(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Quais razões tornam o nome tão importante para uma loja online?

LojaVirtual.com.br / Iniciando um e-commerce  / Quais razões tornam o nome tão importante para uma loja online?

Quais razões tornam o nome tão importante para uma loja online?

Tempo de Leitura: 0 minuto.

No momento da criação de uma empresa digital, a escolha de um nome é muito importante. Esta escolha pode, inclusive, ser definidora do sucesso ou insucesso de uma determinada empresa.

Venha saber quais são as razões que tornam o nome tão importante para uma loja online.

O nome é um aspecto fundamental da individualidade humana e, quando se fala em marcas, o princípio é fundamentalmente o mesmo.

Não se trata simplesmente de uma forma de identificar uma pessoa ou uma marca. Este elemento surge, na verdade, como uma rede de conexões que permite o conhecimento e o reconhecimento dos traços que definem determinadas estruturas únicas e intransmissíveis, passíveis de se tornar traços de identidade.

Os estudos realizados na área da psicologia têm vindo a associar a atribuição dos nomes próprios com a personalidade desenvolvida pelos seres humanos, existindo a crença de que o nome pode ter um impacto mais intenso neste desenvolvimento do que aquele que poderia ser previsto inicialmente.

Esta realidade estudada sobre o ser humano não deixa, também, de adequar-se às empresas, sendo que estas têm, tal como as pessoas, uma identidade própria. No momento da construção de uma loja online, a identidade da marca é, na verdade, um dos mais determinantes aspectos para determinar se esta terá ou não sucesso, já que define a forma como se dá o encontro e a expressão da mesma junto do seu público-alvo.

Criar um nome tem traços muito próprios e característicos, que definem a forma como este atinge os consumidores. Aspectos como o significado desse nome, a frequência do seu uso, a sua sonoridade e a facilidade de o memorizar devem, nesse momento, ser considerados.

Saiba, em concreto, porque o nome exerce um papel tão importante e compreenda melhor como pode criar o nome da sua empresa sem precisar fazer um grande investimento. E você pode garantir ainda a escolha de um nome que o ajude a ser bem sucedido no seu negócio.

Porque os nomes são tão importantes, segundo a psicologia

Quando uma criança vai nascer, uma das primeiras preocupações dos seus pais é escolher o nome ideal para o bebê. Esta preocupação com a nomenclatura tem uma razão de ser. De fato, segundo a psicologia, o nome é um dos elementos mais importantes da individualidade de um ser humano e impacta diretamente na forma como um indivíduo vive a sua vida profissional, escolar e pessoal.

Com uma grande influência sobre aspectos tão importantes como a confiança e a motivação, este acaba por impactar, igualmente, sobre o desempenho e a possibilidade de obtenção de sucesso na vida de uma pessoa.

Tal como acontece para as pessoas, também nas empresas o nome terá a capacidade de criar estruturas de individualidade, que contribuem para o crescimento, a expansão e a evolução das estruturas de um determinado negócio.

Gerar um nome adequado, seja para uma pessoa, um espaço ou uma empresa repercute, portanto, na autoimagem e na forma como as pessoas que com esta contactam a encaram. No caso das pessoas, isto afeta os relacionamentos. Já no caso das lojas online, pode fazer a diferença no momento de escolher onde comprar um determinado produto.

Dentro da lógica atual, onde a saturação do mercado é visível e cria, no Brasil, conhecidos índices de falência, um nome não poderia fazer maior diferença. O nome da empresa digital é o primeiro ponto de conexão com o público e torna-se um elemento imprescindível para o sucesso comercial.

O e-commerce e os nomes: qual a relação?

Existem vários elementos relacionados com a identidade de uma marca, incluindo os traços da sua identidade visual (como o lettering ou o logotipo) ou o slogan. Ainda assim, o primeiro e mais importante elemento da construção de uma marca é o seu nome.

Um bom nome deve responder a várias características, sendo fundamental que apele ao seu público-alvo, sendo memorável e sonante mas, simultaneamente, que carregue consigo traços que identifiquem o seu âmbito de atividade, os seus valores, as caraterísticas da marca e as regras do marketing digital.

Considerando a importância do mundo online, este nome deve garantir que existe, no seu equivalente, um domínio de internet disponível, para que o site correspondente ao nome possa ser ocupado pela marca.

Além disso, é muito importante que o nome seja único e distinto dos nomes das outras marcas, na medida em que nomes similares podem provocar desconfiança no consumidor, principalmente se este sentir que existiu uma tentativa de imitação face a uma marca conceituada.

No momento de criar um nome para a marca, o empreendedor deve lembrar-se que este será o rosto da sua empresa e que deve, por isso, criar no consumidor sentimentos positivos, como a confiança e a curiosidade. Assim, a criatividade é fundamental para o processo.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment