(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

O e-commerce e a logística 4.0

LojaVirtual.com.br / Especializando em e-commerce  / O e-commerce e a logística 4.0

O e-commerce e a logística 4.0

Tempo de Leitura: 6 minutos.

Você já ouviu falar em logística 4.0 e como ela pode ser de fundamental importância para os mais diferentes tipos de e-commerces ativos na internet?

Que a tecnologia é uma grande aliada das empresas, tornando os processos eficientes e garantindo uma atuação cada vez mais completa, disso ninguém duvida.

Por isso, ela é um elemento presente e necessário, sendo incluída em vários setores de um negócio, e auxiliando o funcionamento do estabelecimento de maneira completa.

A grande maioria dos empresários certamente já ouviu falar em Indústria 4.0, onde a produção de itens como uma pia de inox é feita em grande escala, gerando um estoque adequado, para promover o atendimento pontual da demanda dos clientes.

A logística 4.0 surge para acompanhar essa evolução, permitindo que as empresas consigam entregas cada vez mais eficientes. Ela é importante para os e-commerces, que dependem da agilidade no envio dos produtos vendidos para os compradores.

Sendo assim, ela é essencial para que os estabelecimentos cresçam e se tornem mais competitivos, garantindo processos de logística interligados, que oferecem agilidade e rapidez.

Então, se você quer saber mais sobre a implementação da logística 4.0 nos e-commerces, qual a importância dessa medida e as principais tendências para esse mercado, siga na leitura deste artigo e amplie o seu conhecimento.

O que é a logística 4.0 e qual a sua importância?

Quando um consumidor está buscando por um compressor de ar comprimido na internet, ele certamente verifica qual é o valor do frete, assim como o prazo de entrega.

É muito comum que as pessoas efetuem a compra dos itens no cartão de crédito, justamente para tentar diminuir o período de aprovação da compra, como um modo de agilizar o recebimento do item.

A logística 4.0 foi desenvolvida como um meio de integrar a tecnologia nos processos internos de despacho das mercadorias vendidas por uma empresa, de modo que o tempo entre a compra e o recebimento do produto fosse reduzido, aumentando a agilidade.

Entre os principais benefícios da logística 4.0, podemos mencionar:

  • Satisfação dos clientes;
  • Controle de estoque;
  • Melhora na estratégia organizacional;
  • Redução das perdas;
  • Coleta de dados importantes;
  • Entre outros fatores.

A importância de se adotar a logística 4.0 em um e-commerce pode ser vista nas vantagens adquiridas para o funcionamento do negócio.

Isso, porque apesar de parecer que a entrega rápida pode ser um benefício apenas para o comprador, ela é essencial para as empresas, que ganham a confiança do seu público e conseguem fazer um giro de estoque muito mais eficiente, melhorando o faturamento.

Além disso, ela pode ser importante para que uma empresa não precise ter um grande volume de itens. Assim, ao vender uma cadeira charles eames com braço, ela garante a entrega para o comprador e recebe um novo lote do produto rapidamente.

Nesse caso, a logística 4.0 colabora, inclusive, com a dinâmica e a organização do espaço da empresa, que não precisa mais contar com um galpão de grande proporção, para armazenagem dos seus produtos.

Há também a vantagem da redução de perdas. Isso porque ela permite a disponibilidade constante dos artigos vendidos no e-commerce, assim como diminui os extravios e impede que ocorram avarias nas caixas, pela efetividade da sua entrega.

Como mencionado, a logística 4.0 depende do uso de tecnologias e, por isso, ela é feita por meio de softwares e de programas, que ajudam na coleta de dados importantes para a melhoria dos processos internos e para a solução de eventuais problemas.

A tecnologia na logística 4.0

Justamente por demandar um investimento tecnológico, a logística 4.0 precisa de um planejamento de implementação, garantindo que o sistema por trás das entregas do e-commerce seja eficiente.

O trabalho das empresas de automação industrial, nesse sentido, é fundamental. Isso porque é possível elaborar um software específico para cada empresa, atendendo às especificidades de cada negócio.

Desse modo, a logística 4.0 pode integrar o uso de inteligência artificial, de um ERP (Enterprise Resource Planning) para a gestão empresarial, big data, internet das coisas, etc.

Com esses elementos, é possível conhecer mais o perfil dos compradores, assim como otimizar processos, que vão influenciar diretamente no sucesso da logística do estabelecimento.

Ou seja, o estoque estará sempre abastecido, com os produtos mais comprados pelo público, levando em consideração datas e prazos de validade, assim como garantir que não faltem insumos para o funcionamento da empresa.

Uma loja de papel de parede em SP, por exemplo, que queira investir em logística para trazer uma melhor experiência para os seus clientes, assim como para os seus funcionários, precisa recorrer aos benefícios dessa implementação, e se beneficiará com isso.

Nesse cenário, é possível perceber o quanto a tecnologia influencia na efetividade da logística 4.0, que deve ser implementada no seu e-commerce para garantir a organização do estabelecimento e a satisfação dos clientes.

As tendências da logística 4.0

Quem acompanha as novidades do setor de logística, certamente se surpreende com as principais tendências que devem surgir muito em breve, além de serem impactados com as que já estão sendo implementadas aos poucos nos mais diversos segmentos.

Veículos autônomos

Muitos países já se preparam para a utilização de veículos autônomos para a entrega das suas mercadorias.

Eles funcionam interligados a uma central, e não dependem da presença de um motorista para o seu deslocamento.

Apesar de ser uma tendência mais vista no exterior, ela é tida como um dos grandes acontecimentos previstos para a logística 4.0.

Entrega por drones

O drone, que era um equipamento utilizado apenas para a de captação de imagens, hoje é considerado um potencial meio de entrega para produtos como camisa para uniforme, oferecidos pelo e-commerce.

A agilidade é um dos principais recursos que os drones podem promover para as lojas virtuais, visando fazer entregas com prazos menores e mais eficientes.

Prateleiras inteligentes

O uso de sensores e de softwares que enviem informações em tempo real para os gestores de um e-commerce pode ser responsável por outra tendência importante para a logística, que é o abastecimento do estoque com o auxílio de prateleiras inteligentes.

Ao identificar uma determinada quantidade de produtos, o sistema é informado com um prazo adequado para a reposição dos itens, garantindo que não falte nenhum artigo.

Esse tipo de tendência é bastante promissor, e deverá ser visto nas empresas muito em breve.

Por que a logística 4.0 é essencial para o e-commerce?

Organizar uma empresa para que ela atue de modo praticamente autônomo é uma das grandes apostas da logística 4.0, que vai auxiliar um e-commerce que venda móveis de fibra sintética do mesmo modo que será importante para uma papelaria virtual.

Nesse sentido, a logística 4.0 busca se integrar nos mais diversos segmentos, criando uma cadeia de processos que podem beneficiar diferentes empresas ao mesmo tempo, dispensando a necessidade de possuir grandes estoques e diminuindo o prazo de entrega.

Para um e-commerce, a conectividade é fundamental. Por isso, esse modelo de negócio é um dos mais receptivos à implementação da logística 4.0, que depende da interligação de vários setores para uma atuação completa e dinâmica.

Coleta de dados e rapidez na entrega

A logística 4.0 traz benefícios para a empresa, tornando-a uma referência no mercado.

Um deles diz respeito ao acesso a diferentes dados de compras, por exemplo, ajudando a empresa a identificar informações detalhadas sobre um pedido de carrinho auxiliar para salão rapidamente.

Ou seja, quando um cliente realiza a compra do produto, o centro de distribuição mais próximo da residência dele é acionado, o que torna o prazo de recebimento menor e promove a entrega expressa do item.

Esses elementos são indispensáveis para as empresas que desejam crescer. Afinal, essas características são levadas em conta pelos compradores, que priorizam os e-commerces com um bom atendimento e com um envio rápido.

Diminuindo erros e aumenta a segurança

Como a logística 4.0 tem como uma das suas principais base a automação, com processos ágeis e interligados, é possível diminuir os erros mais comuns que ocorrem na entrega de pedidos para os compradores.

Um exemplo prático disso é a emissão da etiqueta pronta, sem a necessidade de passar por processos manuais, que são os mais propícios a erros.

Tudo isso será visto no sistema interno do e-commerce, que registra cada etapa do pedido, desde o fechamento da compra até a assinatura de recebimento do cliente.

Com isso, a segurança da entrega é garantida e permite, inclusive, que o comprador rastreie a sua encomenda em tempo real, por meio do site ou de mensagens no seu celular, sabendo quando receberá o seu pedido.

Todas essas vantagens oferecidas pela logística 4.0 são essenciais para o e-commerce, garantindo a eficiência e a qualidade dos serviços prestados para os clientes e para o funcionamento do estabelecimento de modo geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment