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Moda inverno 2021 gera oportunidades para diversas lojas online

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Moda inverno 2021 gera oportunidades para diversas lojas online

Tempo de Leitura: 4 minutos.

A estação mais fria do ano, e conhecida também como a mais elegante, está prestes a chegar. O inverno brasileiro começa oficialmente no dia 21 de junho, mas as temperaturas já começaram a cair em boa parte do país. O frio aumenta, e junto com ele crescem também as oportunidades típicas dessa época do ano, principalmente as geradas pela moda inverno 2021.

O mercado da moda tem um grande boom nas vendas de casacos, cachecóis, botas, sobretudos, gorros e por aí vai. Com diversos lançamentos especiais para essa época do ano, milhões de consumidores passam a buscar por roupas e acessórios voltados para o frio.

Existem outros segmentos que também são altamente impactos pela chegada do inverno. Podemos citar como exemplo o turismo de inverno nas regiões serranas de vários estados, que recebem milhões de visitantes ao longo dos meses mais frios.

Vamos falar ao longo desse artigo justamente sobre o quanto seu e-commerce pode se beneficiar com a chegada desta tão tradicional estação do ano.

Se você ainda não planejou nada para sua loja virtual, confira nossas dicas e prepare-se para um inverno de muitas vendas!

O inverno brasileiro

Apesar de suas dimensões continentais, o Brasil é, de um modo geral, um país quente e muito conhecido por suas praias e cachoeiras. Mas se engana quem pensa que o nosso inverno não é marcante. Diversas regiões brasileiras registram geadas e algumas cidades serranas têm até mesmo neve.

O sul e o sudeste do Brasil ficam com temperaturas bem amenas, principalmente nos meses de junho, julho e agosto. E por serem regiões muito populosas, o mercado de inverno ganha uma grande movimentação de consumidores.

Como os brasileiros estão acostumados a conviver com o calor durante a maior parte do ano, a chegada do inverno muda alguns hábitos de consumo. Milhões de pessoas esperam ansiosamente por essa época do ano para comprar e usar roupas mais elegantes, consumir comidas e bebidas que combinam mais com o frio e realizar viagens para locais menos explorados em outros períodos.

Impacto da moda inverno 2021 para o e-commerce

Os meses de frio registram uma importante alta nas vendas de determinados produtos ou serviços. Os e-commerces de moda são os principais beneficiados, já que coleções inteiras são lançadas nessa época do ano, além de diversos acessórios muito populares.

Por ser um período relativamente curto, com impacto no máximo de 2 a 3 meses, muitos empreendedores tratam o inverno como vendas sazonais. Assim como acontece em outras datas comemorativas do ano, a sazonalidade é marcada pela necessidade de explorar o timing certo para atrair os consumidores.

O ideal é se antecipar, planejar e divulgar suas campanhas assim que as temperaturas começam a cair. Assim, quando o inverno chegar de maneira oficial (a partir de 21 de junho como já dissemos), seus potenciais consumidores já saberão quais produtos você tem, quais são as ofertas e os benefícios, e você largará na frente de outros concorrentes.

Vamos agora conhecer algumas dicas sobre como aproveitar a sazonalidade do inverno.

Personalize sua loja

Um erro que muitos lojistas cometem é não personalizar suas lojas de acordo com a época do ano ou as datas comemorativas em evidência no momento. Como assim? O que seria uma personalização baseada nas características do período do ano?

Vamos supor que você tenha um e-commerce de moda, com diversas roupas masculinas e femininas, incluindo uma segmentação toda dedicada ao período de frio. Durante os meses de calor, que predominam no país, é natural que você dê mais destaque para itens de praia, roupas mais leves, como camisetas, bermudas, shorts e por aí vai.

Mas e na chegada do inverno, você continua dando destaque para os mesmos produtos? Sua loja busca atrair potenciais consumidores com banners personalizados para a moda outono / inverno?

Isso é um exemplo de personalização de acordo com a época do ano. Você destacar seus produtos de inverno em banners, criar e anunciar as promoções especiais, criar uma categoria voltada para o período, colocar as roupas de frio em uma sessão de destaques, dentre outras iniciativas.

Não adianta ter ótimos produtos de moda inverno se eles ficarem “escondidos” na sua loja. São adaptações simples de serem feitas, então não deixe de personalizar o site para atrair os milhões de potenciais consumidores que você pode ter ao longo dessa época do ano.

Crie promoções especiais

Seja qual for a data comemorativa ou estação do ano, todo período sazonal carece de promoções e ofertas especiais. Os consumidores esperam por isso, como apontam todas as pesquisas e estudos realizados antes dos principais eventos.

Pegue seus produtos de inverno mais atrativos, que normalmente registram boas vendas, e crie ofertas diferenciadas. Você pode, por exemplo, oferecer um cupom de desconto para quem comprar itens acima de um determinado valor. Assim você motiva uma nova compra. Quem sabe o consumidor já compra um casaco e aplica o cupom para levar algum acessório, como um gorro ou um cachecol.

Oferte frete grátis nos seus produtos de maior valor. Isso pode se tornar um diferencial e uma motivação para que os consumidores comprem itens mais caros em sua loja.

Crie uma comunicação efetiva

Não é só a loja que deve ser personalizada, mas também a comunicação adotada em suas campanhas, redes sociais e e-mails. Se você quer atrair os potenciais consumidores para sua loja, você precisa saber se comunicar com eles por meio de uma linguagem mais apropriada e usando recursos que estejam em alta no momento.

Em seus anúncios ou postagens orgânicas nas redes sociais você pode dar sugestões de roupas para os dias mais frios, pode falar sobre bons lugares para viajar, comidas típicas do inverno, como um bom fondue.

As chamadas com apelos emocionais também deixam a mensagem mais humanizada e criam uma conexão maior com os consumidores. Olha um exemplo de campanha que une a aproximação do inverno com o Dia dos Namorados:

Deixe a pessoa que você ama mais elegante e preparada para a chegada desse friozinho! Confira a nova coleção de casacos que vai bombar nesse inverno

Esse é apenas um exemplo das diversas variações de linguagem que você pode utilizar. Seja criativo, brinque com memes e gifs e acertei em cheio nas sua comunicação!

Conclusão

O ano oferece dezenas de boas oportunidades para o e-commerce, é preciso estar atento e saber aproveitá-las. Se você trabalha com itens próprios do período de inverno, não deixe isso passar em branco na sua loja.

Considere as dicas que demos acima e mostre aos seus consumidores que sua loja virtual está muito preparada para a época de frio!

Nosso artigo foi útil para você? Siga acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro das melhores iniciativas para o e-commerce.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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