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Plano de ação: como montar uma estratégia para o seu e-commerce

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Plano de ação: como montar uma estratégia para o seu e-commerce

Tempo de Leitura: 3 minutos.

O custo benefício, a agilidade e a comodidade fizeram com que 82% dos brasileiros se rendessem às compras online. Segundo levantamento realizado pela NZN intelligence, 74% dos consumidores preferem comprar pela internet.

A boa notícia para quem trabalha com vendas online é que mesmo em meio a crises econômicas, esse setor não para de crescer. Em 2020, especialmente, as previsões da Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico (ABComm) indicam um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, e um faturamento de cerca de R$106 bilhões.

Porém, sabemos que nem só de notícia vive o homem, né? O ponto negativo para quem investe no varejo online é a concorrência acirrada. Por isso, é necessário implementar algumas estratégias no seu e-commerce para se obter sucesso.

Antes dessas dicas valiosas, vamos falar um pouquinho sobre o e-commerce?

O que é e-commerce?

O hábito de fazer compras na internet não é novidade para ninguém. Só no ano de 2017, as compras online no Brasil somaram cerca de 166,2 bilhões. Todo esse dinheiro foi gasto em ferramentas de vendas online, uma delas é o e-commerce.

Resumidamente, o e-commerce é uma loja online em que a marca cuida de todo o processo de venda até o da entrega. As vendas são realizadas por uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, por meio de plataforma virtual própria.

Porém, o e-commerce necessita de algumas estratégias para que funcione no mercado. Está em busca de um planejamento de marketing para o seu e-commerce? Está no post certo!

Estratégias para o seu e-commerce

O planejamento de marketing para o seu e-commerce é um guia para tomada de decisões. Afinal, planejamento é tudo ao constituir um negócio. Separamos 4 dicas para você aplicar no seu e-commerce.

Qualidade

Parece simples, não é? Porém, muitas das vezes nem toda dedicação e atenção são elaboradoras no negócio, o que pode acarretar prejuízos financeiros. É importante criar uma boa imagem (Layout) e design. Afinal, qualidade também é ligada aos aspectos visuais.

Outro ponto importante, é facilitar a vida do usuário. Em outras palavras, garanta que o site seja responsivo, de modo que o consumidor possa abrir o site por celulares, computadores, tablets e outros dispositivos.

Pense em um motor elétrico trifásico, essa máquina é responsável por converter energia elétrica em energia mecânica. Como você montaria um layout agradável sobre esse dispositivo? Pois é, existe até um termo para isso!

Atualmente, existe um termo técnico que garante um ambiente agradável e útil para o seu site: o UX Design. O User Experience Design se preocupa com a ponte de contato entre o produto/serviço e o consumidor.

Certificado de segurança

Inúmeras vezes os consumidores deixam de comprar algo pela internet pela falta de segurança estabelecida pelo site ou produto. Não tem como escapar, é uma realidade.

Para evitar essa desconfiança por parte do público e garantir confiabilidade para seu negócio, é necessário disponibilizar um certificado de segurança.

Esse certificado pode até ser visto como um equipamento de proteção individual pelo público, já que somos expostos a todo momento na internet, além de estarmos sujeitos a vírus e golpes.

Uma das ferramentas mais comuns é o SSL (Secure Sockets Layer), responsável pela garantia de segurança do seu portal.

Canais de comunicação

O consumidor online está cada dia mais exigente. É preciso entender as necessidades e demandas de comunicação. Como o usuário faz questão de estar no controle, entenda as formas de comunicação que possam ficar a disposição dele.

Por exemplo, sua loja vende serviço de manutenção de aquecedor a gás, imagine como seria mais fácil o cliente cotar um orçamento pelas redes sociais? Ou até mesmo pelo whatsapp.

As lojas que oferecem contato por telefone, e-mail, redes sociais e até o whatsapp passam maior credibilidade.

Divulgue as avaliações

Outro ponto importante é compartilhar as avaliações positivas dos consumidores. Essa é uma forma de conquistar a confiança do cliente e aumentar o número de vendas.

Embora a comunicação seja importante, nada mais crédulo que divulgar a avaliação do próprio cliente. Neste caso, separe um espaço para compartilhar essas opiniões e trabalhe em uma plataforma para isso.

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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