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Porquê investir pesado no atendimento online no ecommerce

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Porquê investir pesado no atendimento online no ecommerce

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É comum que empreendedores foquem suas atenções iniciais em procurar excelentes plataformas de ecommerce, assim como serviços de hospedagem para que suas lojas virtuais tenham um bom funcionamento, às vezes deixando o atendimento online ao cliente em segundo plano.

Porém, a realidade é que o profissionalismo do seu atendimento no âmbito online é tão importante quanto a qualidade de seus produtos e sistemas. Ele afeta diretamente sua taxa de conversões, assim como seu potencial para reter visitantes. Por isso, é importante entender o porquê investir pesado no atendimento online no ecommerce.

Escolhendo a melhor ferramenta para o atendimento online

Antes de falarmos sobre os benefícios adquiridos por um atendimento de qualidade no seu ecommerce, é importante definirmos a melhor ferramenta para o mesmo. Hoje, existem diversos canais que podem ser utilizados para este fim, como o e-mail, telefone, redes sociais, e o chat online.

Dentre eles, o que mais se destaca, por proporcionar velocidade e funcionalidades dedicadas em impressionar seus visitantes, é o chat online na loja virtual. Porém, idealmente você não quer ficar preso à um único canal de comunicação.

Portanto, o ideal é investir em uma plataforma omnichannel, capaz de unir todos seus meios de atendimento de forma a focá-los na experiência de seus clientes.

Acompanhe nossa lista com 7 benefícios adquiridos ao oferecer um atendimento online omnichannel aos seus clientes e visitantes.

1. Conquistar e fidelizar clientes

Diferente de uma loja física, ao entrar em seu ecommerce o visitante normalmente não é abordado por um atendente pronto para ajudá-lo. Isso faz com que sua experiência padrão seja explorar suas ofertas, avaliar seus preços e realizar ou não uma compra sem qualquer assistência.

Dessa forma, quando um cliente encontra qualquer dificuldade, ou possui alguma dúvida, as chances de ele simplesmente fechar sua loja virtual e ir à um concorrente são muito maiores do que ele tentar enviar um ticket via e-mail para sua equipe de suporte, ou fazer uma ligação.

Com uma ferramenta de chat online integrada à outras soluções, você pode oferecer uma experiência semelhante à abordagem por um atendente em uma loja física. Mesmo que o visitante não precise de ajuda, ele ficará satisfeito por saber que alguém está disponível e pronto para oferecer assistência em tempo real e de forma personalizada, caso necessário.

2. Reter visitantes

Mesmo que suas ofertas sejam de qualidade e você trabalhe com preços competitivos, é comum que seus leads tenham dúvidas sobre algum produto, ou mesmo algum procedimento em sua página, como realização de cadastro, uso do carrinho de compras, formas de pagamento, entre outros.

Quando isso acontecer, ter uma ferramenta de atendimento online pronta para auxiliá-lo afeta diretamente sua retenção de clientes, fazendo com que eles possam conseguir as respostas dentro de sua própria página, não precisando pesquisar pela Internet, potencialmente encontrando seus competidores ou mesmo perdendo interesse na compra.

3. Fortalecer suas estratégias de marketing

Sabemos que o resultado esperado de suas estratégias e campanhas de marketing digital é exatamente o aumento do seu fluxo de visitantes, aumentando a visibilidade de sua marca e engajando com o público alvo.

Mais visitantes significa mais clientes em potencial. Seu ecommerce deve ter um serviço de atendimento online bem estruturado para atender à esta demanda crescente, portanto, é importante trabalhar com ferramentas que oferecem escalabilidade.

Além disso, um chat online também pode ser utilizado para chamar a atenção e engajar seus visitantes. Configurando convites proativos, você pode oferecer cupons de desconto, informar sobre promoções especiais ou mesmo a respeito de novos produtos ou serviços.

4. Coletar dados e segmentar sua base de clientes

Trabalhe seu atendimento de forma a obter melhores resultados para sua empresa. Utilize-o para entender seu público alvo, oferecendo um serviço personalizado e captando dados de contato para seus leads, assim como suas preferências e interesses.

Desta forma, você será capaz de segmentar sua base de clientes, isso vai fazer com que suas campanhas de e-mail marketing, por exemplo, tenham um impacto maior, visto que estará enviando conteúdo relevante para cada prospect, e não apenas material generalizado em listas frias.

5. Receba feedback e seja proativo

Como um dono de ecommerce e uma loja virtual, às vezes pode ser realmente desafiador entender se suas ofertas, acessibilidade, ou mesmo a facilidade de navegação de seu site estão de acordo com o esperado.

Para isso, é importante estar pronto para receber críticas positivas ou negativas de seus visitantes e clientes. Ao concretizar uma venda, ou mesmo ao término de um atendimento, solicite avaliação de seus serviços e utilize-as para melhorar suas ofertas.

6. Aumentar a presença nos dispositivos móveis

De acordo com uma pesquisa da Statista, em 2018, mais de 52% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Portanto, tanto sua loja virtual quanto suas plataformas de atendimento online devem estar prontas para servir à esta parcela de clientes.

Para isso, soluções que oferecem ferramentas de callback, permitindo o contato por voz com seus visitantes, assim como integrações com outros aplicativos de mensagens disponíveis para smartphones e tablets impactam positivamente a satisfação de seus clientes mobile.

7. Gerar mais conversões

A partir de todas as vantagens citadas até então, adquiridas ao investir pesado no atendimento online no ecommerce, é possível entender como estas ações podem afetar diretamente as suas conversões.

A satisfação de seus clientes, confiabilidade na marca e qualidade no atendimento, assim como a capacidade de resolver problemas de forma personalizada e em tempo real, através de um chat online na loja virtual, garantem maiores oportunidades de venda.

Lembre-se que essas ferramentas podem ser utilizadas para trabalhar cada lead através de seu funil de vendas, desde o primeiro ponto de contato no site até a finalização do pedido, e pós-venda.

Conclusão

Agora que entende o quão crítico para o sucesso de seu negócio um atendimento online de qualidade é, assim como os benefícios adquiridos ao trabalhar de forma personalizada, fidelizando e impressionando clientes, você deve estar se perguntando qual ferramenta pode ajudá-lo neste sentido.

Para sua plataforma de ecommerce, não há dúvidas que a Loja Virtual oferece a solução mais adequada, inteiramente compatível com dispositivos móveis.

E claro, ela pode ser integrada a uma plataforma de atendimento omnichannel de alta qualidade, o JivoChat, que unifica diversos canais como chat online, redes sociais, email e telefonia de forma profissional, permitindo que você proporcione uma experiência de compra online única à seu público alvo.

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