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O impacto da tecnologia no comércio virtual

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O impacto da tecnologia no comércio virtual

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Com um simples aparelho celular conectado à internet, já podemos comprar e vender para qualquer pessoa ao redor do mundo. A globalização quebrou qualquer barreira linguística ou regional para vendas.

Para você ter uma noção do crescimento e da importância do comércio virtual no Brasil, segundo o levantamento feito pela Ebit/Nielsen, em 2018 o comércio virtual faturou 53,2 bilhões nacionalmente (Você não leu errado, são bilhões mesmo).

Foram cerca de 123 milhões de pedidos, resultando em um crescimento de 10% se comparado ao ano anterior. Impressionante, não é mesmo? E por isso, hoje falaremos como a tecnologia está impactando nesses números. Confira:

A mudança no comportamento de compra

Sugestão: com o avanço da tecnologia fomos capazes de levar a internet a lugares inimagináveis, e isso impacta a compra dos consumidores. Quem nunca deu uma olhadinha no site da empresa antes de comprar um produto?

Atualmente, os consumidores são participativos e questionadores em relação às marcas que elas consomem. São preocupados com o impacto causado na natureza, no pós venda e até mesmo na garantia que a empresa proporciona.

Não importa se seu negócio é a Apple ou uma gráfica fabricante de etiquetas personalizadas, seus clientes vão querer ser ativos nas decisões da empresa. E a internet possibilitou uma grande rede onde todos possuem voz.

A compra e venda virtual

O avanço da tecnologia possibilitou que empresas através da automação industrial, pudessem produzir muito mais gastando menos. E esse avanço também facilitou a compra e venda online, hoje as lojas estão na palma da mão.

As transações online podem ser feitas por diversos canais, como loja virtual (e-commerce), redes sociais, marketplace, fórum ou até mesmo blog. Basta estar conectado que já é possível fazer negócio.

Esse é o grande diferencial da internet, e todos são capazes de realizar transações. E por isso, centenas de novos comércios virtuais surgem todos os dias. A previsão para 2030 é um aumento de até 34% de novas lojas virtuais.

Tecnologias que ajudam o comércio virtual

O comércio virtual vai muito além de apenas vender, pois abrange desde o atendimento até a logística. Por esse motivo, separamos algumas tecnologias que vão te auxiliar no seu comércio virtual, confira:

Inteligência Artificial – São softwares que imitam a interação ou ação humana. Essa tecnologia pode te ajudar no atendimento de forma automatizada.

Redes Sociais – As Redes Sociais são uma poderosa arma para entender o momento de compra do seu cliente, use-as como um canal direto entre empresa e cliente.

Internet 5G – Esqueça as conexões lentas, com a chegada do 5G é possível carregar páginas em frações de segundos.

Rastreamento – Com a tecnologia de rastreamento, é possível localizar sua encomenda em tempo real, assim é possível estimular prazos palpáveis.

A tecnologia fora das telas

Os números são exorbitantes e tentadores, mas segundo especialistas da área, como o Sr. Roberto Azevêdo, Diretor Geral da OMC, ainda estamos dando os primeiros passos do comércio virtual e discutido regularização e problemas enfrentados nessa área.

Apesar de claro o grande potencial do comércio virtual, ainda estamos passando pela fase de adaptação dessa tecnologia, como o difícil acesso em alguns países ainda em desenvolvimento e com baixo nível tecnológico.

Uma pesquisa realizada pela UIT mostra que em países em desenvolvimento, quatro a cada cinco casas não estão conectadas a internet. E esse problema os colocam em uma clara desvantagem econômica.

Mirando o futuro

Muito trabalho precisa ser realizado para reverter esse cenário de desigualdade. A boa notícia é que o comércio virtual alcançou grande destaque nos últimos anos, e isso gerou uma crescente discussão para resolver esse problema.

A internet é a responsável por tal mudança, tanto dentro quanto fora das telas. Se tornando um grande gerador de energia e de oportunidades na vida das pessoas, a internet só tende a crescer e melhorar o comércio virtual.

A expectativa para o fechamento do ano de 2019 é de R$ 61,2 bilhões, com média de 137 milhões de pedidos, o que resultaria em uma crescente de 12%.

A 10 anos atrás, quem diria a proporção que o comércio virtual iria ganhar, não é mesmo?!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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