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Saiba como atrair clientes para a Black Friday

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Saiba como atrair clientes para a Black Friday

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O final de ano promete ser bastante movimentado no comércio, com grande destaque para as transações online nos mais variados tipo de negócios e segmentos. A Black Friday e o Natal são responsáveis por um volume muito elevado de vendas, pedidos e faturamento. Somente na Black Friday o e-commerce deve movimentar R$3,45 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm.

Você está preparado para aproveitar as oportunidades geradas pelas duas datas?

Com as estratégias certas você conseguirá ter muito mais sucesso junto aos consumidores. É a oportunidade perfeita para você gerar mais leads, tornar sua marca mais conhecida, interagir com seus potenciais clientes e atingir o objetivo final que é ampliar as vendas.

E não estamos falando aqui de um cenário perfeito, mas muito difícil de ser alcançado. Longe disso, estamos falando de ações práticas e que podem perfeitamente ser aplicadas pelo seu negócio. Falta pouco mais de um mês para a Black Friday, momento perfeito para você preparar e iniciar todas as estratégias possíveis.

Então vamos lá, conheça agora 5 dicas para atrair e conquistar seus clientes.

1 – Comunique as ofertas e promoções

Uma das falhas cometidas pelas empresas é deixar para comunicar suas ofertas apenas na semana ou no dia exato da Black Friday. Pense quantas oportunidades você perde ao esperar tanto tempo?

A grande maioria dos consumidores começa a acompanhar as ofertas com antecedência, já se preparando para tomar uma decisão de qual loja procurar. Ao ver através de algum e-mail marketing ou via redes sociais que sua empresa fará promoções, muitos consumidores vão salvar o contato para retornar ao seu site no dia de fazer as compras.

Portanto, comunique para sua base de contatos via e-mail e através das redes sociais quando suas promoções terão início. Muitos comerciantes aproveitam a chamada Black Week e vão além da Black Friday. Outros adotam estratégias mais ousadas e vão atualizando ofertas ao longo de todo o mês de novembro.

Já prepare desde agora que tipo de promoção você vai fazer e comece a divulgar. Com boas ofertas e condições realmente diferenciadas você certamente atrairá mais consumidores.

2 – Faça a captação de contatos

Um dos principais benefícios de aproveitar o embalo de datas como a Black Friday e o Natal é ampliar a captação de potenciais clientes. Com tantos consumidores se mobilizando para realizar compras diversas pela Internet, a oportunidade é excelente para você oferecer atrativos em troca dos contatos dessas pessoas.

Ao trabalhar a comunicação de suas ofertas como dissemos no item 1, automaticamente você estará dando um grande passo para atrair e gerar leads para o seu negócio.

Existem formas diversas de realizar essa captação, com assinatura de Newsletter para comunicar promoções, baixar e-books especiais, roletas para concorrer a prêmios, brindes e cupons de desconto, e muito mais!

Vamos supor que você utilize a roleta do Roletando em seu site. Imagine que um visitante entre hoje em seu site, gire a roleta e seja contemplado com um cupom válido para a Black Week. Além de ganhar o contato deste visitante, você ganha também a possibilidade de seguir se comunicando com ele, fora a grande possibilidade dele se tornar seu cliente comprando de você em função deste cupom.

É ou não é uma ótima forma de captar contato?

3 – Aplique descontos reais

Não caia na besteira de dar ênfase para promoções que na prática não trazem nenhum benefício para os consumidores. Muitos lojistas já aumentaram os preços antes da Black Friday para no dia oferecer descontos que praticamente voltavam os preços para o normal dos produtos.

As pessoas não aceitam mais esse tipo de situação. Os consumidores acompanham os produtos de seu interesse por mais tempo, fazem pesquisas, aguardam o momento certo para comprar, e sabem o que é um desconto real ou uma “propaganda enganosa”.

Não seja uma das lojas que perdem toda a sua credibilidade por tentar se beneficiar da data sem de fato pensar nos consumidores. Pense estrategicamente, analise com calma nas suas margens, nos produtos que você pode colocar em promoção e faça com que seus clientes saiam de fato satisfeitos com a condução das campanhas.

4 – Crie interação com seu público

Aproveite também a ocasião para interagir com as pessoas que te acompanham, sejam seus seguidores nas redes sociais ou os visitantes de seu site. Quanto mais proximidade e interação você gerar, mais engajamento e vendas você realizará.

É possível fazer isso criando enquetes sobre quais os produtos mais desejados e que tipo de oferta seria mais atrativa. Você pode realizar promoções mediante alguma ação dos seguidores, como curtir o post e marcar outras pessoas.

Você pode sortear nas roletas da sorte cupons de desconto, para que o potencial cliente queira retornar para comprar o produto utilizando esse cupom. Pode promover o ganho de brindes através da compra de determinado valor ou determinado produto.

Existem várias possibilidades de criar essa interatividade. Seja criativo!

5 – Seja ativo antes, durante e após

Como já foi possível perceber, o sucesso na Black Friday não depende de ações apenas na semana ou na véspera do evento. Você precisa ser bastante ativo antes, de preferência desde o início do mês, precisa estar muito presente durante, para acompanhar a movimentação, e pode ainda aproveitar os leads captados e as vendas feitas para realizar ótimas ações de pós Black Friday.

Quem sabe criar novas ofertas exclusivas para os contatos captados no evento. Quem sabe novas campanhas já pensando no Natal e nos milhões de consumidores que voltarão a fazer compras.

Esse é o seu momento! São dois meses de intensas atividades para fechar bem o ano e começar 2020 com uma loja mais conhecida e mais forte para seguir com as vendas em alta!

Coloque todas essas dicas em prática simultaneamente! Não é difícil e você tem tudo para se dar bem!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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