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Os desafios do e-commerce para manter o crescimento

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Os desafios do e-commerce para manter o crescimento

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Temos falado sobre o grande crescimento do e-commerce brasileiro já há algum tempo. Mesmo antes do início da pandemia, os indicadores indicavam aumento das vendas online ano após ano. A quarentena e suas conseqüências acabaram por impulsionar e potencializar esse crescimento. O número de consumidores, as vendas e a quantidade de novas lojas aumentaram consideravelmente.

Agora vem um novo desafio: manter o crescimento. Aos poucos o comércio está sendo reaberto, as lojas físicas estão voltando a receber público e o e-commerce precisará de novas estratégias para manter os consumidores conquistados.

Vale lembrar também que a situação econômica terá um peso muito grande nos números e nas projeções para o futuro. Isso porque toda a instabilidade causada pela pandemia terá reflexos no poder de compra de milhões de brasileiros.

Mas e então, como superar todos esses obstáculos? Se conformar com as adversidades e aceitar possíveis quedas nas vendas não são as melhores opções. Veremos neste artigo alguns dos principais desafios dos lojistas daqui para frente e o que pode ser feito para superá-los.

Vamos nessa!

As formas de pagamento disponíveis

O mercado vem oferecendo cada vez mais alternativas de pagamentos digitais. Existe uma preocupação muito grande em atender todo o tipo de público, já que ainda existem muitas pessoas sem cartão de crédito ou mesmo sem algum banco. É impossível ampliar o público online sem pensar nessas pessoas, não é mesmo?

Observe na plataforma que você utiliza quais são os meios de pagamento disponíveis. Se o seu plano atual é limitado neste aspecto, repense suas estratégias. Quanto mais você projeta crescer, mais você ficará dependente de ter mais e melhores meios de pagamento em sua loja. Você precisa ter plataformas que sejam seguras, tenham bastante confiabilidade e que sejam práticas e rápidas para usar.

É preciso ter ao menos uma opção de boleto bancário, cartão de crédito sem juros no parcelamento pelo menos até um número X de parcelas, meios de pagamento inteiramente digitais, que estão em amplo crescimento, transferências bancárias, dentre outros.

Estude o mercado, confira as tarifas, os benefícios de cada empresa, os gateways e intermediadores de pagamento e por aí vai. Para oferecer as melhores opções em sua loja, você precisa conhecer um pouco do que é praticado hoje.

A logística das entregas

Está aí um desafio de grande impacto no e-commerce: a logística. O número de reclamações dos consumidores sobre prazos de entrega, atrasos e custo do frete é bastante elevado e são alguns dos principais motivos para provocar o abandono de carrinho e a desistência de uma compra.

O aumento na demanda das compras online ampliou ainda mais esse desafio. Será que as lojas virtuais, correios e transportadoras estão preparados para todo esse volume? Fato é que o consumidor não quer saber disso, ele quer apenas a garantia de receber o produto comprado, e muitas vezes com um imediatismo muito grande.

Assim como mencionamos no tópico anterior, é preciso estudar e conhecer o mercado. Você não pode ficar dependente apenas dos Correios, que por mais que ofereçam ótimos serviços, costumam ter algumas dificuldades e passam por períodos de greve que comprometeriam toda a sua logística.

E mais, quanto mais você utiliza os Correios, mais importante se torna você ter um contrato online para melhorar suas condições, tarifas e ter acesso a mais benefícios.

Avalie também a utilização de transportadoras, utilize se possível serviços de entrega como um motoboy para compras realizadas em uma região determinada. Faça uso do frete grátis para atrair consumidores, isso tem sido um fator relevante para impulsionar vendas.

O cuidado com a segurança

O medo de sofrer com fraudes sempre foi um dos grandes empecilhos para que milhões de consumidores optassem pelo e-commerce. Tudo isso em função dos roubos de dados, principalmente ligados aos cartões de débito e crédito. E tem também o lado dos lojistas, que sofrem igualmente com perdas consideráveis por conta de golpes online.

Ninguém consegue garantir o fim definitivo das fraudes, mas hoje existem ótimas ferramentas que minimizam esses problemas de maneira considerável. Confira as integrações que estão disponíveis em sua plataforma e não deixe de ativar ao menos um recurso, como os oferecidos pela ClearSale, Site Blindado ou Fcontrol.

Outro recurso básico é a contratação do Certificado SSL. É por meio dele que sua loja fica aparecendo no navegador como um site seguro. Os consumidores observam esse detalhe quando não conhecem a procedência de uma loja, por exemplo. Ou seja, não ser um site seguro pode ser um fator decisivo para perder boas oportunidades de vendas.

Conclusão

Criar sua própria loja e começar a vender online são apenas os primeiros passos do desafio. A manutenção das vendas e do crescimento é que exigem ainda mais ações, estratégias, alguns investimentos e paciência.

Mesmo que seus indicadores ainda estejam bons, faça uma análise mais profunda de todos esse três tópicos que abordamos neste artigo. São situações decisivas para o sucesso ou não de uma loja virtual.

Com tanta demanda, concorrência e consumidores cada vez mais atentos e exigentes, uma loja que não oferece variedade nos pagamentos, não preza pelo custo dos fretes e prazos de entrega e possui falhas de segurança acaba perdendo milhares de oportunidades e reduzindo faturamento.

Analise sua loja comparando com o mercado e assim você estará mais preparado para superar todos os desafios do comércio eletrônico. Quanto mais completa for sua loja, com bons recursos e integrações, mais os consumidores irão valorizar!

E você, já fez essa avaliação sobre a sua loja? Está atento ao mercado? Leve tudo isso que abordamos em consideração e boas vendas!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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