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Prepare sua loja para o Dia do Cliente

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Prepare sua loja para o Dia do Cliente

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A data ainda não é das mais populares no comércio eletrônico, mas este ano terá ótimas perspectivas para quem vende online. O Dia do Cliente acontece tradicionalmente no dia 15 de setembro, mas por iniciativa do governo ela se estenderá pela chamada “Semana do Brasil”, de 06 a 15/09.

Trata-se de uma grande oportunidade para que as lojas criem ofertas e promoções especiais pensando no bem de seus clientes, gerando assim uma grande movimentação no comércio.

A Social Miner, em conjunto com a Opinion Box, realizou uma pesquisa para entender dos consumidores quais são as expectativas para a data. O que as pessoas estão esperando? O que motivaria a realização de compras? Quais as categorias mais procuradas?

Vamos conhecer um pouco os resultados da pesquisa para que você possa preparar adequadamente sua loja para a próxima semana!

Público potencial

Logo no início do artigo falamos que o Dia do Cliente ainda não é uma das datas mais populares do e-commerce. A pesquisa apontou que 55,5% das pessoas entrevistadas não conheciam a data. Mas calma, isso não diminui o seu potencial. Tudo depende muito do trabalho de divulgação e adesão por parte das empresas, e claro, as ofertas que serão trabalhadas.

Tanto é assim que 43% dos consumidores pretendem comprar no período. E ainda existem outros 37,3% que disseram não saber, ou seja, podem ser conquistados por promoções atrativas. É bastante promissor, não é mesmo?

Motivações para comprar

Essa é a pergunta que os lojistas mais devem levar em consideração no momento de pensar nas estratégias de vendas: o que motivaria as pessoas a escolherem uma loja?

Vamos ver quais são os principais fatores que despertam a atenção dos consumidores. Com base nessas informações você conseguirá ser muito mais assertivo nas suas campanhas. Nada melhor que oferecer aos seus potenciais clientes a possibilidade de ganhar exatamente aquilo que eles estão procurando!

  1. Preço – 76,7%
  2. Promoções – 73,3%
  3. Valor do frete – 49,2%
  4. Facilidade de pagamento – 28%
  5. Prazo de Entrega – 27,2%

Todos estes itens do “Top 5” são muito importantes e devem ser levados em consideração. São eles que irão diferenciar sua loja dos concorrentes no momento da tomada de decisão dos consumidores.

Mas não tem como não destacarmos em especial os dois primeiros, “Preço” e “Promoções”, pois ambos geram um impacto extremamente elevado e estão diretamente ligados.

O que não fazer

Agora outro ponto essencial nas suas estratégias de atração de visitantes, conversão e vendas: o que evitar para que as pessoas não deixem de comprar.

Assim como é importante conhecer o que motivaria uma compra, também é saber o que desmotivaria. Assim você evita que suas campanhas tenham falhas decisivas para a tomada de decisão.

Vamos conhecer quais são os 6 tópicos principais:

  1. Valor do frete – 54,9%
  2. Falta de confiança na veracidade dos descontos – 48,3%
  3. Falta de opção de produtos – 45,5%
  4. Avaliação ruim – 41,3%
  5. Prazo de entrega – 26,8%
  6. Forma de pagamento – 23%

Um item em especial merece a atenção dos lojistas. Assim como é bem decisivo para um consumidor optar pela compra, o valor do frete é o principal fator para gerar uma desistência. O frete tem sido um dos principais desafios de quem vende online, existem tarifas que ficam mais caras que o próprio produto, e isso têm levado muitas pessoas a mudarem de ideia na hora de efetuar a compra.

Outra observação interessante é como tem grande peso na cabeça dos consumidores os “falsos descontos”. Aqueles famosos casos em que os preços sobem um pouco antes de uma data especial e os ditos descontos são na verdade a volta ao preço “normal”.

Não faça mais isso! As pessoas acompanham os preços com freqüência e sabem o que realmente é uma oferta especial ou não. As lojas que ainda insistem com descontos irrisórios ou “enganadores” certamente perderão vendas e credibilidade.

O pico das vendas

No momento em que entramos nos 10 dias finais até 15 de setembro é quando as vendas online para o Dia do Cliente mais esquentam. Com quinze dias de antecedência (já estamos nessa faixa), 26,5% das pessoas começaram a pesquisar por ofertas. Outros 49,5% dos consumidores iniciarão suas pesquisas apenas na semana ou na véspera/dia da data.

Isso significa que a hora é agora. Nos próximos dias estaremos no ápice das pesquisas por ofertas atrativas, então sua loja precisa ter campanhas já ativas. Se os consumidores não encontrarem nada especial em seu site, certamente sua loja não será escolhida para as compras que serão feitas.

Capture contatos e crie promoções

As informações que vimos até agora são muito importantes, mas você deve estar se perguntando: e agora, como posso aproveitar a oportunidade para criar promoções, captar contatos e incentivar as vendas?

As chamadas “roletas da sorte” do Roletando são exemplos de uma ferramenta prática e gratuita que possuem bastante eficiência para esse tipo de proposta. Além de mexer com o lado psicológico das pessoas (tudo que abre a possibilidade de ganhar ou perder na sorte mexe com nossos gatilhos mentais), o uso da roleta cria automaticamente uma interação com os visitantes e gera uma captação quase natural de contatos.

Como fazer?

Pensando no Dia do Cliente, por exemplo, existem muitas possibilidades que você pode adotar por meio da roleta para turbinar seus negócios neste período que antecede a data.

Coloque em sua roleta pelo menos 2 ou 3 opções atrativas de prêmios ou ofertas viáveis para você e representativas para os consumidores. Nós vimos que as pessoas são muito impactadas por preços e promoções. Mais de 70% dos consumidores optam por uma loja com base nestes quesitos. Então é nisso que você precisa focar.

Veja algumas sugestões:

– Ofereça um cupom com algum % de desconto em qualquer produto;

– Ganhe um brinde X na compra de produtos acima de R$xx,xx;

– Na compra de produtos de uma determinada categoria a pessoa ganha xx% de desconto em outro produto.

Incentivo para as vendas

São dezenas de possibilidades. E se você duvida que isso possa funcionar, basta se perguntar: se eu tenho uma possibilidade de ganhar um prêmio gratuito, porque eu não iria tentar?

É exatamente isso que pensa a maioria dos visitantes da sua loja. Ou seja, você certamente vai captar mais contatos com a roleta. E o melhor: qual a possibilidade de uma pessoa que ganhou um brinde ou um desconto não utilizar esse bônus?

Com isso você induz os usuários a efetivarem uma compra na loja. Nem todas as pessoas que rodarem a roleta irão ganhar algum prêmio, mas você terá o contato de todas elas. E aqueles que tiverem “sorte” e ganharem alguma premiação, certamente terão uma probabilidade bem mais alta de comprarem um produto.

Conclusão

Quanto mais conhecemos do público alvo, melhor para as nossas estratégias. Saber o que motiva os consumidores a comprarem em determinada data é fundamental. Com base em tudo que apresentamos ao longo do artigo, você certamente terá elementos suficientes para criar campanhas de sucesso.

E mais, ainda ganhou a indicação de uma ferramenta gratuita que pode ser facilmente aplicada em seu site, para que você faça a captação dos potenciais clientes com mais facilidade. E não só isso, mas também irá interagir e induzir que essas pessoas efetuem compras na loja.

Coloque a mão na massa e capriche nas ações do Dia do Cliente!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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