diretamente ligados ao seu ramo de atuação, pesquise os grupos existentes que abordem tais assuntos e participe ativamente da maior quantidade deles possível.

E claro, certifique-se de que as discussões no grupo realmente são relevantes e contam com um bom engajamento dos integrantes. Existem muitos grupos que acabam se perdendo em meio a propagandas e conteúdos de baixa qualidade, o que leva os participantes a quase não consumirem as materiais ali publicados.

Ao participar dos grupos, a participação ativa que estamos falando não é de apenas acompanhar as publicações, mas principalmente comentar representando a empresa e compartilhar publicações relevantes para aquele grupo.

Dessa forma você vai colocar a rede social da sua loja em evidência, vai tornar seu negócio conhecido por mais pessoas e vai aumentar o número de visitantes em sua página.

Explore as hashtags #

Quer mais uma dica para ampliar sua visibilidade nas redes sociais? O uso das hashtags tem sido um fator de grande importância para quem quer ser encontrado. O uso do popular “jogo da velha” tem uma força muito grande nas redes sociais, onde os assuntos mais comentados são mensurados justamente por meio da #.

E como isso pode beneficiar o meu negócio?

O uso das hashtags ajuda na localização de publicações. Tudo que é publicado com uma hashtag específica pode ser visto pelas pessoas que estão interessadas naquele assunto.

Isso significa que se você utilizar os termos certos para publicar suas hastags, você será encontrado por grande parte das pessoas que estão em busca de consumir informações sobre o tema.

Mas não exagere na quantidade, utilize de maneira equilibrada e inteligente. Explore apenas aquelas que sejam de fato relevantes para o seu negócio. Termos muito genéricos podem atrair o público errado, e isso acaba não trazendo nenhum benefício para você.

Que tal promover conteúdos?

As redes sociais se destacam pelo baixo custo de investimento, principalmente quando comparados com as mídias tradicionais, como TV, rádio e revistas. Muitas vezes apenas ações gratuitas já surtem bons resultados no mundo online. Mas não se iluda, para aumentar o destaque é preciso sim fazer alguns investimentos.

Promover conteúdos é hoje o principal recurso explorado nas redes sociais para quem deseja dar uma impulsionada no próprio negócio. Como o perfil nas redes é uma extensão do seu site, assim como os conteúdos publicados, quanto mais destaque nas mídias mais visitantes você terá em suas páginas.

O Facebook oferece, por exemplo, o serviço de impulsionamento das publicações. Você define um valor, trabalha na segmentação do público e então será informado sobre qual o alcance possível. O ponto positivo é que não necessários investimentos elevados para conseguir um amplo alcance de público.

Por meio do Facebook Business você consegue gerir diversas campanhas dentro não só do Facebook, como também do Instagram. Todos os resultados são mensuráveis e você ainda pode segmentar diferentes públicos para cada tipo de campanha.

É um universo bastante amplo e importante de você aprofundar. Aqui estamos apenas te mostrando que essa é uma das formas mais eficazes de “turbinar” suas redes sociais e por conseqüência ampliar o número de acessos à sua loja virtual.

Coloque em prática

O próximo passo agora é criar o perfil de sua loja nas redes sociais escolhidas e iniciar esse trabalho. Mas se você já tem esse perfil criado e pronto, melhor ainda. Preencha todas as informações sobre o seu e-commerce e comece a colocar tudo que dissemos ao longo do texto em prática.

Quanto antes você se tornar mais ativo, mais estratégico e mais eficiente no uso de suas redes sociais, mais efeitos positivos você irá sentir em sua loja.

Vamos lá, é hora de colocar a mão na massa! Faça da sua loja virtual um grande sucesso!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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