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Prepare sua loja para as datas comemorativas de fevereiro

LojaVirtual.com.br / Datas comemorativas  / Prepare sua loja para as datas comemorativas de fevereiro
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Datas comemorativas

Prepare sua loja para as datas comemorativas de fevereiro

Tempo de Leitura: 4 minutos.

O mês de fevereiro tem datas sazonais que podem trazer boas oportunidades para sua loja virtual. Sabe aquela famosa frase: “O ano no Brasil só começa depois do carnaval”? Pois é, muita gente sempre levou isso a sério, mas na prática não é bem assim que acontece na economia e no e-commerce.

E para completar temos um importante adicional, esse ano as coisas estão um pouco diferentes. Ainda estamos vivendo um período de pandemia com impactos em toda a sociedade. Reflexo disso é o cancelamento já anunciado de várias das principais festas de carnaval em todos os estados brasileiros.

Com uma realidade tão diferente do que sempre estivemos acostumados, o que esperar de fevereiro no comércio eletrônico? Quais os impactos desse carnaval sem festa?

E com tantas restrições no funcionamento das lojas físicas e shoppings, como o e-commerce pode seguir aproveitando o momento para seguir crescendo?

Além das incertezas desse carnaval, temos pelo menos duas datas comemorativas que podem trazer grande movimentação nas lojas virtuais de diversos segmentos.

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas questões em nosso artigo.

Cenário digital em 2021

Embora os números consolidados do mercado de e-commerce em janeiro ainda não tenham sido divulgados, existe o entendimento por parte dos especialistas de que a força das compras online irá continuar.

Os hábitos de consumo mudaram por conta da pandemia, as incertezas continuam e o mercado online seguirá como prioridade para milhões de consumidores.

Em pesquisa realizada pela Social Miner, em parceria com o Opinion Box, foi identificado que 49% dos consumidores pretendem mesclar entre compras online e compras em lojas físicas ao longo de 2021.

Esse número é muito maior que em 2019, quando apenas 29% das pessoas pretendiam alternar o meio online com o comércio físico. A prioridade da grande maioria dos consumidores sempre foi comprar nas lojas físicas.

Isso mudou e todos os dados e pesquisas do mercado indicam essa nova tendência. Nessa mesma pesquisa, outra informação que chamou a atenção foi que 52% dos participantes relataram que pretendem utilizar mais o e-commerce e menos as lojas físicas.

Ter uma boa presença online será cada vez mais fundamental para ter sucesso ao empreender um novo negócio.

Ofereça uma experiência para os consumidores cada vez melhor em sua loja virtual!

As datas sazonais de fevereiro

Vamos falar agora sobre as principais datas do mês e como você pode se preparar para cada uma delas. Lembramos que as datas sazonais na maioria dos casos provocam elevados picos de buscas na internet e milhões de pedidos no e-commerce.

Mesmo aquelas menos badaladas pelo público geral, como é o caso do Valentine’s Day e o Dia do Esportista (datas que vamos abordar neste artigo), podem ser um “prato cheio” para sua loja.

Valentine’s Day

Talvez você esteja se perguntando: o que é Valentine’s Day?

Na tradução é o Dia de São Valentim, que é uma data que corresponde ao nosso Dia dos Namorados (que acontece em junho). A data é muito tradicional nos Estados Unidos e alguns outros países, movimenta bastante as redes sociais e vem ganhando mais destaque no Brasil ao longo dos últimos anos.

Assim como outras datas, como o Halloween, e diversas características da cultura americana que foram importadas e adotadas em peso pelos brasileiros, o Valentine’s Day caminha para ganhar cada vez mais espaço.

Não vai substituir o nosso Dia dos Namorados, que é uma data extremamente consolidada, porém tem margem para gerar um bom movimento nas lojas virtuais.

E como seu e-commerce pode se aproveitar disso?

Estimulando o engajamento do seu público, principalmente caso você tenha como alvo um público mais jovem. É uma ótima oportunidade para promover o romantismo, o companheirismo dos casais, e claro, destacar produtos especiais que possam servir como presentes românticos.

Podem ser cestas de café da manhã, chocolates, bebidas, artigos personalizados do casal, presentes tradicionais como roupas, calçados e acessórios. Enfim, são diversas as possibilidades e muitos negócios podem se beneficiar!

Mas lembre-se, mais do que criar promoções e ofertas especiais, você deve se preocupar em interagir com seu público. É uma data em que a conexão com sua marca e o estímulo ao engajamento poderá gerar resultados mais positivos.

Dia do Esportista

Essa é uma data que tem potencial para movimentar importantes segmentos do mercado, como Esportes, Fitness, Lazer, Moda Esportiva, Calçados e por aí vai.

Se a sua loja possui produtos voltados para esses segmentos, não dá para deixar essa data passar despercebida. O público que pratica esportes e atividades físicas é bastante amplo atualmente.

E são pessoas muito engajadas com a prática esportiva. Sua loja terá uma grande oportunidade de mostrar proximidade ao valorizar todos que se esforçam todos os dias para praticar esportes e atividades relacionadas.

Crie campanhas de incentivo, ofereça cupons de desconto para a compra de produtos ligados à prática esportiva, ofereça algum brinde na compra de itens acima de um valor X.

As estratégias vão da criatividade de cada lojista, o mais importante é que você se mostre engajado e antenado com uma data bem representativa para o público em questão.

O que esperar do Carnaval?

Essa é uma pergunta que milhões de brasileiros estão se fazendo diariamente, não apenas varejistas e demais empreendedores, mas todos que gostam de aproveitar as festas de Carnaval para extravasar, viajar, desfilar, aglomerar e se divertir.

Será um Carnaval de reinvenção, sem as festas tradicionais e muitas recomendações para evitar aglomerações em função do elevado número de casos de Covid-19. Como diversas cidades já comunicaram o cancelamento de seus eventos e o ponto facultativo foi cancelado em diversos locais, nem mesmo a adesão ao feriado será igual ao que sempre fomos acostumados a ver.

A folia deverá migrar para o meio online, assim como foram os primeiros meses de pandemia, com dezenas de lives todas as semanas.

Mas e aí, o que tudo isso tem a ver com sua loja?

Você pode pensar em criar uma conexão emocional com seus consumidores, migrando para o meio online a folia como uma realidade do momento, mas sem deixar de lado a alegria do Carnaval.

Em hipótese alguma crie campanhas ou mensagens que induzam a aglomeração e incentivem as pessoas a irem para as ruas. Reforce a importância de seguir com os cuidados, passando otimismo e mostrando que é possível curtir a folia em casa ou em pequenos grupos de pessoas.

Você pode pensar em itens para enfeitar a casa, kits com produtos para curtir uma folia caseira entre familiares ou amigos, transmissões ao vivo que tragam um clima de alegria e positividade, dentre outras ações.

Será um Carnaval bastante diferente sim, mas se a sua mensagem ficar alinhada com o contexto que estamos vivendo você aumenta as possibilidades de ainda assim gerar boa movimentação durante esse período.


datas comemorativasdatas sazonaisecommerce
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Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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