Ir para o conteúdo Pular para o rodapé
13K
4K
15K
LojaVirtual.com.br
  • Login orRegister
Menu
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja
LojaVirtual.com.br
Menu
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja
  • Login orRegister
LojaVirtual.com.br
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja
Plataforma de e-commerce

Plataforma de Ecommerce: Conheça as 12 melhores de 2022

PorGustavo Faleiro
Compartilhe este artigo
Compartilhar postagem
Novidades

Semanalmente por Especialistas

Quero ficar por dentro

As vendas online não param de crescer no Brasil e cada vez mais pessoas estão buscando maneiras de ampliar a renda por meio do comércio eletrônico. Você pode fazer isso de uma maneira mais informal, vendendo apenas pelas redes sociais ou marketplaces, sem ter uma loja própria. Ou pode dar um passo a mais usando uma plataforma de ecommerce. 

O ponto chave é esse, se você deseja ter nas vendas online o seu principal negócio, é essencial ter o próprio site da sua loja virtual.

E nesse caso, as melhores plataformas de ecommerce são uma importante porta de entrada para a venda de mercadorias no mundo digital atual.

As plataformas não fornecem apenas a tecnologia necessária para você criar uma loja online eficaz, mas também possibilitam que você promova suas ofertas, gerencie transações, tenha acesso aos principais recursos do mercado e gere vendas.

A pergunta para qualquer empreendedor que esteja buscando uma plataforma de e-commerce no mercado é: “qual a melhor plataforma para o meu negócio?” 

Afinal, hoje existem várias opções, voltadas para todo tipo de perfil de ecommerce e todas elas garantem ter a ferramenta mais completa.

Como você deve imaginar, não existe uma resposta única para essa pergunta. Existem diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração no momento de fazer a escolha.

A plataforma de e-commerce certa para que você possa criar sua loja depende de alguns fatores que vamos listar para sua análise ao longo do conteúdo.

Algumas plataformas de e-commerce são extremamente adequadas para micro e pequenas empresas, outras parecem funcionar bem quando você deseja vender serviços, em vez de produtos físicos.

Outras são muito robustas e com mensalidades muito elevadas, ou seja, são voltadas para negócios maiores e já consolidados.

Independente de qual é o seu objetivo com sua loja virtual, você encontrará uma plataforma na lista que apresentaremos a seguir para atender às suas necessidades.

Vale lembrar que queremos apenas trazer conhecimento e informações para que você seja capaz de tomar sua decisão.

Veja abaixo um índice com tudo que você irá conferir nesse artigo:

  • Quais são as melhores plataformas de ecommerce?
  • Conheça 12 plataformas de ecommerce.
  1. Loja Virtual.
  2. Bagy.
  3. Magento.
  4. Jet Ecommerce.
  5. Tray Corp.
  6. Shopify.
  7. VTEX.
  8. Open Cart.
  9. Loja Integrada.
  10. Nuvemshop.
  11. iSet.
  12. WooCommerce.
  • O que é uma plataforma de ecommerce?
  • O que buscar em uma plataforma de ecommerce?
  • Conclusão

Quais são as melhores plataformas de ecommerce?

Então vamos agora conhecer as 12 principais plataformas de ecommerce aqui do nosso cenário nacional. Iremos apresentar a Loja Virtual primeiramente, a plataforma que oferece o melhor custo benefício do mercado por tudo que você vai ver nas informações que trouxemos.

Em seguida vamos falar sobre as outras onze ferramentas listadas para que você possa começar a considerar suas opções.

Ao final da lista você ainda vai ver qual o conceito de plataforma de ecommerce e o que é importante considerar no momento de definir em qual delas você montará sua loja.

Conheça 12 plataformas de ecommerce:

Vamos agora iniciar a lista com as 12 ferramentas que analisamos para você conhecer mais detalhes antes de tomar sua decisão.

1 – Loja Virtual

ecommerce_marketing_graphic

A LojaVirtual.com.br é uma completa e poderosa plataforma de ecommerce que possui um excelente custo benefício tanto para quem está iniciando sua trajetória no comércio eletrônico, quanto para lojas em processo de crescimento.

A Loja Virtual possui mais de 12 anos de mercado, com mais de 400 mil lojas criadas em sua base. São 4 diferentes opções de planos para você escolher de acordo com o momento do seu negócio, e a partir de apenas R$39,90 por mês você já pode ter uma loja ativa.

A plataforma é a única no mercado a oferecer atendimento eficiente de Suporte Técnico para todos os planos, incluindo apoio durante o período experimental gratuito. É um diferencial e tanto para quem tem pouco conhecimento e precisa de ajuda na montagem e configuração da loja.

A Loja Virtual oferece dezenas de temas modernos, atrativos e gratuitos para sua escolha. Todos eles são editáveis e você ainda pode personalizar do seu jeito. Não existe a necessidade de comprar temas com um custo extra como ocorre em outras plataformas.

A Loja Virtual conta ainda com as principais integrações do mercado, com todos os melhores recursos para você poder vender online com grande sucesso.

Veja na sequência um compilado de prós e contras da plataforma com base em tudo que foi mencionado:

PRÓS

  • Plataforma intuitiva e super prática de utilizar
  • São centenas de templates disponíveis, TODOS gratuitos
  • Atendimento de Suporte em canais como telefone, e-mail e Whatsapp em todas as etapas, incluindo o período Trial
  • Todas as principais integrações do mercado de ecommerce
  • Equipe de CS para apoio na obtenção de melhores resultados

CONTRAS

  • Acesso integral a todos os recursos apenas no plano Loja Ilimitada


Experimente a LojaVirtual.com.br

2 – Bagy

ecommerce_marketing_graphic

A Bagy tem como objetivo ajudar quem vende de maneira mais informal, como por exemplo, via WhatsApp e Instagram, a profissionalizar o negócio.

É uma opção acessível para quem está começando pela facilidade de uso e pelo custo. Porém apresenta poucas possibilidades de personalização da loja e possui menos recursos integrados que outras plataformas avaliadas.

3 – Magento

ecommerce_marketing_graphic

A Magento é uma plataforma de ecommerce de código aberto, o que proporciona a ela uma grande capacidade de personalização. A ferramenta, que foi adquirida pela Adobe em 2018, conta  ainda com um alto nível de segurança e bom desempenho orgânico (SEO).

Porém sua usabilidade deixa a desejar, não sendo uma das plataformas mais intuitivas. Isso pode causar dificuldades para quem está em busca de mais praticidade e simplicidade na montagem de sua loja.

O custo mais elevado também pode afastar empreendedores que estão iniciando sua trajetória no e-commerce ou ainda não possuem lojas com volumes mais elevados de vendas.

4 – Jet Ecommerce

ecommerce_marketing_graphic

A Jet Ecommerce possui mais de 20 anos de experiência no mercado e conta com com plataformas que operam no modelo SaaS, escaláveis e com alta performance e foco na conversão.

A plataforma informa contar com mais de 15 mil lojas. Em 2019 lançou o ZapCommerce, uma ferramenta para vendas via WhatsApp.

Possui um hub próprio para integração com diversos marketplaces, porém possui poucas opções de subadquirentes e não conta com o recurso SIGEP Web. Para solicitar proposta e conhecer os planos depende de contato com a empresa.

5 – Tray Corp

ecommerce_marketing_graphic

A Tray Corp possui mais de 15 anos de mercado e disponibiliza uma plataforma escalável. Oferece um meio de pagamento próprio (o Yapay) e uma estrutura para e-commerce omnichannel. A ferramenta permite ainda que se tenha um clube de assinatura.

Para quem considera fundamental vender em marketplace, a Tray Corp possui integração nativa com os principais marketplaces. Em contrapartida, a ferramenta não é prática para realizar personalizações e não oferece recursos de marketing digital.

6 – Shopify

ecommerce_marketing_graphic

A Shopify é uma solução digital com clientes espalhados em diversos países. A empresa é sediada no Canadá e possui diferentes funcionalidades, como a possibilidade de criar cartões-presente nas lojas virtuais.

Pelo fato de não ser uma ferramenta criada e desenvolvida no Brasil, a plataforma acaba dependendo de aplicativos externos e possui uma taxa de transação adicional quando o gateway próprio da Shopify não é utilizado.

7 – VTEX

ecommerce_marketing_graphic

A VTEX possui pouco mais de 20 anos de mercado e apresenta uma estrutura de e-commerce moderna e atualizações constantes da plataforma. A ferramenta conta com muitos recursos, é bastante completa, porém possui foco para grandes empresas e projetos de grande porte.

Para milhares de empreendedores iniciando no e-commerce ou ainda com negócio de pequeno e médio porte, a plataforma acaba não se enquadrando no perfil ideal para essas lojas.

8 – OpenCart

ecommerce_marketing_graphic

O OpenCart é mais um caso de plataforma de vendas que funciona com código aberto, conhecido como Open Source. Oferece serviço gratuito, é prático de usar, mas apresenta muitas limitações em relação às integrações com outros aplicativos.

Para ter uma loja virtual cada vez mais completa e com bons recursos para os usuários, isso pode ser uma limitação importante. Possui um fórum em que diversos usuários conversam sobre as soluções da plataforma.

 

9 – Loja Integrada

ecommerce_marketing_graphic

A Loja Integrada é uma plataforma de ecommerce com solução SaaS. A ferramenta com um plano de entrada gratuito, focado em quem está iniciando sua trajetória nas vendas online, porém é um plano que possui diversas limitações.

A plataforma oferece uma grande gama de recursos e integrações, mas fique atento aos planos. Na Loja Integrada o usuário possui limitações não só na quantidade de produtos em cada plano, como também na quantidade de visitantes por mês.

Outro ponto é que o atendimento via WhatsApp e dentro do painel não fica disponível para todos os planos. A Loja Integrada oferece temas gratuitos, mas a grande maioria das opções disponíveis são pagas, gerando mais um custo extra dependendo do layout que você desejar para sua loja.

10 – Nuvemshop

ecommerce_marketing_graphic

A Nuvemshop é uma plataforma que atende praticamente toda a América Latina. A ferramenta conta com uma variada gama de funcionalidades e integrações, e oferece planos que vão desde o básico até uma conta empresarial mais robusta.

A Nuvemshop cobra uma tarifa por transação realizada para todos os meios de pagamento que não sejam o Nuvem Pago. Portanto, caso você não utilize o meio de pagamento próprio da plataforma, uma taxa será cobrada por cada venda realizada.

Existem limitações nas formas de atendimento oferecidas de acordo com o plano contratado.

11 – iSet

ecommerce_marketing_graphic

A iSet é uma plataforma de e-commerce com cerca de 15 anos de mercado. A ferramenta possui integrações com marketplaces e redes sociais, e conta também com temas gratuitos para o sua loja.

Os planos são todos pagos e vão desde mensalidades mais acessíveis até planos mais robustos. Os planos apresentam limitação nas visitas mensais ao site e de produtos cadastrados na loja.

12 – WooCoomerce

ecommerce_marketing_graphic

O WooCommerce é um plugin do WordPress que oferece grande capacidade de customização. Desde 2017 a ferramenta oferece diferentes opções para a criação de lojas virtuais.

O WooCommerce depende da instalação de diversas extensões para poder realizar personalizações na loja. Não é uma ferramenta tão prática para se utilizar assim como outras plataformas que listamos no artigo.

Você pode saber mais informações sobre o WooCommerce e os motivos para não ser a ferramenta mais indicada clicando aqui.

O que é uma plataforma de ecommerce?

Estamos falando em plataforma de ecommerce no artigo desde o início, mas será que você compreende bem o que é?

Quando falamos em plataformas de e-commerce estamos nos referindo a softwares que possibilitam criarmos uma loja virtual de forma mais simples e rápida.

Claro que existem diferentes ferramentas, algumas mais intuitivas que outras, mas a proposta de qualquer plataforma é oferecer a montagem de uma loja online de maneira muito mais facilitada.

Nessas plataformas, os lojistas encontram modelos de design predefinidos de acordo com o ramo escolhido, nos quais basta fazer o cadastro de produtos, configurar os meios de pagamentos que serão aceitos, as formas de envio que serão utilizadas e pronto, a loja já está habilitada a iniciar as vendas.

Há muitas plataformas de e-commerce disponíveis na internet, esse é um mercado que cresceu muito nos últimos anos e ganhou diversos novos players.

Aqui mesmo no Brasil você encontra hoje várias empresas que prestam esse tipo de serviço com diferentes custos e modelos comerciais.

Justamente por termos tantas opções no mercado nacional atualmente é que não se recomenda o uso de plataformas estrangeiras. Você pode precisar de atendimento e de algumas especificidades que essas ferramentas não serão capazes de suprir.

As melhores plataformas de e-commerce do mercado já estão integradas com gateways de pagamentos, em que é possível configurar de forma simples a maioria dos meios de pagamentos, como cartões de crédito, boleto, pix e transferência bancária.

Também disponibilizam ferramentas para cálculo de fretes, baseando-se no CEP informado pelo comprador.

Assim como tudo que envolve tecnologia e prestação de serviços, existem vantagens e desvantagens na contratação de uma plataforma de e-commerce.

Mas é inegável dizer que, para você que deseja vender online com uma loja própria, os benefícios de utilizar uma plataforma já consolidada no mercado são muito maiores.

Entre as principais vantagens, podemos destacar a:

  • Facilidade e rapidez que uma loja virtual pode ser criada e toda configurada;
  • Simplicidade na ativação dos meios de pagamento;
  • Integração com tabelas de fretes das principais transportadoras;
  • Temas (templates) prontos para serem usados;
  • Presença de carrinho de compras com muitas funcionalidades;
  • Não há necessidade de contratar um provedor de hospedagem;
  • Não necessita conhecimentos avançados de informática para administrar o site;
  • Rápida implementação.

Com base nas vantagens citadas acima, que são apenas algumas delas, contratar uma plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual é uma escolha muito mais segura e com melhor custo benefício.

Você pode montar um site de diversas maneiras, muitas vezes com custo baixo, porém se ele não for estruturado para funcionar como uma loja online, você terá diversos custos extras para adaptá-lo a um formato de vendas pela Internet.

O que buscar em uma plataforma de ecommerce?

Agora que você já conhece diversas opções e sabe o que é uma plataforma de ecommerce, é importante entender o que você deve buscar na ferramenta ideal para sua loja.

Como são muitas funcionalidades, integrações e recursos oferecidos por cada uma delas, é preciso avaliar bem o que é realmente essencial e diferenciado para o seu tipo de negócio.

Em nossas análises das melhores plataformas de ecommerce, buscamos priorizar as coisas simples, analisando o tipo de ferramenta que gera os melhores resultados para lojas de todos os tamanhos.

Se você está nos estágios iniciais de sua pesquisa de plataforma, aqui estão alguns dos fatores que você precisa considerar:

– Facilidade de uso: uma plataforma de e-commerce precisa ser intuitiva para que os usuários possam aproveitar todos os recursos de forma eficaz. Algumas plataformas são mais simplistas do que outras, oferecem muitos vídeos e tutoriais, auxílio prático por meio de atendimento. Procure avaliar bem como será sua experiência de uso durante o período Trial gratuito oferecido pela maioria delas.

– Conjunto de recursos: existe uma gama muito vasta de recursos voltados para o comércio eletrônico. Procure avaliar bem o que cada plataforma oferece, pois algumas funcionalidades não podem faltar, enquanto outras são apenas complementos que podem vir a ser importantes apenas futuramente.

Recursos básicos de vendas são obrigatórios, como uma página de checkout, várias opções de pagamento e até a opção de vender produtos diferentes, como serviços ou itens físicos. Você também pode precisar analisar recursos adicionais, como gerenciamento de estoque ou gerenciamento de funcionários.

– Marketing: a maioria das plataformas de ecommerce vem com ferramentas adicionais para marketing e promoção. As melhores ferramentas geralmente se integram ao seu serviço de email marketing existente, bem como a várias ferramentas de mídia social. Observar coisas como a funcionalidade de SEO também pode ser útil para melhorar o ranqueamento de sua loja de maneira orgânica.

– Design: o layout da loja é a forma como você pode personalizar e aprimorar sua loja para refletir sua marca. As melhores ferramentas geralmente vêm com uma variedade de temas e modelos modernos e atrativos para você escolher, o que já facilita bastante o serviço.

– Preço: você pode encontrar preços de todos os tipos, incluindo plataformas que possuem planos gratuitos. Mas cuidado, nem sempre isso é tão atrativo quanto parece, pois existem limitações e outros custos extras que podem tornar o plano gratuito mais caro que outras opções.

Embora o preço de uma plataforma de ecommerce não deva ser a única coisa a se considerar no momento de uma decisão, é algo que fará a diferença na sua escolha. Certifique-se de encontrar uma estrutura de preços que faça sentido para o seu orçamento.

Conclusão

Como você observou em nosso artigo, existem muitos fatores envolvidos no processo de vendas online. Mas agora você já sabe o que é uma plataforma de ecommerce, tudo que é mais importante observar em cada uma delas e conhece inclusive detalhes das principais opções do mercado.

Analise todos os tópicos abordados com calma, tente contextualizar com o momento do seu negócio e com seus objetivos a curto, médio e longo prazo e você tomará a melhor decisão para escolher a plataforma ideal.

Mas se você ainda está se sentindo muito perdido em como começar a montar sua loja virtual do zero, não se preocupe. Clique aqui e confira nosso material bem completo com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Tag: melhores plataformas de ecommerceplataforma de ecommerce
0LikesCompartilhar postagem

Navegação de Post

Anterior
Loja online da Casa Hope ganha destaque e amplia importância da parceria com a Loja Virtual
Próximo
Gestão logística no e-commerce: conheça as melhores estratégias de 2022
Escrito por
Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

Ver todas as postagens deGustavo Faleiro
Copyright © 2022 por LojaVirtual.com.br. Todos os direitos reservados.
LojaVirtual.com.br

Crie já sua loja virtual incrível.

Menu
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja

© 2022 LojaVirtual.com.br – Todos os direitos reservados

LojaVirtual.com.br
Faça login na sua conta
Esqueceu sua senha?