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Relatório sobre e-commerce é lançado em evento com apoio da Loja Virtual

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Relatório sobre e-commerce é lançado em evento com apoio da Loja Virtual

Tempo de Leitura: 4 minutos.

O evento de lançamento do relatório Neotrust 5ª edição, realizado no dia 21 de outubro, foi um grande sucesso! A jornalista Rosana Jatobá foi responsável pela apresentação da cerimônia, que teve a participação especial do André Dias (Founder Neotrust), Fabiane Pellegrino (Head de Produto da Aftersale), Emi Tahara (Head de Inteligência Neotrust), Fabrício Dantas (CEO Neotrust), Pedro Chiamulera (CEO T.Group) e Andrea Fernandes (CEO Movimento Compre & Confie).

O relatório traz dados muito interessantes sobre o fechamento do 3º trimestre do e-commerce brasileiro, dados de troca e devolução no segmento de moda e acessórios, evolução da categoria de eletrodomésticos e estudo sobre segmento financeiro (bancos digitais e e-wallet). A Loja Virtual foi uma das empresas apoiadoras do evento e do material lançado.

Você pode fazer o download da revista com o conteúdo completo clicando aqui.

Neste artigo nós iremos abordar algumas das principais informações do relatório. São dados que poderão ajudar na definição de estratégias da sua loja para os próximos meses.

Vamos nessa!

Os números do 3º trimestre

O crescimento do e-commerce em 2020 tem sido impressionante. As projeções no início do ano eram bem positivas, porém os números estão sendo ainda melhores. Somente no 3º trimestre, período analisado no relatório, alguns indicadores se destacaram bastante e chamam atenção:

– Somente de julho a setembro foram feitos mais de 79,2 milhões de compras online;

Crescimento de 76% no comparativo com o mesmo período de 2019;

– Gerados mais de R$33 bilhões de faturamento;

Aumento de 85,1% na comparação com o mesmo período de 2019;

– Foram cerca de 5,8 milhões de novos usuários.

Avaliando o volume de compras online realizado por região, temos um grande destaque para a região Sudeste, com 63,3% do total. As regiões Sul (14,3%) e Nordeste (14,5%) ficam praticamente empatadas e completam quase a totalidade das compras realizadas.

Nestes 3 meses analisados, o varejo digital brasileiro registrou 23,2 milhões de consumidores únicos, sendo que ¼ desse público foram pessoas que fizeram compra online pela primeira vez.

Estratégias de frete

Um dos maiores entraves para a conclusão de uma compra online por parte dos consumidores são os custos de frete. Muita gente desiste da compra quando vê qual o valor cobrado pelo frete, que em alguns casos pode ficar mais caro ou com quase o mesmo custo do próprio produto.

Pensando em evitar perdas de vendas por esse motivo, milhares de lojas trabalham com fretes grátis ou reduzidos para determinados itens. Fruto desse tipo de estratégia, 48% das compras realizadas no 3º trimestre foram entregues com frete gratuito. O aumento na comparação com o ano anterior foi de 4%.

Categorias com mais vendas

Outro dado importante do relatório são as categorias que registraram maior volume de vendas. Essa informação revela que tipo de segmento e de produtos os consumidores estão mais buscando no momento. Vamos ao top 5:

1 – Moda e acessórios – 20%

2 – Beleza, perfumaria e saúde – 15,1%

3 – Entretenimento – 11,8%

4 – Artigos para casa – 10,3%

5 – Móveis, construção e decoração – 8,5%

As trocas e devoluções na categoria de Moda e Acessórios

Um dos segmentos mais impactados pelas constantes solicitações de trocas e/ou devoluções de produtos é Moda e Acessórios. O relatório apresentou alguns dados com base na ferramenta Aftersale. Vamos analisar o que de principal foi verificado:

– 48% das trocas ou devoluções ocorreram por problemas no tamanho;

– 17% ocorreram em função de problemas no modelo ou cor do item escolhido;

– 7% foram em função de qualidade ou defeito

E como essas situações foram resolvidas pelos e-commerces?

Cada lojista adota um tipo de iniciativa na tentativa de solucionar essas questões. A forma como um e-commerce conduz as eventuais trocas e devoluções que surgem é essencial para o sucesso do negócio. Consumidores insatisfeitos registram avaliações negativas e comentários ruins nas redes sociais e sites de proteção ao consumidor.

Com 60% das indicações, o reembolso por meio de crédito ou vale compras é disparada a principal estratégia adotada pelos empreendedores. Com 30% aparecem os estornos via cartão de crédito. Ainda foram apontadas outras duas maneiras de solucionar as trocas e devoluções, mas com baixo impacto: 7% fornecem novos produtos e apenas 3% realizam transferência bancária.

Os eletrodomésticos

A categoria de eletrodomésticos já é a segunda com maior faturamento no e-commerce brasileiro. Apenas no 3º trimestre foram registrados 3,4 milhões de pedidos no comércio eletrônico, uma alta de quase 70% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em termos de faturamento sabe o que isso representou? Nada mais nada menos que R$4,3 bilhões de receitas em apenas 3 meses.

Os bons números da categoria indicam uma tendência provocada pela pandemia, já que em função disso as pessoas estão passando mais tempo em casa e passaram a demandar mais produtos desta segmentação.

As geladeiras e refrigerados, por exemplo, representaram 37,1% do faturamento total da categoria. Na sequência os destaques ficam por conta das máquinas de lavar e tanquinhos (22,9%) e fogão (13,2%).

Confira o relatório

Existe um detalhamento muito grande dos dados apresentados no relatório que você pode ver diretamente pelo material completo. O link para download foi apresentado no início do artigo.

Vale a pena conferir todas as informações, pois elas trazem um retrato do momento do e-commerce no país. Algumas tendências, o que está em alta, como os consumidores estão se comportando em relação a algumas situações e boas práticas que você pode adotar na sua loja.

A Loja Virtual foi uma das empresas apoiadoras justamente por acreditar na qualidade do material lançado!

Aproveite para conferir outros artigos em nosso blog e fique por dentro de tudo do mercado de e-commerce.
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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