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Por que é tão importante ter muitos leads?

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Por que é tão importante ter muitos leads?

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Ouvimos falar em leads praticamente todos os dias. Seja para tratar sobre a atração de novos leads, o trabalho de interação com os contatos conquistados ou ainda as ações ao longo do funil de vendas, o tempo inteiro estamos lidando com leads dentro dos mais variados negócios. Mas qual o motivo deste assunto ser tão abordado dentro das organizações? Por que é tão importante ter muitos leads?

A resposta é bem simples: os leads são seus potenciais clientes. No mundo online que vivemos atualmente, conquistar muitos leads significa aumentar o potencial de vendas. Todos os seus concorrentes estão na mesma batalha que você.

Muitos investimentos são feitos na tentativa de ser encontrado pelas pessoas com mais facilidade, tanto em buscadores como o Google quanto nas redes sociais. Uma das principais disputas travadas hoje por empresas, empreendedores e profissionais autônomos é a luta por visibilidade na Internet.

Quanto mais visitantes você leva para o seu site, mais chances de captar potenciais clientes você tem. Vamos então abordar um pouco mais sobre a importância dos leads para o sucesso do seu negócio.

Como agir sem leads?

Você já parou para pensar como seu negócio ficaria se você gerar poucos contatos através do seu site? Mesmo que você tenha loja física ou trabalhe outras formas de prospecção, nada hoje é capaz de gerar tantos leads quanto nos meios digitais.

Se você não for encontrado pelo seu público alvo, certamente suas vendas irão cair com o passar do tempo. É importante ter margem, por mais que sua captação de contatos seja bem assertiva, se esse volume é baixo seu negócio não irá prosperar como esperado.

E outra, os potenciais clientes que você não está capturando possivelmente serão atraídos pelos seus concorrentes. Ou seja, não dá para imaginar um cenário de sucesso onde você não tenha muitos leads.

É preciso atrair visitantes

Agora que você viu que realmente é fundamental gerar leads em maior número, é preciso saber o que fazer para atrair esses contatos. O primeiro passo é investir em ações e ferramentas que aumentem o número de visitantes em seu site.

Pode ser um trabalho bem feito de SEO, anúncios pagos no Google, iniciativas criativas nas redes sociais, publicidade na Internet, rádio, TV, revistas e por aí vai. Se você faz uma ou mais dessas ações, dificilmente você não terá um aumento significativo de acessos às páginas do site.

A partir de então, torna-se necessário que você ofereça formas desses visitantes realizarem um cadastro. Ao deixarem algum contato em troca de algo, automaticamente eles passam a ser leads que você poderá trabalhar ao longo do tempo.

Como gerar os leads?

Mas então, quais seriam essas formas de transformar um visitante em lead? Caso você tenha um blog ou produza notícias relevantes periodicamente, você pode oferecer a inscrição na sua Newsletter. Essa é uma das iniciativas mais comuns praticadas no mercado nos últimos anos.

É possível também criar as chamadas Landing Pages, que são páginas personalizadas onde você oferece um material rico, como e-books e infográficos, em troca de um cadastro. Trata-se de uma ação bastante eficiente, pois os usuários normalmente têm grande interesse em se qualificar mais.

Você pode instalar pop-ups em seu site ofertando diferentes materiais, tudo de acordo com a página na qual cada um será instalado. Um formulário de Contato ou Fale Conosco também é imprescindível, além de captar dados do seu usuário, ele também vai servir como uma forma de comunicação.

Aplicativos de comunicação também são ótimas formas de capturar contatos. Os sites que disponibilizam chat online conseguem gerar bons leads e a ferramenta ainda ajuda de maneira efetiva na conversão destes contatos.

E existe hoje também uma forma inovadora e diferenciada que é a aplicação das roletas de premiação. Você define alguns itens que podem ser sorteados, o visitante deixa um contato e tenta a sorte para ver qual prêmio vai levar. Pode ser apenas um “tente outra vez”, como também pode conquistar algo que vai engajá-lo com seu negócio.

Quem define tudo isso é você. Tanto os possíveis prêmios quanto as probabilidades de sair em cada um deles. Com essas roletas inteligentes e personalizáveis aplicadas com outras ações você irá acelerar o geração de leads em seu site.

Hora de colocar em prática

Não deixe para depois as iniciativas que poderão ampliar sua captação de leads. Como falamos anteriormente, um negócio sem contatos está fadado ao fracasso. É impossível aumentar vendas se você não tem diversos potenciais clientes em sua base.

Vá em frente, se aprofunde mais no assunto, aproveite as dicas que demos e tenha cada vez mais leads!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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