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Saiba como atrair e captar leads diariamente para o seu negócio

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Saiba como atrair e captar leads diariamente para o seu negócio

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Um dos grandes desafios de todo empreendedor é ampliar permanentemente sua base de contatos. Sem a atração de novos visitantes e sem a captação de novos leads, o negócio tende a estagnar, com um baixo número de interações, prospecções e consequentemente de vendas.

Mas e então, como evitar o pior cenário? O que pode ser feito para que meu site gere sempre movimentação e engajamento?

São questões que você deve sempre dar uma importância muito grande, pois o sucesso do seu negócio depende muito das ações e estratégias que você vai adotar. Veremos neste artigo algumas dicas para você saber como atrair e captar leads todos os dias.

O público-alvo

O primeiro passo para acertar nas suas iniciativas é ter bem definido qual é o seu público-alvo. Certamente você já ouviu falar em personas, que é a descrição detalhada de uma pessoa que personifica o perfil, os hábitos e as características dos seus potenciais clientes.

Com base em pesquisas, estudos de mercado e na sua própria experiência na área é possível definir quem é ou quem são as suas personas. Com quem você está falando? O que elas estão buscando? Como deve ser a sua abordagem?

Quanto mais você conhece do público que você quer atingir, mais bem direcionadas serão as suas ações, suas comunicações e suas ofertas. E isso será essencial para ser bem sucedido na constante atração de visitantes para o seu site.

Atendimento online

A importância de oferecer algum tipo de atendimento online tem se tornado cada vez maior. Um chat online ou um chatbot são ferramentas bem eficazes para uma série de situações, incluindo a captação de leads. Sim, se você nunca imaginou essa finalidade para um chat, ele também tem essa função.

É muito comum um visitante ter alguma dúvida, seja qual for o seu segmento de atuação. E um dos jeitos mais práticos de esclarecer uma informação e interagir com uma empresa é por meio do chat. Para poder iniciar a conversa, você pode solicitar que esse usuário coloque nome e e-mail, e assim você consegue fazer a captação de um lead.

Até mesmo os chatbots, que são recursos automatizados de chat online, a conhecida “conversa com robôs”, permite esse recurso. Dessa forma você não depende de ter algum funcionário online no atendimento para seguir fazendo a coleta de novos contatos.

Resumindo, o atendimento online é fundamental em diversos momentos, desde essa fase inicial, captando contatos e gerando interação, como também para propiciar mais engajamento, mais satisfação, a manutenção de um canal aberto de diálogo com seus clientes e por aí vai.

Formulários de contato

Uma das maneiras mais básicas e usada há mais tempo para captar leads são os formulários de contato ou o famoso Fale Conosco. Mesmo que você tenha atendimento online, deve sempre disponibilizar essa opção, para que o usuário envie uma mensagem deixando seus dados.

E se você não usa nenhuma forma de atendimento online instantâneo, aí que você não pode mesmo deixar de ter esse formulário bem visível em sua página. Sem nenhum mecanismo para que seus visitantes possam “falar” com você, dificilmente você irá captar leads.

Newsletter e materiais ricos

Outra maneira muito eficiente de atrair e de gerar contatos em seu site é por meio das Newsletters (Informativos), ou então ofertando materiais de qualificação, como e-books, vídeos e webinars. Você oferece algo ao seu visitante, e ele, caso se interesse pelo conteúdo, disponibiliza seus dados de contato.

Oferecer qualificação em troca de um contato é uma forma muito inteligente de captar leads. Primeiro por estar oferecendo informação e aprendizado para seus potenciais clientes, e eles vão se identificar com isso.

Segundo que dessa forma você já recebe leads mais qualificados, engajados e conhecedores do assunto e da sua empresa.

Redes Sociais

Como não falar das redes sociais quando o assunto é atração de visitantes, certo? Todos os dias milhões de brasileiros acessam diversas redes sociais e passam horas online conferindo e consumindo todo tipo de informação. Ninguém duvida que centenas ou milhares dos seus potenciais clientes estão no meio dessa turma.

Então, se uma infinidade de potenciais clientes está todos os dias nas redes sociais, como você poderia ficar de fora?

Um perfil comercial bem trabalhado, com postagens freqüentes, conteúdos interessantes e interativos vai atrair a atenção de uma grande quantidade de pessoas. Você tem a oportunidade, por meio das redes sociais, de levar todos os dias centenas de novos visitantes para o seu site, e lá fazer a captação do contato por meio das diversas maneiras que estamos citando no artigo.

Ferramentas inovadoras

Você sabia que existem ferramentas próprias para a captação de leads? Existem roletas, por exemplo, que são usadas em alguma página do site para poder chamar a atenção dos visitantes e então obter o seu contato. É um recurso muito eficaz para a criação de promoções e isso auxilia na interação e no engajamento dos usuários.

É muito fácil de editar e personalizar as ofertas de acordo com seu segmento e de acordo com o momento do ano. O visitante pode ganhar algo sem praticamente nenhum esforço, basta informar nome, e-mail e telefone (opcional), e em poucos segundos a roleta faz o movimento e divulga o resultado.

O visitante se sente instigado e desafiado a tentar a sorte, ou seja, a captação de contato nesse caso ocorre de maneira natural, sem forçar nada. Mais leads e mais benefícios para você e seu negócio.

Existem diversas formas de atrair e captar leads de maneira recorrente. Listamos no artigo algumas das iniciativas mais impactantes e importantes que você pode aplicar em seu site e em suas estratégias.

Analise cada uma delas com calma, pense como aplicar no dia-a-dia e amplie sua base de potenciais clientes de maneira considerável!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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