
Depois de um dezembro repleto de restrições e muitas incertezas, como foi em 2020, o Natal 2021 promete uma movimentação bastante intensa no comércio. De acordo com as estimativas baseadas em pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), as compras de Natal devem movimentar 68,4 bilhões na economia do país.
Cerca de 123 milhões de brasileiros devem fazer compras por conta dessa tão marcante data para o comércio. Esses números citados com base na pesquisa não se referem apenas ao e-commerce, está englobada aqui toda a movimentação no período tanto na Internet quanto em lojas físicas espalhadas pelo Brasil.
Expectativas para o e-commerce
Existe uma expectativa que 77% dos consumidores presenteiem esse ano. Esse índice é equivalente aos indicadores de consumo pré-pandemia. Com o grande crescimento do e-commerce desde o início das restrições da pandemia, a tendência é que grande parte desses consumidores mantenham como prioridade as compras online.
A estimativa é que o comércio eletrônico represente 45% do volume de vendas, ou seja, o principal canal utilizado pelos consumidores. E mesmo aqueles que pretendem comprar presentes em shoppings ou lojas de departamentos, também podem complementar com alguns itens online.
Isso significa que, em média, 67% dos presentes serão comprados pela Internet. Pensando nessas compras online, os sites das lojas virtuais serão o principal utilizado pelos consumidores, com 76% das intenções.
Os segmentos mais favorecidos serão:
– Moda / Roupas – 61%
– Brinquedos – 37%
– Perfumes / Cosméticos – 36%
– Calçados – 36%
– Acessórios – 24%
Dicas para aumentar as vendas
Toda data especial gera uma movimentação importante no e-commerce. Com isso surgem oportunidades para aumento de tráfego, captação de leads e aumento das vendas de sua loja. Mas claro, com toda concorrência existente, não adianta esperar que essas vendas aconteçam naturalmente, sem nenhuma iniciativa diferente.
É preciso personalizar a loja, pensar em ofertas especiais, criar alguma campanha de Natal, comunicar com a base de clientes e demais potenciais consumidores já captados, investir em mídia e trabalhar bastante as redes sociais.
Parece muita coisa e algo extremamente complicado, né? Mas calma, muitas dessas ações possivelmente já são rotineiras para você. Conheça algumas das nossas dicas, se organize, planeje e comece a colocar em prática!
1 – Dê atenção para os prazos de entrega
Sabemos que o seu e-commerce já deve se preocupar com os prazos de entrega para seus clientes. Independente da época do ano ou datas especiais, esse é um fator de compra decisivo em qualquer período. As lojas que trabalham com prazos de entrega ruins acabam perdendo milhares de vendas.
Mas mesmo que você já tenha esse cuidado, quando uma data importante como o Natal se aproxima é sempre importante reforçar esse quesito. Com o aumento no volume de procura e possivelmente nas vendas, se você não cuidar da logística poderá ter sérias dificuldades com os prazos e os custos envolvidos.
Existem alguns fatores que acabam influenciando nos prazos de envio das transportadoras, como por exemplo:
- Quantidade excessiva de envios acumulados no período de Black Friday;
- Aumento no número de compras em função do Natal;
- Férias coletivas das empresas, impactos da pandemia, etc.
Para evitar surpresas, ao compreender o contexto envolvido nessa época do ano, faça contato com as transportadoras que você costuma utilizar em sua loja e entenda como serão feitos os atendimentos no mês de dezembro.
Procure negociar algumas condições especiais, mas o mais importante é estar bem alinhado para não divulgar prazos que não poderão ser cumpridos.
Avalie também todas as demais opções de envio que você possui integradas em sua plataforma. Algumas ferramentas, como o Melhor Envio, podem te ajudar nesse processo.
Por fim, lembre-se de informar ao seu público os possíveis prazos para que eles possam antecipar suas compras com tempo suficiente para receber os itens antes do Natal.
2 – Faça uma divulgação ampla
Como já dissemos no artigo, sem criar campanhas e comunicar as novidades com sua base de clientes e demais leads, você não será notado. É preciso que o público do seu e-commerce fique bem informado sobre prazos de envio, promoções, descontos, produtos especiais de Natal, campanhas e tudo mais.
Avalie quais canais de divulgação são mais interessantes para a sua marca e invista forte em conteúdos, materiais e campanhas. Utilize o Google Ads e o Facebook Ads para criar anúncios patrocinados, tudo focado em campanhas especiais de Natal.
Você pode segmentar o público, fazer remarketing para quem já visitou sua loja e atingir assim um grande volume de potenciais clientes.
Essa é uma época muito concorrida para os lojistas, já que todos querem divulgar e vender seus produtos para o Natal. Por isso, seja criativo e busque realizar essas campanhas de divulgação embasadas em estratégias bem direcionadas.
3 – Envie campanhas por e-mail
O e-mail marketing é um canal de comunicação muito interessante e eficiente para esse tipo de data. Com ele é possível encaminhar campanhas e produtos específicos para seu público de forma segmentada (você pode filtrar de acordo com: idade, gênero, cidade, dentre outros).
Se você já possui uma base de contatos extensa, aproveite, pois isso poderá se tornar um diferencial e tanto. Além disso, existem ferramentas gratuitas para o disparo de e-mails (até certa quantidade de disparos), o que reduz bastante o custo de ações de e-mail marketing.
Para isso, é preciso que o seu e-commerce já possua um banco de dados coletados anteriormente através de materiais ricos, newsletters, cupons de descontos, etc.
Você pode também enviar e-mail com alguma condição especial apenas para a base de clientes. Ou seja, quem já comprou com você seria informado sobre alguma oferta ou bônus especial, motivando assim uma nova compra em seu e-commerce.
4 – Personalize sua loja com foco no Natal
Essa época de fim de ano talvez seja a mais diferenciada do ano. O Natal suas luzes e demais adereços e acessórios provocam um clima marcante. É impossível chegar em dezembro, andar pelas ruas, olhar para casas e lojas enfeitadas e não saber que estamos próximos do Natal. Pensando nisso, o seu e-commerce também não pode ficar de fora desse visual típico de Natal.
Não deixe de criar banners para sua loja, posts nas redes sociais e outros conteúdos com tema e características dessa época. Utilize as representações de Papai Noel, os acessórios típicos, as cores natalinas mais marcantes, como verde e vermelho. Um visual com “a cara” do Natal causa mais proximidade e um sentimento positivo junto aos consumidores.
Com esse tipo de cuidado e personalização, o seu e-commerce terá potencial para vender mais no Natal!
5 – Cuide da qualidade do seu atendimento
Um bom atendimento é fundamental para qualquer loja virtual. E isso independe da época do ano. Os consumidores online que encontram alguma dúvida ou dificuldade querem um atendimento qualificado e rápido. Essa é uma das premissas para se ter sucesso no mundo online.
Como no Natal muitas pessoas compram presentes em lojas que ainda não haviam comprado antes, surgem muitas dúvidas sobre pagamento, frete, tempo de entrega, política de troca, entre outros.
Em função disso é essencial que o seu e-commerce esteja preparado para esclarecer todas essas dúvidas e oferecer uma boa experiência para os seus clientes. Você pode produzir um FAQ com as dúvidas recorrentes e disponibilizar essa página em sua loja.
Atualmente também é inviável imaginar uma loja de sucesso que não ofereça um chat online ou link para o Whatsapp para as pessoas poderem conversar em tempo real.
Caso você tenha chat online ou atendimento via wpp, faça a capacitação de quem vai lidar diretamente com os clientes para que eles estejam preparados para responder todo tipo de questão.
Com um atendimento qualificado e eficiente você aumenta a capacidade de captação de potenciais clientes e de conversões em vendas!
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.