(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Planejamento de marca: qual sua importância para a empresa?

LojaVirtual.com.br / Marketing digital  / Planejamento de marca: qual sua importância para a empresa?

Planejamento de marca: qual sua importância para a empresa?

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Empreender não é uma tarefa fácil. Além de pensar em detalhes estruturais, como sede, estoque, plataforma de vendas, treinamento e equipe, cabe ao empresário desenvolver ações ligadas ao marketing para garantir bons resultados. Nesse sentido, o planejamento de marca é o primeiro passo para quem deseja investir no próprio negócio.

Sempre com o intuito de ampliar o alcance de uma marca ou produto é que as estratégias de comunicação se tornaram grandes aliadas do mundo corporativo. E é nesse contexto que mecanismos, como o planejamento de marca, branding e o marketing, são aplicados.

Para ajudar você e sua empresa a se destacarem, criamos um guia sobre o planejamento de marca. Neste artigo, você entenderá o que é, para que serve e quais os pontos básicos para implantar esse tipo de ferramenta na sua empresa. Confira:

O que é o planejamento de marca?

O planejamento de marca representa uma série de iniciativas implantadas pelas empresas com o objetivo de se comunicar melhor com seus clientes, consequentemente, alcançando melhores resultados. É a partir desse plano que são traçadas as ações estratégicas de uma marca ou produto.

Em resumo, o planejamento de marca de um negócio é uma ferramenta auxiliar à gestão empresarial, uma vez que seu objetivo central é aumentar o alcance, a competitividade e a rentabilidade de um negócio.

Para que serve esse tipo de planejamento?

O planejamento de marca representa a forma como a sua empresa se posiciona no mercado. Esse tipo de ação reflete os valores, a missão, a visão e quais são os objetivos da sua marca.

Embora nem todos os empreendedores prestem atenção ao tema, ele é indispensável para o crescimento e o desenvolvimento de um negócio. E, por esse fator, é muito importante ter um profissional capacitado para desenvolver esse plano de ação.

Além de empresas especializadas, hoje existem profissionais autônomos capacitados a traçar um bom planejamento estratégico de marca para o seu negócio.

Quais são os pilares de um planejamento de marca?

Existem alguns elementos centrais necessários para o desenvolvimento de um plano de ações voltado ao marketing, são eles: branding, identidade visual e identidade da marca.

Embora sejam bastante parecidos, a seguir, explicaremos as particularidades que definem cada um deles.

  • branding: também conhecido como posicionamento de uma empresa, é o responsável por criar relacionamento entre empresa e cliente. Embora muitas pessoas acreditem que ele se resume à identidade visual de uma marca, na verdade, é o branding quem cria os laços de afeto e faz com que o consumidor compre determinado produto ou uma marca específica;
  • identidade da marca: vai muito além de uma imagem gráfica, pois é a identidade de uma marca que carrega os valores que uma empresa almeja transmitir ao público;
  • identidade visual: é o conjunto de elementos que representam, visualmente, nome, proposta e produto. A base da identidade visual de uma marca se dá com a criação de um logotipo, que deverá transmitir ao público os valores de uma empresa por meio de atributos visuais.

Quais são os primeiros passos para um planejamento de marca?

Para viabilizar a implantação de um planejamento, cabe ao gestor entender quais as necessidades e onde a empresa quer chegar. Esses pontos delimitarão as primeiras ações presentes em um plano ligado ao marketing.

A seguir, apresentamos os fundamentos iniciais para criar um planejamento de marca:

Entenda o seu segmento

O primeiro passo antes de começar a definir um plano de ações é entender quais são os fatores, sejam eles internos ou externos, que influenciam o segmento no qual sua empresa está inserida.

Como o mercado se comporta naquele momento, as reações da concorrência diante de fatores ligados à economia, como sua empresa está posicionada e qual a real situação dela e de seu produto são alguns desses fatores.

Entender esses pontos é fundamental, pois, graças a eles, será possível criar um plano de ações com metas tangíveis para sua empresa.

Estabeleça metas e objetivos

Entender com clareza os rumos da sua empresa  saber onde, como e quando você deseja que ela chegue em determinado lugar  é um ponto muito importante para determinar as estratégias que vão compor o planejamento de uma marca.

Qualquer plano ligado ao marketing deve estar associado às expectativas da empresa, portanto, ter metas mais realistas ajudará a criar ações mais realistas e que atinjam os resultados esperados.

Sejam projetos de marketing digital, viral, de guerrilha ou inbound marketing, é preciso conciliar seus objetivos com os resultados que o mercado em questão pode proporcionar ao seu empreendimento.

Lembre-se de que é preciso inovar nas ações para potencializar resultados. Contudo, ter pé no chão na hora de determinar as metas ajudará a otimizar o investimento com o planejamento de sua marca, além de diminuir eventuais frustrações ocasionadas por expectativas exageradas.

Analise a concorrência

Saber quem são as outras empresas inseridas no seu mercado de atuação é uma importante ferramenta para entender os atributos do seu negócio. Além de permitir estabelecer esse comparativo de como seu empreendimento se situa, a análise da concorrência permite, ao empresário, criar diferenciais.

Essa é uma forma bastante eficiente de agregar valor aos seus produtos ou serviços, permitindo que sua empresa se torne mais competitiva e conquiste mais clientes diante de outros componentes do mercado.

Use o estudo da concorrência como uma poderosa forma de aprendizado. Essa é uma ferramenta que mostrará à sua empresa o que fazer e, acima de tudo, o que não fazer no seu negócio.

Conheça seu cliente

Conhecer o público-alvo de uma empresa é fundamental para criar um planejamento de marca eficiente, pois ele deve ser estruturado para atingir o consumidor daquela marca ou produto.

Para alcançar os resultados desejados com essa modalidade de ações, é preciso estar constantemente estudando o comportamento do cliente. Esse entendimento permite que as marcas compreendam as necessidades de seu público, desenvolvendo iniciativas cada vez mais personalizadas para ele.

Com um mercado bastante acirrado, e uma competitividade ainda mais alta no comércio virtual, criar projetos segmentados a partir do público-alvo de uma marca é a forma mais eficiente de melhorar os índices de conversão e fidelização de clientes.

Ressalte seus atributos

Quando vendemos um produto, é muito importante detectar e reforçar suas características positivas. Por exemplo, se você é dono de uma casa de hambúrgueres artesanais, destaque a qualidade de sua matéria-prima, os cuidados com a higiene, a constante busca por inovação e a melhora nos processos de atendimento e produção.

Essa é uma maneira poderosa de posicionar sua empresa no imaginário dos seus clientes, criando significado para sua marca. Consequentemente, essa também é uma forma de criar uma localização para a concorrência em relação ao seu produto.

Em um mundo cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas pensem de maneira estratégica para alcançarem o sucesso desejado. Aos empresários, é importante entender que ferramentas, como o marketing e o planejamento de marca, são elementos fundamentais que auxiliarão o crescimento dos seus negócios.

E você, gostou do nosso artigo? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e troque conhecimentos com seus amigos sobre marketing!

Aproveite e veja também nosso guia de plano de negócio para e-commerce.

Share

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

No Comments

Post a Comment